Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

De: Cogumelo e os efeitos colaterais.

Zumbi da cannabis .... É irmão, tá difícil mesmo . Ave Maria... já viu tanta coisa , pelo jeito tudo né! tá estilo Raul Seixas.

Eu nasci , a dez mil anos atrás.... e não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais !
 
Se você observar o uso de substâncias que alteram a consciência em sociedades que não tinham ainda sido afetadas pelo capital e a vida que ele engloba (o ocidente), vai ver que eles não usavam substâncias compulsivamente. Faziam o uso ritual das substâncias. Nós no nosso odioso dia-a-dia usamos qualquer substância como muleta pra aguentar o dia-a-dia sim, e a cannabis é muita fácil de cumprir esse papel. Ou o cigarro, ou o álcool. Se você usar cannabis de vez em quando, ela vai ter um efeito muito mais positivo do que usando todo dia e várias vezes ao dia. Pq se torna um costume, deixa de ser algo especial e ritual pra se tornar algo mundano como qualquer outra coisa do dia-a-dia, ela perde até sua capacidade de cura e ate passa a fazer mal. Usamos cannabis todo dia pra continuar sendo produtivo sem pirar só que ao mesmo tempo não nos libertamos de nossa condição e caímos num habito que sinceramente depois de vários anos de uso não acrescenta em mais nada. Quando comecei a usar cannabis era mágico. Quando virou um habito de anos mais me atrapalhava mais do que outra coisa, tornava o dia-a-dia mais suportável e me impedia de fazer algo a respeito, de melhorar como pessoa. Agora eu fumo de vez em quando e voltou a ser uma experiência boa e potente que faz algo de bom na vida. Quando você fica alguns dias sem fumar depois de passar longos períodos (meses ou anos) fumando direto você tem sonhos vividos e intensos, não é com todo mundo mas muita gente relata isso, não sei explicar pq, mas eu tive isso, voltei a sonhar e sentia saudade de sonhar. Quando fiquei muito tempo fumando muito eu parei de sonhar e com muitas pessoas isso acontece. A cannabis afeta a memória a curto prazo então ela reduz o desempenho pra estudar por exemplo. você precisa da memória a curto prazo pra receber informação nova. Se você estuda de cara você absorve muito mais. Se você fica chapado o dia todo o desempenho cai. Pq é bom usar a cannabis pra experiências espirituais e criativas e não técnicas e racionais, n da pra ficar nesse estado criativo espiritualizado 24/7. Chapar o dia todo é facil dificl mesmo é ficar de cara. O grande desafio mesmo é se aguentar e aguentar a vida de cara, sóbrio, isso fortalece o espírito e a cannabis esporadicamente se torna um brinde que acrescenta algo de positivo. Isso a meu ver é um bom uso da cannabis. Mas é só a minha opinião. não impede ninguém de fumar o qto quiser.
 
Se você observar o uso de substâncias que alteram a consciência em sociedades que não tinham ainda sido afetadas pelo capital e a vida que ele engloba (o ocidente), vai ver que eles não usavam substâncias compulsivamente. Faziam o uso ritual das substâncias. Nós no nosso odioso dia-a-dia usamos qualquer substância como muleta pra aguentar o dia-a-dia sim, e a cannabis é muita fácil de cumprir esse papel. Ou o cigarro, ou o álcool. Se você usar cannabis de vez em quando, ela vai ter um efeito muito mais positivo do que usando todo dia e várias vezes ao dia. Pq se torna um costume, deixa de ser algo especial e ritual pra se tornar algo mundano como qualquer outra coisa do dia-a-dia, ela perde até sua capacidade de cura e ate passa a fazer mal. Usamos cannabis todo dia pra continuar sendo produtivo sem pirar só que ao mesmo tempo não nos libertamos de nossa condição e caímos num habito que sinceramente depois de vários anos de uso não acrescenta em mais nada. Quando comecei a usar cannabis era mágico. Quando virou um habito de anos mais me atrapalhava mais do que outra coisa, tornava o dia-a-dia mais suportável e me impedia de fazer algo a respeito, de melhorar como pessoa. Agora eu fumo de vez em quando e voltou a ser uma experiência boa e potente que faz algo de bom na vida. Quando você fica alguns dias sem fumar depois de passar longos períodos (meses ou anos) fumando direto você tem sonhos vividos e intensos, não é com todo mundo mas muita gente relata isso, não sei explicar pq, mas eu tive isso, voltei a sonhar e sentia saudade de sonhar. Quando fiquei muito tempo fumando muito eu parei de sonhar e com muitas pessoas isso acontece. A cannabis afeta a memória a curto prazo então ela reduz o desempenho pra estudar por exemplo. você precisa da memória a curto prazo pra receber informação nova. Se você estuda de cara você absorve muito mais. Se você fica chapado o dia todo o desempenho cai. Pq é bom usar a cannabis pra experiências espirituais e criativas e não técnicas e racionais, n da pra ficar nesse estado criativo espiritualizado 24/7. Chapar o dia todo é facil dificl mesmo é ficar de cara. O grande desafio mesmo é se aguentar e aguentar a vida de cara, sóbrio, isso fortalece o espírito e a cannabis esporadicamente se torna um brinde que acrescenta algo de positivo. Isso a meu ver é um bom uso da cannabis. Mas é só a minha opinião. não impede ninguém de fumar o qto quiser.

