Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Decepção melancólica: Desistir ou não dos cogumelos de psilocibina? Gostaria de orientação da comunidade!

Kai

Esporo
Cadastrado
06/07/2021
6
2
26
Olá, semana passada tive minha primeira experiência com o Psilocybe Cubensis: ( Primeira trip com Cubensis MDK cultivados em casa em esterco de jardim: Trip medicinal e filosófica ) e apesar de não ter tido uma bad trip, mas ter recebido até que uma boa reflexão filosófica, a decepção foi grande. A fonte de minha decepção consiste que, apesar de eu ter traçado um objetivo claro desde o momento que comecei a estudar e cultivar os fungos em Abril deste ano (sim, por conta do Outono/Inverno o cultivo levou mais de 3 meses, infelizmente não pude comprar um bom termostato) não obtive dos cogumelos as visões que tanto almejei, sonhei, e orei aos Céus para que se concretizassem; me senti traído pelos cogumelos pelo fato de eu os ter cultivado, quis obter tudo com mérito, aprender, com paciência, a como dar vida à esses seres, para depois merecer ser recompensado por eles. Em nenhum momento estive atrás de filosofia, e mesmo assim o enteógeno que cultivei não me atendeu. Eu poderia ter comprado os cogumelos secos, assim não me entristeceria tanto com o fato de todo o serviço que tive com estudos, compra de materiais, tempo de cultivo, preparo mental, setting e set, etc e etc, não terem servido para o meu objetivo e sonho de reverem memórias felizes do passado.

Bom, o motivo de eu abrir este tópico não é somente de exprimir lamúrias, pois a vida é feita de decepções, mas sim se eu deveria me livrar dos meus cultivos restantes, descartando no lixo os cogumelos e os micélios em colonização (já que não tenho amigos ou familiares que tenham interesse em cogumelos de psilocibina) ou deveria guarda-los por algum motivo, talvez uma possível experiência futura. Não nego minha melancolia, pois afinal foram quase 4 meses jogados fora, e minha decepção com minha primeira trip me fez aumentar o consumo de álcool semanalmente.

Se puderem opinar, quaisquer que sejam as opiniões, agradeço!!!
 
Opa, blz?

Na minha opinião (já que você abriu para opiniões), um dos principais erros que vejo em quem está começando com psicodélicos, seja qual for, é colocar uma enorme expectativa na substância, bem como responsabilizá-la caso aconteça algo que o desagrade, ou que simplesmente não atenda a enorme expectativa.

Pelo que você relatou sobre sua experiência, foi bem leve e aparentemente agradável, provavelmente em função de uma dose baixa.

Se você esperava ser recebido por deuses, ter visões sobrenaturais, ou até mesmo encontrar com um oráculo para que esse reforçasse o quanto você é especial e único, realmente a chance de eventualmente se decepcionar é bem grande...(principalmente se tivesse tido tais visões)...

Penso que experiências com psicodélicos exigem paciência, autoconhecimento sob vários aspectos e uma pitada de ousadia. Acho muito importante tomar cuidado com armadilhas e autoengano.

Agora, a sua hipótese de "eles" te "traíram", te decepcionaram e por isso devem ser descartados, diz muito mais sobre você do que sobre a própria substância.


Em nenhum momento estive atrás de filosofia, e mesmo assim o enteógeno que cultivei não me atendeu.

Cuidado para não confundir conceitos e achar que as coisas são do jeito que você imagina que são, como por exemplo, a citação acima...não identifiquei nada de filosófico na sua experiência, pelo menos do jeito que você descreveu...O que chama de filosofia? Talvez a mesma coisa que você achou que fosse uma experiência psicodélica?

não terem servido para o meu objetivo e sonho de reverem memórias felizes do passado.

Não servem para isso....se alguém te vendeu essa ideia ou se você por algum motivo tenha criado isso como verdade, sinto muito, mas o que mais se aproxima disso é um álbum de fotografias ou uma boa conversa com amigos e familiares.

Claro, isso pode sim acontecer durante a experiência e não é raro, mas está muito longe de ser característico da substância, isso é subjetivo. Se algum amigo teu teve essa experiência, não significa que você terá, assim como qualquer outro dos efeitos, sejam visuais, auditivos ou mentais.

