Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Descoberta solução matemática para outras dimensões

Emanuelle

Cogumelo maduro
Membro Ativo
18/03/2007
110
73
010805070326-grupo-e8.jpg

Há exatos 120 anos atrás, o matemático norueguês Sophus Lie descobriu um grupo matemático chamado E8. Grupos são descrições matemáticas da simetria de objetos contínuos, sejam eles relativamente simples, como esferas e cones, sejam objetos multidimensionais de enorme complexidade.
É muito fácil entender a simetria de um quadrado. Esta figura tem apenas dois componentes, uma imagem-espelho a partir das diagonais e a imagem-espelho que resulta quando o quadrado é cortado pela metade a partir de qualquer um de seus lados. A simetria do quadrado forma um grupo com apenas dois graus de liberdade ou, duas dimensões.
Há uma família contínua de simetrias para cada poliedro. Agora, um grupo de cientistas de vários países conseguiu finalmente mapear o grupo E8, que representa o icosaedro. Em termos de complexidade de cálculo, o feito é equivalente ao mapeamento do genoma humano.
Múltiplas dimensões
Se considerarmos a Terra como uma esfera, ela se torna um objeto contínuo e simétrico com duas dimensões em sua superfície. Bastam duas coordenadas, a longitude e a latitude, para descrever qualquer ponto em sua superfície. Mas a Terra pode também se mover no espaço: isso exige três pontos para definir uma posição: os famosos eixos x, y e z. O grupo de simetria de nossa esfera tem então três dimensões.
Já o E8 exige muito mais da imaginação para que possa tentar "visualizar" seu espaço simétrico: ele se transforma em um sólido de 57 dimensões - o que significa que são necessários 57 "eixos" para se definir um ponto único nesse sólido. O grupo de simetria contém nada menos do que 248 dimensões. Esses números quase enigmáticos podem então ser expressos na forma de 240 vetores em um espaço de 8 dimensões.
Átomos geométricos
"Embora o mapeamento do genoma humano tenha sido de fundamental importância para a biologia, ele não lhe deu instantaneamente uma droga milagrosa ou a cura para o câncer," compara o matemático Jeffrey Adams, coordenador do projeto. "Essa pesquisa é similar: ela representa uma pesquisa básica essencial, mas suas implicações podem não se fazer conhecer por muitos anos."
Mas anos cuja contagem já começou para os físicos que estudam a Teoria das Cordas, que prevê a existência de seis outras dimensões em nosso universo, além das quatro conhecidas: o x, y e z do espaço mais o tempo. A geometria e a teoria dos números são outros campos que deverão ter novo impulso com o cálculo do grupo E8.
O que os pesquisadores conseguiram foi construir o que eles chamam de "representações irredutíveis". Essas representações estão para a geometria como os átomos estão para a química. Da mesma forma que conhecer os átomos não nos diga quais elementos podem ser construídos com eles, é inegável que se trata de um excelente ponto de partida.
Outro campo de pesquisas já está computando os ganhos com essa pesquisa: o desenvolvimento de novos algoritmos e programas de computador capazes de fazer cálculos com mais eficiência e rapidez.
O cálculo final do E8 levou 77 horas de trabalho de um supercomputador. Isto com a versão acabada do software, depois de inúmeros travamentos por problemas no programa de cálculo e até no próprio supercomputador. Enquanto o cálculo do genoma humano produziu como resultado um arquivo de cerca de 1 gigabyte de dados, o E8 produziu 60 gigabytes.

Pra quem gosta de comprovações científicas .... hehe acredito q a maioria dos cogumeleiros já viajou por algumas delas afora ...

Beijos :)
 
Apesar de interessante como divulgação matemática, acredito que não faça o menor sentido para quem não estuda alguma área relacionada.
Tentar encontrar alguma relação entre a palavra dimensão nesse contexto e a palavra dimensão no contexto de uma viagem com cogumelos é no mínimo bizarro. Seria necessário que alguém definisse o que é "dimensão" numa viagem de cogumelos de maneira extremamente formal pra tentar fazer alguma comparação.
 
Olha, pra ser franca, bizarro é modo como você as vezes aponta os erros ou suas possíveis desconrdancias em muitasdas das suas menssagens (hehe o modo como você fala grosso e com ar de superior delas ..) ... vc é o onbudsman do cm?? Um crítico do nobel?

A relação é simples - talvez simples de mais pra que pessoas muito inteligentes entendam - conhecemos (seria melhor "temos como certas") 4 dimensões na terra: x,y,z e o tempo. Cientistas conseguiram provar matematicamente que existem outras dimensões (não estou falando de uma terra encantada cheia de bixos estranhos e um gato invisivel que sorri) e que seria necessário pelo menos 57 cordenadas para definir um ponto nesse novo e8.

O que eu estou propondo - na minha humilde condição de burra - é que isso seja visto mais além. Que outros planos são esses? O que eles definem?

Provaram que existem outras coordenadas além de largura, altura, profundidade e tempo para determinar um ponto na terra ... você não consegue enxergar a mágica disso?? Que dimensões são essas??

Desculpe por outro lado se eu estou falando um monte de merdas, só achei interesante, enxerguei a ligação (que pode não existir e ser mera ignorancia minha ...)

O que eu quis dizer com "ter viajado por alguma delas" é que com certeza alguém daqui já sentiu ou viu algo mais do que latitude longitude espaço e tempo .... mas sei lá, exponha sua opinião, me humilha mais um pokinho hehe (as vezes eu gosto sabichão :rolleyes:)
 
UMA COISA E CLARA ,QUEM OLHAR ESSE TIPO DE IMAGEM SOBRE OS EFEITOS DOS COGUNS VAI TER UMA SURPRESA, ALGUMAS IMAGENS GEOMETRICAS DISTINTAS DE VARIAS CORES PROVOCAM ILUSOES, AINDA MAS SE ESTIVEREM NITIDAS E SOBRE UM OLHAR DE UM MALUCO...:pos:
 
A notícia não diz que foi provado que existem mais ou menos dimensões. Foi examinado o grupo E8. De uma maneira que não convém tentar escrever aqui.

