Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Depois dos flushes...

Night Storm

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/11/2005
361
73
Abri esse tópico porque, como a maioria da galera ativa do site sabe, num tive nenhum cultivo ocm sucesso e, além disso, é umas dúvidas interessante:

Como sei que não terá mais nenhum flushe? O que fazer depois de todos os flushes? Fazer o chá do bolo inteiro? Jogar no jardim? E no caso dos casings? Como podemos aproveitar o micélio após todos os flushes?

Valew, na verdade num sabia onde abrir esse tópico, axei que o local mais adequado fosse aqui.

Atenciosamente
Obrigado
 
Chá dos bolos apenas se os mesmos nao tiverem vermiculita na composição, caso contrario eh muito perigoso tomar um caldo feito dele.

EU não conheço nenhum metodo pré estabelecido, vou na intuição mesmo, sempre deixei meus casings darem frutos até contaminarem ou morrerem (1 mês sem dar nada e sem crescer). Colocar no jardim também é uma boa opção.

:D
 
Ótimo tópico!

Essa é uma questão séria.

Quando cultivamos queremos cogumelos. A imagem que nos vem à mente é a de que a simbiose acontece quando ingerimos os frutos do nosso cultivo. Mas a simbiose acontece entre o cultivador e o bolo/casing, que de fato são a vida do cogumelo.

Não precisa esgotar o bolo/casing. Nos últimos flushes a quantidade de cogumelo cai muito, às vezes nem fazendo uma diferença significativa. Tentem dar continuidade a vida do micélio, cuidar do seu nascimento, do seu crescimento e do seu envelhecimento. Levar seus bolos ainda sadios e espalhá-los pelos pastos, onde eles poderão crescer, se desenvolver e sentir pela primeira vez o sol, a chuva e a natureza, demonstra que a sua intenção pela simbiose é eterna.

Pensem bem antes de jogar os bolos fora ou negligenciá-los ao tempo, porque a simbiose deixa de existir se o micélio morre, afinal simbiose é "associação heterogênea de dois seres vivos, com proveito mútuo."
 
psilocibec disse:
Chá dos bolos apenas se os mesmos nao tiverem vermiculita na composição, caso contrario eh muito perigoso tomar um caldo feito dele.

Bem, axei estranho isso, pq jah foi esclarecido aki no tópico q a veracidade do perigo da vermiculita é devido ao fato do ocntato do amianto com o pulmão humano... então eu num entendi pq é perigoso, afinal, tem um outro motivo? o nosso amigo Law RJ, por exemplo, sempre q acabam os flushes dos bolos dele ele faz chá e nunca reclamou...

será?/could be?:?:
 
E115 disse:
Bem, axei estranho isso, pq jah foi esclarecido aki no tópico q a veracidade do perigo da vermiculita é devido ao fato do ocntato do amianto com o pulmão humano... então eu num entendi pq é perigoso, afinal, tem um outro motivo? o nosso amigo Law RJ, por exemplo, sempre q acabam os flushes dos bolos dele ele faz chá e nunca reclamou...

será?/could be?:?:
Olha só, não é sempre não... :p:
Fiz umas 2 vezes com o bolo, mas tive um leve desarranjo na segunda vez... hehehe :rolleyes:

Abraços! :pos:
 
Realmente não achei nenhum arquivo na internet falando que vermiculita seja prejudicial à saúde.

Encontrei um relatorio de segurança do trabalho para um concentrado de vermiculita, eles nao falam em problemas de ingestão, falam até que o produto é atoxico eque nao se aplicam graves danos por ingestão

Eu ainda não estou muito confiante hehe ... mas me parece ser um material atóxico mesmo ...
 
mto bom o topico, aliás e uma duvida q tb tenho, o q fazer com o casing depois de velho, hehe.
gostei bastante da ideia de levalos para o pasto e liberta-los para q continuem libertando mentes :D
abraços
 
xankie disse:
mto bom o topico, aliás e uma duvida q tb tenho, o q fazer com o casing depois de velho, hehe.
gostei bastante da ideia de levalos para o pasto e liberta-los para q continuem libertando mentes :D
abraços

Quebre-o em vários pedaços, adquira um vaso retangular grande e faça camadas intercaladas na seguinte ordem (de baixo para cima):

- Argila expandida (quebrada)
- Vermiculita
- Folhas de bananeira (hidratada)
- Casing
- Folhas de bananeira
- Terra vegetal

A folha de bananeira pode ser substituída por outro material semelhante, talvez fibra de coco funcione bem.

Pode misturar estrume aos outros ingredientes.

Pra corrigir o pH, adubo cálcico vai bem.

Depois posto um tópico com mais detalhes.
[]'s
 
Back
Top