Bom, o motivo de eu abrir este tópico não é somente de exprimir lamúrias, pois a vida é feita de decepções, mas sim se eu deveria me livrar dos meus cultivos restantes, descartando no lixo os cogumelos e os micélios em colonização

Se sua vida for construída em função de expectativas, certamente você terá razão na sua constatação e talvez uma fonte inesgotável de tristezas e ansiedades...

Não adianta ficar esperneando achando que o mundo e seus recursos tem a obrigação de girar em torno das suas expectativas, que você é merecedor de algo só porque dispendeu energia em dada atividade, como "um toma lá dá cá", ou que é de alguma forma "especial". Não é bem assim que a vida funciona, e talvez tenha faltado alguém da sua convivência que te desse a devida orientação, ou tenha faltado contato com alguma das muitas literaturas existentes que te dessem uma ideia mais abrangente.

Você espera conseguir as respostas que busca como, com álcool? Medicamentos?

Talvez uma atitude mais passiva, de observador, pode ser um bom começo.

Em suma, menos exigências e mais observação.
 
Última edição:
Penso que experiências com psicodélicos exigem paciência, autoconhecimento sob vários aspectos e uma pitada de ousadia. Acho muito importante tomar cuidado com armadilhas e autoengano.

Olá, obrigado pelo review!! No caso da ousadia, acha que uma primeira trip não é o momento adequado para isto tendo em consideração a ansiedade da primeira vez?

Pelo que você relatou sobre sua experiência, foi bem leve e aparentemente agradável, provavelmente em função de uma dose baixa.
Sim, tive alguns efeitos estranhos no começo, mas nem de longe chamaria de bad trip

Claro, isso pode sim acontecer durante a experiência e não é raro, mas está muito longe de ser característico da substância, isso é subjetivo. Se algum amigo teu teve essa experiência, não significa que você terá, assim como qualquer outro dos efeitos, sejam visuais, auditivos ou mentais.

Entendo, pelo que li até o momento parece uma questão de sorte, pois mesmo com toda a mentalização envolvida não deu pra mim

Você espera conseguir as respostas que busca como, com álcool? Medicamentos?

Na verdade não. Acredito que a expansão da consciência se da por meio de muitos estudos e observações, sendo as substancias edulcorantes da existência terrena. (talvez eu deveria tentar outra?)
 
Pra mim, a verdade absoluta dos Psicodélicos é que eles são uma ferramenta.
Se usado direitinho, constrói coisas incríveis. Mas leva tempo pra vc aprender a usar.
Não da pra vc querer construir um monumento em um dia, mesmo com uma ferramenta excepcional. Também não adianta nada vc ter todas as melhores ferramentas do mundo, se não souber como construir.

As ferramentas estão aí há eras, e não vão mudar. O que tem que melhorar são suas habilidades.
 
Última edição:
ter recebido até que uma boa reflexão filosófica, a decepção foi grande. ...
Em nenhum momento estive atrás de filosofia,
Não adianta querer visões e revelações divinas, ou o que quer que vocë esperava, se o que tem na sua cabeça é filosofia, racionalidade.

A mudança que faria você ter uma tripo diferente disso, só vem com o tempo e, adivinhe, com uma reflexão filosófica sobre você mesmo. Uma hora as cores vem.

O cogumelo apenas mostra você a você mesmo - é como um "espelho".
Os cogumelos também não te farão "reviver" momentos felizes, tanto quanto te farão relembrar e aprender a lidar com os momentos tristes.

As memórias que vem em algumas trips, são normalmente as mais marcantes, e essas com freqüência são as dos momentos ruins, de grande emoção. Mas na trip as lembranças vem de uma forma redentora, que finalmente liberta.

o cultivo levou mais de 3 meses,
Não nego minha melancolia, pois afinal foram quase 4 meses jogados fora, e minha decepção com minha primeira trip me fez aumentar o consumo de álcool semanalmente.
4 meses? 4 meses não é nada. Você nasceu em 8 ou 9, e isso é menos de 1% da sua vida, e você nem ficou 4 meses fazendo só isso 24 horas por dia.

