Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Desidratação com Gelo Seco?

psydream

Cogumelo maduro
Cadastrado
30/12/2005
26
68
53
Cuiabá
Alguém sabe dizer se vapor de gêlo seco desidrata? Fiquei pensando no assunto, após saber aqui no CM que algumas pessoas secam os cogumelos no ar condicionado pois este além de frio (nao prejudica o cogumelo) é seco e desidrata bem. Será que com vapor de gelo seco nao aconteceria o mesmo? Visto que relativamente facil de encontrar, seria bem mais fácil e barato.
 
gelo seco = fumaça chata usada em festas e shows??
sinceramente não sei, mas mesmo se funcionar, prefiro o gosto do cogu, do q o gosto do cogu com o doce do gelo seco... afff como odeio aquilo! :)
 
Não vejo nada que facilite com esse metódo. Deve ser bem difícil de ser utilizado e além disso gelo seco não é tão fácil assim de ser encontrado. Silica é bem melhor e mais fácil de se achar. :pos:
 
Já vi liofilizarem cogumelos (PC inclusive). Em suma a liofilização é um processo de desidratação em que o produto é congelado sob vácuo intenso e o gelo formado, sublimado. É um processo muito caro, com necessidade de equipamento sofisticado, porém é "o melhor".

Psydream em relação ao gelo seco, por quê você não testa e depois posta os resultados?

Abraço a todos!
 
Acho q para secagem o gelo seco, ainda mais o comercial q tem tantos aditivos, simplesmente não deve funcionar. Por outro lado, existe uma possível utilidade, q seria acrescentar gelo seco "puro", em pequena quantidade, no pote de conservação final dos cogumelos depois de completamente secos. Um ambiente completamente seco e com excesso de CO2 é mais inerte do q um simplesmente seco, existem aparatos q fazem esse tipo de coisa, não acho q envolva gelo seco, estou certo disso, usam para ajudar a conservar frutas secas e grãos.
 
sonnekonig disse:
gelo seco = fumaça chata usada em festas e shows??


Não velhinho aquilo é glicerina "queimada", as maquinas de fumaça tem uma resistencia que bate seus 300 graus celcius e frita a glicerina e joga pro ar!
Abra;o
 
Gelo seco eh CO2 (dioxido de carbono) no estado solido, nao serve pra desidratar, mas em excesso diminui a oxidacao como ja foi dito. Fim.
 
Back
Top