Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial ** DESCARTE ALTERNATIVO & DESCARTE CORRETO DAS AGULHAS USADAS **

SoldadoMorto

~There's mycelium growing in my brain~
Excluido
28/08/2019
68
4
Boa tarde psiconautas de plantão!! Tudo bem com vocês? :positivo:

Hoje quero trazer uma discussão de um tema muito importante!
Vamos abordar sobre o descarte correto, das agulhas usadas no nosso cultivo.. Sei que parece ser um topico simples, porem muita gente ainda descarta suas agulhas em lixo convencional sem nenhum cuidado..

Primeiro, quero abordar quais os riscos deste descarte sem as devidas precauções:

Bom, imaginamos a seguinte cena.. O terrestre termina de inocular seus copos, e logo em seguida descarta a agulha em um lixo comum, junto com o papel higienico e demais lixos de sua residencia..

O lixo, é colocado para rua, onde fica no aguardo do gari coletar e descartar em algum aterro de sua cidade..

Imaginamos agora, duas situações:

1° O lixo com a agulha é colocado para fora, dentro do lixeiro da sua residencia, com esta movimentação toda, a agulha acaba perdendo sua capa protetora expondo o metal perfurocortante ao ambiente..
O gari, ao se aproximar para fazer a coleta do material, tem que pegar com suas mãos esta sacola e jogar dentro do caminhão...
Como a agulha esta esposta, o acidente é inevitavel.. Alem do corte ocasionado pela agulha, o gari vai ser exposto a inumeras bacterias contidas no metal...;

2° Ao ser descartada a sacola no aterro, um dependete quimico encontra esta agulha em bom estado e reutiliza para usar drogas no proprio corpo...;

Aqui acima, temos dois exemplos onde o descarte indevido ocasiona danos a terceiros!

Pensando nestas situações, qual o descarte correto para esta agulha?

1° Com um alicate, você vai dobrar a ponta da agulha, inutilizando sua aplicação futura...;
1610137990913.png

2° Apos a inutilização desta agulha, você vai colocar a capa protetora e introduzir ela dentro da seringa, fechando com o embolo para evitar que a mesma saia...;

1610138087096.png

3° Em terceiro lugar, esta seringa+agulha danificada deve ser colocada dentro de uma garrafa PET ou dentro de algum recipiente com tampa, de preferencia algum metal duro... Outra alternativa são as caixas de leite...;

4° Recomenda-se que este lixo ``perfurocortante´´ deva ser entregue em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais proxima de sua casa para que seja feita o descarte correto deste material...;

5° Caso não consiga levar para a UBS, seguindo os passos anteriores, você garante total segurança contra danos a terceiros caso tenha que jogar no lixo convencional...;

Obrigado por lerem ate aqui!! Peço que caso tenham mais dicas, por favor comentem... Este topico pode salvar vidas!

Qualquer duvida, por favor me consulte..

Grande abraço..

~B.M.R~
 
Andei pensando nisso esses dias, tava enrolando ela dentro de papel alumínio ou colocando dentro da ampola. Farei de agora em diante o processo de inutilização com alicate.
 
cara, já passou algum tempo da postagem, mas há a opção de descartar em farmácias, nas caixas amarelas conhecidas como "CAIXA COLETORA DE MATERIAL PERFUROCORTANTE".

procurei na NET e achei o seguinte texto:
Agulhas, seringas, gases, algodão, luvas, materiais cortantes, cateteres e muitos outros materiais utilizados em unidades de saúde devem ser descartados em caixinhas amarelas que vemos em farmácias, hospitais, ambulatórios, pronto-socorro, já que podem estar infectados com sangue, urina, fezes, ou com restos de medicação, substâncias tóxicas, radioativas e até inflamáveis.
REMÉDIOS E LIXO HOSPITALAR: SAIBA COMO FAZER O DESCARTE CORRETO

No site de um fabricantes de seringas diz o seguinte sobre o descarte domiciliar:
O descarte dos materiais perfurocortantes e contaminados utilizados no tratamento domiciliar do diabetes, como seringas, agulhas, lancetas, tiras de glicemia, devem ser descartados em coletores ou recipientes específicos.
O descarte inadequado, como no lixo doméstico comum, pode contaminar o meio ambiente e ferir os profissionais responsáveis pela coleta do lixo.
No caso da ausência do coletor, deve-se adotar o uso de um recipiente caseiro com características semelhantes: material rígido e inquebrável, resistente à perfuração, de boca larga e tampa. A garrafa PET não deve ser utilizada devido a sua fragilidade. As rotinas relacionadas ao descarte de materiais perfurocortantes são diferentes em cada munícipio. Os postos de saúde do município costumam orientar sobre os procedimentos corretos.

Enfim, compartilho da sua preocupação, hoje tenho algumas seringas de inoculação guardadas que pretendo levar em alguma farmácia...
 
Eu comprei um coletor 3l, vai levar um bom tempo até conseguir encher ele.
Estimo que vá uns 2 anos pra encher, com lâmina de bisturi e seringa/agulha
Acho que foi 30 reais.

Depois fica mais fácil se livrar de uma caixa "oficial" do que entregar algumas agulhas.
Mais fácil dar uma explicação.

Mesmo eu tendo montado na preguiça e não estar bonita.
IMG_20210124_180633_1.jpg
 
Última edição:
Galera, eu fui fazer o descarte de uns bolos contaminados esses dias e me peguei com o mesmo pensamento, de como fazer o descarte correto afim de evitar danos aos garis, animais de rua e etc. Se puderem dar um norte, ficaria bastante agradecido.

Obrigado!
 
Galera, eu fui fazer o descarte de uns bolos contaminados esses dias e me peguei com o mesmo pensamento, de como fazer o descarte correto afim de evitar danos aos garis, animais de rua e etc. Se puderem dar um norte, ficaria bastante agradecido.

Obrigado!
Eu não precisei descartar bolos contaminados, mas pelo que sei, a maioria das pessoas descarta igual um bolo comum que já não frutifica: enterra bem enterrado na natureza.

Esse assunto começou a ser discutido aqui também Cuidados para descartar cultivos contaminados
 
Back
Top