Concordo com você. Contudo, vale salientar que as sociedades antigas não usavam compulsivamente pois não tinha produção suficiente para isso, já os ricos abusavam do vinho ainda mais antigo que as festas em comemoração a Dionísio. Acontece que hoje em dia o acesso é fácil ao abuso, maconha compra em qualquer cidade e nunca falta, cogumelo compra-se pela internet, cocaina/lsd/mdma é só ir a festas que irão te oferecer. Até calmantes tiveram que ser proibidos sem receita médica e mesmo assim quem quer consegue. Temos tendência a querer escapar dessa realidade e exatamente por isso gosto do cogumelo, na minha concepção ele faz o oposto: te faz entender a realidade e acima dela. O que talvez preserve é a tolerância dos 15 dias.
Também existe a parte biológica nisso, o que releva um pouco o LSD/Psilocina/bina que não são considerados criadores de dependência, já o álcool/nicotina/cocaína são terríveis nisso, sabia que 72% dos fumantes já tentaram parar de fumar e não conseguiram? mesmo que não queiram mais fumar. não conseguem abandonar.
Sim, dependendo o estilo de vida é tranquilo fumar todo dia, já outros você não consegue completar as tarefas com exito. E já se percebeu nas pessoas que utilizam de forma medicinal e diariamente, que também tem tolerância por isso o uso constante acaba sendo menos efetivo.
A parte dos sonhos também senti isso, mas depois que comecei meu cultivo isso mudou bastante, sonho a noite toda e agora tento aprender com eles.
Queria aproveitar aqui para dizer que gostei de debater com todos vocês, apesar dos percalços acredito que todos tenham das melhores intenções e aprendi muito pelo ponto de vista, principalmente os diferentes.
 
Planta de poder não é um padrão, cada um tem uma relação.

Agora a pessoa comprar e fumar maconha, nunca vai ter a mesma relação de alguém que sabe de fato o que é, porque tem uma relação íntima com a planta. Acho que semelhante ao cogumelo inclusive.
Hoje em dia está muito comum entre a galera "alternativa" , pregar um monte de coisa a respeito da cannabis , que não leva nem a pessoa, nem a sociedade a lugar nenhum. Fazem isso ao invés de lutar pelo nosso direito humano de consumir o que vem da natureza da forma que bem entender, seja de 5 em cinco dias, de 5 em 5 minutos ou como a pessoa quiser. Se eu planto minha erva , é problema meu como, e quanto eu consumo. Agora Se Tu tá ajudando a alimentar a corrente do tráfico ainda, pode ser melhor mesmo rever o uso, quem sabe começar um cultivo.
Mas eu entendo o que o irmão diz de fumar esporadicamente, realmente é outra onda. A melhor coisa de ficar sem fumar erva pra mim, é quando fuma de novo! Imagino que para o amigo também. A gente precisa de uniao pra lutar pela nossa liberdade, e não de preconceito uns com os outros .
Por último, se a vida que eu vivo, me faz querer escapar da realidade constantemente, tá na hora de eu reavaliar minha vida, porque isso sim não é saudável.
 
Última edição:
Concordo com você. Contudo, vale salientar que as sociedades antigas não usavam compulsivamente pois não tinha produção suficiente para isso, já os ricos abusavam do vinho ainda mais antigo que as festas em comemoração a Dionísio

No que você diz você tem razão. Mas não é uma regra que se aplica à todas as sociedades. Nós somos decentes dos gregos culturalmente. A Grécia foi o berço do ocidente, da nossa atual sociedade. muitas crenças, ideias e elementos culturais que os gregos antigos tinham e desenvolveram pulsam em nós e na nossa sociedade até hoje. Apesar disso o uso do álcool ainda tinha um caráter mais ritualístico que o nosso uso do álcool não tem, a bebida que eles consumiam era muito mais forte também, não dava pra tomar um copinho de tarde e continuar trabalhando. Nós não usamos drogas, apenas praticamos o consumismo delas. Justamente pq não temos espaço para o dionisíaco na nossa sociedade é que fazemos um mal uso da maioria das substâncias. O cogumelo ajuda a recuperar um pouco esse dionisíaco, mas eu temo que ele seja apropriado de forma ruim pela sociedade conforme os anos se passam, assim como a cannabis agr tbm foi totalmente absorvida pelo mercado e pelo consumismo. A maneira como nós consumimos essas drogas é uma forma meio decaída do dionisíaco, que não era demonizado entre os gregos, mas que na nossa sociedade é. Os gregos também praticavam rituais coletivos com alucinógenos, e era um dos maiores privilégios da vida de um grego poder participar. Os Mistérios de Elêusis, um ritual relacionado à primavera, que durou milhares e anos e que todos que pudessem pagar, até escravos, podiam participar. Esse ritual está cheio de elementos dionisíacos e acredita-se que eles usavam uma espécie de lsd obtido através de um fungo da cevada. Quanto a outras sociedades, por mais que tenham sido civilizações, historicamente, se não todas a maioria mantinham um uso ritual de todas as drogas, inclusive o álcool. Drogas como muletas para suportar a realidade em vez de decorar a realidade são na minha opinião encontrados apenas em sociedades ocidentalizadas.
 