Você vai passar 1/3 da sua vida numa cama, 1/3 trabalhando e o outro 1/3 apenas se preparando para fazer as coisas dos outros 2/3, e no entanto está decepcionado por ter dedicado algumas horas do seu tempo a um hobby, ao longo de 4 meses. Muita gente fica anos tentando fazer o que você conseguiu realizar em 4 meses e não consegue.

Entendo, pelo que li até o momento parece uma questão de sorte, pois mesmo com toda a mentalização envolvida não deu pra mim
É praticamente impossível guiar a trip por si só - e até prejudicial a um certo ponto, se durante você ficar tentando controlar.

É igual a um sonho - não se escolhe com o que se quer sonhar, os sonhos apenas vem, às vezes relacionados a algo que se viveu no dia anterior.

Eu começo a pensar em alguma coisa enquanto tomo o chá, e quando a trip vem, eu já esqueci completamente o que era. Mesmo que eu prepare e faça tudo igualzinho no começo, cada trip é sempre diferente.

Na verdade não. Acredito que a expansão da consciência se da por meio de muitos estudos e observações, sendo as substancias edulcorantes da existência terrena.
Isso tudo você apenas filosofou, sóbrio, certo?

Parece ser uma idéia que você construiu e talvez precise desconstruir. "Estudar" menos e "observar" mais. A experiência psicodélica é mais observação (durante e após), que uma aula prática de neurocirurgia. A existência terrena nem deve ser um fator no durante - o melhor mesmo é esquecer dela.

Mas se você não consegue largar do corpo, e quer uma experiência edulcorante, durante a trip você pode experimentar, por exemplo, uma jujuba 🍡... é doce, e colorida... Literalmente... edul.. corante... 😂

Sério... Explore os sentidos, não fique apenas apegado a eles, esperando que algo aconteça. Vale também chocolate, música, flores, uma maçã, vídeos coloridos, massageador, fotografias, luz... Setting.
 
Essa discussão me deixou intrigado.

Primeiramente, não julgo seu discernimento amigo, julgamentos contribuem para a cultura da violência e implica que existe “certo’’ e “errado”.

Vou tentar ser empático de modo simples:

(1)Você passou mais de 3 meses cultivando os cubes e, durante esse período, desejou e deduziu como seria sua experiência. (2) Você se sentiu frustrado e triste por não ter vivenciado seus almejados objetivos (visões), (3) porque tinha a necessidade de contemplação, estética, sacralidade, autoconhecimento e transcendência.

Muito bem, somos todos aprendizes aqui.


Quero comentar sobre a possibilidade de “direcionar” a experiência; não controlar.

Os amigos bem comentaram sobre o Set e Setting*

Vou citar trechos do capítulo 3 do livro: Psychedelic Eplorer Guide, por James Fadiman

MELHORAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SESSÕES FOCADAS.

“No entanto, o set, o setting, a dose, a expectativa e a facilitação podem redirecionar o que se presume ser o impulso natural dessas substâncias.”
“Quando os participantes podem ser induzidos a ficar absorvidos em suas preocupações intelectuais, eles não se deixam levar pela autoexploração ou autotranscendência. Quando nosso grupo de pesquisa começou a explorar essa área, não sabíamos se isso era verdade. Portanto, ficamos entusiasmados com os resultados iniciais quando os participantes não apenas melhoraram suas pontuações em testes de criatividade bem conceituados, mas também, mais importante, fizeram avanços significativos em problemas profissionais.”
“os agentes psicodélicos podem ser empregados para melhorar qualquer aspecto do desempenho mental, no sentido de torná-lo mais eficaz operacionalmente. Embora esta pesquisa tenha se restringido à atividade intelectual e artística, acreditamos que a suposição seja verdadeira para qualquer outro processo mental, perceptual ou emocional.”

Portanto, quaisquer que sejam seus objetivos e expectativas com os psicodélicos, se concentre nos fatores de influência e faça um planejamento, construa seu mapa.

Fiz essa equação simplista:

P(x)= (S x Se x Set)
------------INT-------


P(x): Psicodélico (Manifestação dos fenômenos mentais, emocionais, perceptuais, criativos, etc. Induzidos pela substância.)

