Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

De: Novo substrato para camada de casing

Risclif knebel

Esporo
Cadastrado
21/09/2021
1
1
49
Caso você não encontre Vermiculita, pode fazer seu Casing com Terra Vegetal Organica (terra de jardim). Facilmente encontrada em qualquer supermercado e custando não mais que R$1,50. Pessoalmente eu acho que fica ainda melhor que a
Vermiculita, pois os cogumelos precisam de nutrientes. Eis a foto de um Casing que eu fiz com Terra Vegetal Composta, com um bolo que eu tinha que estava fraco e não tinha cara de que ia dar em nada. O Casing ficou forte e o primeiro flush vai dar pra lá de 100 Cogs...
View attachment 1426
Vcs podem me ajudar inoculei grao de trigo com cultura liquida sou novo e gostaria de ajuda pois eu gostaria de fazer um casing mas nao sei o que usar parar fazer o substrato
 
Vcs podem me ajudar inoculei grao de trigo com cultura liquida sou novo e gostaria de ajuda pois eu gostaria de fazer um casing mas nao sei o que usar parar fazer o substrato
opa irmão tudo ótimo, receitinha basica CVG , filbra ou pó de coco + vermiculita + gesso.... 50% / 50% / 5% ....se for usar a fibra tente corta-la o maximo possivel .... a receita é essa, agora basta voce escolher uma forma para fazer o bulk, pasteurização, esterelização etc.... ja fiz casing somente com vermiculita tbm , da super bom para pf tek, se usar só arroz vai der verm, caso use outro grão vai de cvg
 
opa irmão tudo ótimo, receitinha basica CVG , filbra ou pó de coco + vermiculita + gesso.... 50% / 50% / 5% ....se for usar a fibra tente corta-la o maximo possivel .... a receita é essa, agora basta voce escolher uma forma para fazer o bulk, pasteurização, esterelização etc.... ja fiz casing somente com vermiculita tbm , da super bom para pf tek, se usar só arroz vai der verm, caso use outro grão vai de cvg
Tem que hidratar o bulk antes de esterilizar? Se sim qual o ponto?
 
Tem que hidratar o bulk antes de esterilizar? Se sim qual o ponto?
Fala @Gust_Piment,

Precisa sim irmão, é complicado dar a medida certo devido à variação de absorção dos materiais, mas o ponto é aquele clássico onde o substrato fica úmido o suficiente pra escorrer apenas uma gota ao ser pressionado, não pode ficar encharcado e/ou com água visível.

Um apontamento que eu gostaria de fazer é que idealmente não esterilizamos o bulk, mas sim pasteurizamos. Isso significa que ele é submetido a temperaturas mais baixas para que se preserve parte dos microorganismos ali presentes. Bulk esterilizado fica muito vulnerável à contaminação.
 
Fala @Gust_Piment,

Precisa sim irmão, é complicado dar a medida certo devido à variação de absorção dos materiais, mas o ponto é aquele clássico onde o substrato fica úmido o suficiente pra escorrer apenas uma gota ao ser pressionado, não pode ficar encharcado e/ou com água visível.

Um apontamento que eu gostaria de fazer é que idealmente não esterilizamos o bulk, mas sim pasteurizamos. Isso significa que ele é submetido a temperaturas mais baixas para que se preserve parte dos microorganismos ali presentes. Bulk esterilizado fica muito vulnerável à contaminação.
Tlg Man, meu medo é não conseguir pasteurizar direito e contaminar tlg. Porém vou dar uma pesquisada e fazer isso msm, obrigado.
 
Tlg Man, meu medo é não conseguir pasteurizar direito e contaminar tlg. Porém vou dar uma pesquisada e fazer isso msm, obrigado.
Tem que ver o que você tem em mãos. No forno com um termômetro de espeto pra monitorar os 70° máximos é sucesso.
Se não rolar pra você vai de bucket tek mesmo. Mistura o substrato num pote grande PP5, joga água fervendo, tampa e já era, dá até pra cobrir com um cobertor ou papel alumínio pra conservar quente por mais tempo.
 

Anexos

  • 04 - M2020_substrato.jpeg
    04 - M2020_substrato.jpeg
    152.4 KB · Visualizações: 4
Última edição:
Tem que ver o que você tem em mãos. No forno com um termômetro de espeto pra monitorar os 70° máximos é sucesso.
Se não rolar pra você vai de bucket tek mesmo. Mistura o substrato num pote grande PP5, joga água fervendo, tampa e já era, dá até pra cobrir com um coberto ou papel alumínio pra conservar quente por mais tempo.
Muito boa essa ideia do pote eim @MarceloHirosse to querendo fazer um bulk e já comprei o termômetro. Vou fazer com afronta dentro da panela. Vi aqui no fórum essa ideia. Só falta fazer o spaw e depois testar pela primeira vez um bulk.
 
Se não rolar pra você vai de bucket tek mesmo. Mistura o substrato num pote grande PP5, joga água fervendo, tampa e já era, dá até pra cobrir com um cobertor ou papel alumínio pra conservar quente por mais tempo.

Vi essa tek de pasteurizar ontem num vídeo do zutube, mal acreditei que é tão simples pasteurizar.

Quem quiser ver o vídeo, está em inglês, tem 15 minutos e mostra uma tek completa de bulk monotub:



A youtuber tem umas ideias ligeiramente diferentes pra alguns procedimentos. É interessante.
 
Vi essa tek de pasteurizar ontem num vídeo do zutube, mal acreditei que é tão simples pasteurizar.

Quem quiser ver o vídeo, está em inglês, tem 15 minutos e mostra uma tek completa de bulk monotub:



A youtuber tem umas ideias ligeiramente diferentes pra alguns procedimentos. É interessante.

Vou assistir chegando em casa. Quanto mais simples melhor.

Eu entendo pouco de inglês. Mas vou pedir pra minha mulher traduzir kkkkk.

As vezes no YouTube tem legendas automáticas
 
Vi essa tek de pasteurizar ontem num vídeo do zutube, mal acreditei que é tão simples pasteurizar.

Quem quiser ver o vídeo, está em inglês, tem 15 minutos e mostra uma tek completa de bulk monotub:



A youtuber tem umas ideias ligeiramente diferentes pra alguns procedimentos. É interessante.


Rapaz eu fiquei foi babando nesse terrário inflável kkkkk

Com essas dicas de pasteurização acho que tal hora vou me arriscar num monotub! Vlw ExPoro <3
 
Back
Top