Eu não sou nada do CM, não tenho a intenção de humilhar ninguém. Só tive o intuito de mostrar que se quer usar uma coisa com um grau elevado de relevância matemática, tem que pelo menos saber do que está falando pra não fazer comparações absurdas.

Existem várias definições de "dimensão", cada uma se aplica a um tipo de coisa/objeto/estrutura. Por exemplo, a intuitiva "dimensão" de um espaço vetorial, que é simplesmente a cardinalidade de uma base desse espaço vetorial.

A dimensão usada no caso de n = 248 aí foi se tratando de "Manifolds" (Variedades).

Apesar disso todas as definições de dimensão estão ligadas ao conceito de dimensão num n-espaço Euclideano E^n (dimensão n).

O que eu quero dizer com isso é que já há muito tempo se sabe que ninguém precisa chegar até n = 3 dimensões só porque não consegue visualizar n >= 4 da maneira convencional.

E não é novidade falar de um vetor v = (a1, a2, ... , an).

Vale lembrar também que existem definições de dimensão fractal, que incluem números não inteiros. Por exemplo a dimensão fractal do triângulo de Sierpinski que é aproximadamente 1.585.

Agora tentar relacionar isso com cogumelos pra mim continua sendo só uma viagem. Tudo bem que eu posso sentir que estou me libertando das dimensões tradicionais usadas na física, mas e aí? Como definir daí pra frente? Definir formalmente onde você foi parar, etc. São só criações mentais. E apesar de interessantes, e apesar de eu particularmente gostar da sensação, não parece ser possível usar isso no momento para definir alguma coisa que um ser humano que abra um livro e leia possa entender.
 
Eu acho q tangencia (e só)sim o assunto cogumelos mágicos em especial quando alguém aqui fala a palavra mágica HIPERDIMENSÃO, termo usado tanto na ciência dos enteógenos como na física e matemática.

Tbm acho q os adendos do shroower devem ser considerados pq esse papo da matemática hiperdimensional é, no geral, extremamente mal conduzida. Muitas pessoas só acham q cognição alterada é percepção hiperdimensional, e é isso q é hiperdimensão, ignorando as origens do conceito e suas especificidades.
 
desculpem ... vou me conter a falar só do que eu entenda daqui pra frente ...:p:
 
E ae galera berlezinha ó eu aqui denovo paciando no cm...
tipo asin acho interesante estas paradas cientificas e tals e legals vcs são mesmo inteligentes masss....
inteligente messssmoooooo seria a pesoa que conceguice esplicar tudo isto de forma que alguen que nao terminou nen a sesta serie e é un tanto ignorante como eu entender facilmente...
isto sin nen o tals supercomputador novo com chip de playstation 3 conceguiria faser apenas alguen que entenda destas coizas como vcs e ainda por cima curtan uma briza de cogu hehehehehehe:D
e ae alguen poderia traduzir melor?
tipo as coizas tem mais lados doque agente pença?
oq seria ezatamente um e8? algum bonnn ezemplo? fotos?
so eu que achei isto ou alguen mais comcorda que o barato parece uma mandala? (por falar nisto ta ae otra coiza que eu nao intendo badalhufas hehehe) se un de vcs podece tentar eplicar a mandala pramin tamben eu ficaria eternamente grato e seria ben melhor doque discutir quen e mais inteligente oras proven conceguindo esplicar este treco ae pramin e a bendita mandala tb hehehehehe:cool:
ps: se alguen conceguir me responder minas perguntas poderia mandar alguma resposta pra minha caixa de mensagens pois este post e muito antigo e nao ten mensagen ja fas un tempão e tb eu n quero fica entrando aqui direto pra ver se responderan algo que creio demorar um pouco
pss: li este post justamente enquanto pasava o episodio dos simpsons na qual homer vai pra terceira dimenção.... lol.....o cientista ta fasendo a splicação na loza agora la no desenho hehehehe
 
Achei o artigo super interessante vou até dar uma pesquisada melhor.....valeu emanuelle!

Mas é necessario que antes de compreender a matematica 100%, estudemos um pouco o verdadeiro portugues.........rs!

Ohhhhhhh dificuldade de ler esse post ai alemons, tive que usar um dicionario msniaino....rs

Paz e luz!
 
Achei o artigo super interessante vou até dar uma pesquisada melhor.....valeu emanuelle!

Mas é necessario que antes de compreender a matematica 100%, estudemos um pouco o verdadeiro portugues.........rs!

Ohhhhhhh dificuldade de ler esse post ai alemons, tive que usar um dicionario msniaino....rs

Paz e luz!

Aê Marca dessa vez você acertou em cheio ihih!:D:pos:
 
Affffff................ Eu acho que o alemons força demais a barra. Tá mais que na cara que ele escreve assim de propósito e é mentira isso de que estudou até a sexta série........

Alemons meu filho, o senhor esqueceu de formular as frases de uma forma mais estúpida, tem que fazer direito poxa hihi :). Você não pode usar "pois", isso não condiz com a sua forma de escrever sabe? A parada é que a sua forma de escrever indica que você certamente sabe escrever as palavras de forma correta... pára com isso que cansa ler asin!

Beijos meninos!
 
Geometria sagrada. Alguém já ouviu falar? Procurem, eh bem interessante.
Hiperdimensão? Dimensão tem tamanho? não seria multidimensão?
 
Back
Top