S: Substância

Se: Set (Cognição e subjetividade)

Set: Setting (Condição e estímulos do ambiente)

INT: Integração da experiência


Não ache que suas expectativas estão erradas, você provavelmente chegará ao que deseja. Como os amigos muito bem falaram, paciência e observação são fundamentais, assim como estudo e planejamento.

Recomendo que não descarte seus cultivos, leve as mensagens daqui em consideração. Confie.
 
Última edição:
Gratidão!!! .... apenas concentre-se nisso, Gratidão .... repita comigo ... Gra - ti - dão!!!

Quem sabe voce aprende ... seja grato por eles terem vindo ... todas as etapas são emocionantes! ...
eai como que foi a experiencia ao ver os primeiros pins? ...

Caro aprendiz ... Leve isso como experiencia pois é algo que falta em ti ....

Gratidão!!!
 
Cara, acho que você ficou ancioso demais pela experiencia.

Cogumelos é bem diferente de DMT e tem muita desinformação sobre experiencias psicodelicas. Lembrando que é a experiencia psicodelica é algo intimo e unico, você vai ter a sua e bem possivelmente vai ser diferente de todos.

Entenda que dependendo da quantidade os efeitos podem ser diferentes e que voce precisa ir lentamente para poder digerir uma experiencia mais pesada.

Uma das minhas primeiras trips mais ousadas, eu basicamente so tive uma lembrança vivida. E eu percebi depois de sobreo refletindo que não tava preparado para ver o que tinha visto, papo de ficar mal comigo mesmo um ano inteiro, tentando digerir a informação.

Tem de tomar cuidado, por que a busca de ver algo fantastico midiatico e na tentativa acelerar o seu processo de "aprendizagem/autoconhecimento", tu pode acabar caindo na armadilha perfeita pra uma "bad trip" e quando o cogumelo te mostrar algo traumatico, acabar não conseguindo lidar com a informação, e ai meu amigo pode ate piorar seu estado mental, ficar triste, paranoico ou qualquer outra coisa nesse sentido, por ter revivido de maneira intesa um trauma e não saber lidar com isso.

Lembrando que cogumelo é promissor, mas a mudança acontece somente por que você se remodela e lida com a sua vida de maneira diferente. O cogumelo apesar de ser magico não é nem fada da disney nem genio do aladin, ele vai te mostrar o que tem pra mostar. Se tu não saber como lidar ou simplesmente depois de uma experiencia intesa continuar com sua vida igual da a antes da trip, é bem possivel de nada melhorar. Cogumelo é literalmente autoconhecimento, sinceridade consigo pra assumir o que ta de errado e mudar atitudes.

Sem isso vai ser so autoengano.
 
Então, como disse antes, talvez você tenha ficado ansioso demais por resultado. Eu comecei a plantar para combater minha depressao de maneira alternativa.

Mas na primeira trip, eu comi sem intenção alguma, eu também havia mantido um ambiente, alem de reler um diário que mantenho um dia antes, pratica que mantenho por motivos religiosos.

Mas cara eu jurava que teria uma trip com uma deusa da qual sou devoto, forcei para isso acontecer, mas na verdade vi foi algo nada haver, uma memoria de infancia de mim desenhando e aproveitando a vida, mas que mudou minha visão sobre minha vida. Nem sempre o que você acha que é a solução, é, entendeu.

Vc tem que aceitar que sua primeira trip foi tranquila, isso na verdade muito bom pq te prepara pra próxima que possa ser mais intensa.
o cogumelo não tem culpa e nao faz sentido tu ter uma decepção grande por algo que naturalmente é subjetivo e simbólico, nosso inconsciente.
so para um pouco, respira fundo, reflete e deixa a vida fluir, como se seu corpo boiasse num rio de aguas calmas
 
Talvez o cogumelo tenha te mostrado tudo isso que você comentou e o pessoal aí em cima clareou tb…
talvez seu aprendizado com ele seja exatamente esse, prestar atenção nessa decepção pungente - vc exige que um fungo te de um retorno, rs
Que bom que o cogumelo deixou isso mais visível pra você. Talvez não tenha sido tão pouco.
 
Bem, nada na vida vem fácil, você pôs muita expectativa como se os cogumelos devessem algo a você.
O aprendizado é você quem faz, é um caminho que só você pode trilhar e com certeza não acontece na primeira experiência.
Não jogue fora seus itens de cultivo, espere um tempo, a vontade vai surgir novamente, isso já aconteceu comigo também.
Quanto a experiência em si, tente alterar o set e setting, a dosagem, talvez você não tenha encontrado o seu "ideal".
Ah, e o mais importante, não crie expectativas, não idealize, deixe fluir que tudo fica melhor :)
 
Olá, @Kai !
Minha última experiência foi com MDK. Se eu for comparar - e inevitavelmente comparei - com experiências anteriores, tenho para mim que os MDK são muito sutis e brandos. Pelo menos nas doses que ingeri, tudo abaixo de 4g. Acho que nem uma de 3g cheguei a experimentar com os MDK. Tive também um 'desapontamento' pois esperava ser varrido e inundado pela força que conhecia deles antes. Mas como comprei na internet de um fornecedor/produtor que nunca havia comprado antes, não sei se estavam bem preservados. Mas pela experiência que vc descreveu, diria que parece ser uma característica do MDK. Agora, não sei como seria 5g de MDK. Mas ainda assim, minha expectativa sobre a experiência mudou muito meu humor. Fiquei me sentindo insatisfeito..não senti aquela 'força' que costumava sentir. Nem deu enjôo, nem fiquei 'crazy'. Foi muito light. Mas sim, as expectativas influenciam muito! Sugiro que aumente a dose dos seus MDK. Experimente uma dose de 4g, 5g. Se ainda assim não gostar, troque a strain ou a espécie. E não crie expectativas. Os cogus te mostram o que vc precisa ver, vc gostando disso ou não. Não têm nada a ver com resgatar memórias lindas do passado, etc. Embora vc possa ter recapitulações e momentos em que lembre de eventos esquecidos, ou eventos que não esqueceu, mas que na hora são vistos sob uma luz diferente, esse não é o 'ponto principal'. Se fizermos uma analogia da experiência com os cogus com um Sistema Solar, vc tem os planetas, vc tem as luas dos planetas, os asteróides..etc mas qual é o coração do Sistema Solar? A Estrela dele..o 'sol' dele. Então seja qual for a dose de psilocibina, seja qual for a strain, todos eles vão te dar, de alguma forma, o poder de navegar nesse Sistema Solar, que é vc mesmo! Vc pode ir em um planeta, em outro..em umas luas, asteróides...mas não se esqueça do Sol! O que mantem tudo isso circulando em equilíbrio. Se vc está em uma Lua, na parte mais externa de um Sistema Solar, devido às suas próprias expectativas, não há como desejar que essa Lua brilhe como um Sol ou que tenha a mesma força que um planeta. É necessário um esforço para içar as velas...e aí o vento sopra e o barco anda. Não crie expectativas! Não espere nada deles. Diria que eles que esperam de nós! Esperam ser reconhecidos pelo que são, uma medicina, desde que usados corretamente. Isso significa set and setting, que inclui suas expectativas. "Tente outra vez.." Boa sorte! \o/
 
Minha opinião é que sua atitude foi um tanto imatura. Não me leve a mal.

Sei que você se sentiu frustrado, mas as coisas nem sempre funcionam do jeito que a gente quer, principalmente com relação a revelações e insights.
Você me pareceu afobado, desrespeitoso e mimado, me desculpe. Não digo pra te deixar mal, digo pra você tentar botar a mão na consciência e entender que uma revelação não aparece na base da força. Não adianta você ficar cultivando 4 meses, e ter o pensamento egoísta de que o fungo DEVE te dar uma mensagem só porque você o cultivou. Como o seu eu interior bem sabe, as revelações aparecem quando você foca no autoconhecimento, com paciência, humildade, sem pensar que é melhor do que o outro.
Ao meu ver, você está na ilusão do ego, querendo pular degraus e transcender, desrespeitando os cogumelos e desrespeitando você mesmo.

Eu fico feliz que o cogumelo não tenha te mostrado tanta coisa, porque acredito que ele é bondoso muitas vezes, porque se ele tivesse te levado pra uma trip doida, você ficaria traumatizado, visto suas atitudes.
 
tenho para mim que os MDK são muito sutis e brandos. Pelo menos nas doses que ingeri, tudo abaixo de 4g. Acho que nem uma de 3g cheguei a experimentar com os MDK. Tive também um 'desapontamento' pois esperava ser varrido e inundado pela força que conhecia deles antes. Mas como comprei na internet de um fornecedor/produtor que nunca havia comprado antes, não sei se estavam bem preservados. Mas pela experiência que vc descreveu, diria que parece ser uma característica do MDK
Olha, cultivei MDK no final de 2020, e as doses que tomei de 2g a 2,5g desidratados foram bem fortes. Outros amigos que viajaram comigo também tiveram viagens intensas, papo da gente se sentir em outra realidade física.
 
Olá, @Kai !
Minha última experiência foi com MDK. Se eu for comparar - e inevitavelmente comparei - com experiências anteriores, tenho para mim que os MDK são muito sutis e brandos. Pelo menos nas doses que ingeri, tudo abaixo de 4g. Acho que nem uma de 3g cheguei a experimentar com os MDK. Tive também um 'desapontamento' pois esperava ser varrido e inundado pela força que conhecia deles antes. Mas como comprei na internet de um fornecedor/produtor que nunca havia comprado antes, não sei se estavam bem preservados. Mas pela experiência que vc descreveu, diria que parece ser uma característica do MDK. Agora, não sei como seria 5g de MDK. Mas ainda assim, minha expectativa sobre a experiência mudou muito meu humor. Fiquei me sentindo insatisfeito..não senti aquela 'força' que costumava sentir. Nem deu enjôo, nem fiquei 'crazy'. Foi muito light. Mas sim, as expectativas influenciam muito! Sugiro que aumente a dose dos seus MDK. Experimente uma dose de 4g, 5g. Se ainda assim não gostar, troque a strain ou a espécie. E não crie expectativas. Os cogus te mostram o que vc precisa ver, vc gostando disso ou não. Não têm nada a ver com resgatar memórias lindas do passado, etc. Embora vc possa ter recapitulações e momentos em que lembre de eventos esquecidos, ou eventos que não esqueceu, mas que na hora são vistos sob uma luz diferente, esse não é o 'ponto principal'. Se fizermos uma analogia da experiência com os cogus com um Sistema Solar, vc tem os planetas, vc tem as luas dos planetas, os asteróides..etc mas qual é o coração do Sistema Solar? A Estrela dele..o 'sol' dele. Então seja qual for a dose de psilocibina, seja qual for a strain, todos eles vão te dar, de alguma forma, o poder de navegar nesse Sistema Solar, que é vc mesmo! Vc pode ir em um planeta, em outro..em umas luas, asteróides...mas não se esqueça do Sol! O que mantem tudo isso circulando em equilíbrio. Se vc está em uma Lua, na parte mais externa de um Sistema Solar, devido às suas próprias expectativas, não há como desejar que essa Lua brilhe como um Sol ou que tenha a mesma força que um planeta. É necessário um esforço para içar as velas...e aí o vento sopra e o barco anda. Não crie expectativas! Não espere nada deles. Diria que eles que esperam de nós! Esperam ser reconhecidos pelo que são, uma medicina, desde que usados corretamente. Isso significa set and setting, que inclui suas expectativas. "Tente outra vez.." Boa sorte! \o/


Se eu desisti dos cogus? Nunca! isso só foi uma fase hehe e decidi de vez que, mesmo que eles nunca consintam em me dar o que eu quero, sempre terei guardado um carimbo muito bem preservado, para usufruir quando precisar dessa maravilhosa medicina! Quantos as espécies, ando muito interessado nos Pans, nas strains Xapuri e Rust Spore, além da cannabis (conseguir esses cogus e as sementes são muito difíceis, então estou deixando meus MDK mais selvagens através da frutificação outdoor em simbiose com minha horta de verduras e tirando carimbos, quem sabe no futuro isso não viraria uma nova strain? ninguém sabe!)

Obrigado pelos conselhos, deixo aqui meu relato do resultado da minha não-desistência:

Segunda experiência com MDK potentes de outdoor: Micro-dosagem que virou trip mística: Deuses maias, símbolos estranhos e porta de luz

Realmente, os cogus de cultivo outdoor e comido crus são muito intensos, eu devo ter destruído os alcaloides com a água quente e o limão na minha trip anterior...
 
Back
Top