No que você diz você tem razão. Mas não é uma regra que se aplica à todas as sociedades. Nós somos decentes dos gregos culturalmente. A Grécia foi o berço do ocidente, da nossa atual sociedade. muitas crenças, ideias e elementos culturais que os gregos antigos tinham e desenvolveram pulsam em nós e na nossa sociedade até hoje. Apesar disso o uso do álcool ainda tinha um caráter mais ritualístico que o nosso uso do álcool não tem, a bebida que eles consumiam era muito mais forte também, não dava pra tomar um copinho de tarde e continuar trabalhando. Nós não usamos drogas, apenas praticamos o consumismo delas. Justamente pq não temos espaço para o dionisíaco na nossa sociedade é que fazemos um mal uso da maioria das substâncias. O cogumelo ajuda a recuperar um pouco esse dionisíaco, mas eu temo que ele seja apropriado de forma ruim pela sociedade conforme os anos se passam, assim como a cannabis agr tbm foi totalmente absorvida pelo mercado e pelo consumismo. A maneira como nós consumimos essas drogas é uma forma meio decaída do dionisíaco, que não era demonizado entre os gregos, mas que na nossa sociedade é. Os gregos também praticavam rituais coletivos com alucinógenos, e era um dos maiores privilégios da vida de um grego poder participar. Os Mistérios de Elêusis, um ritual relacionado à primavera, que durou milhares e anos e que todos que pudessem pagar, até escravos, podiam participar. Esse ritual está cheio de elementos dionisíacos e acredita-se que eles usavam uma espécie de lsd obtido através de um fungo da cevada. Quanto a outras sociedades, por mais que tenham sido civilizações, historicamente, se não todas a maioria mantinham um uso ritual de todas as drogas, inclusive o álcool. Drogas como muletas para suportar a realidade em vez de decorar a realidade são na minha opinião encontrados apenas em sociedades ocidentalizadas.


Que isso irmão ... no Oriente os cara fumam erva pra caramba... irmão da uma pesquisada na história da cannabis . Se tu gosta de usar, mesmo que esporadicamente, vale a pena . Pesquisa o uso tradicional e a história, que tu vai entender como a cannabis influenciou a sociedade e a cultura. Porque foi proibido pra dar lugar a derivado de petróleo, vai a fundo irmão!!! Vai a fundo q tu é um cara bom que tô vendo. A cannabis é a chave , a base de toda a cultura e toda arte, a humanidade só chegou até aqui por causa da cannabis. Cannabis é fibra, e roupa, papel, cannabis é oleo combustível, é recurso renovável totalmente ecológico. É remédio poderoso, é sustento do pobre..., o rico não planta, o rico compra. Voce nao pode proibir ninguem de ser pobre, mas pode criminalizar a cultura da pessoa, assim se criminaliza a pobreza . E a cannabis é a peça fundamental que pode salvar o mundo da destruição desse sistema capitalista. Por isso que todo mundo fica de olho nela.
 
Antigamente o uso era regulado pela própria sociedade. Mesmo porquê aos vinte anos as pessoas quase sempre já estavam casadas, ou tinham parceiros com compromisso. Tinham filhos. Tinham funções e responsabilidades sociais.

Nas ocasiões destinadas a tal o uso de várias plantas era considerado propício. Mas se a pessoa começasse a usar direto, ficar muito desligado e faltar com os seus compromissos alguém iria, mais cedo ou mais tarde, chegar junto e falar que a pessoa não estava fazendo a sua parte.

Hoje as pessoas acham que tendo uma fonte de sustento financeiro e cumprindo certos compromissos sociais mínimos são livres para fazerem o que quiserem. Sinal dos tempos.
 
Que isso irmão ... no Oriente os cara fumam erva pra caramba... irmão da uma pesquisada na história da cannabis . Se tu gosta de usar, mesmo que esporadicamente, vale a pena . Pesquisa o uso tradicional e a história, que tu vai entender como a cannabis influenciou a sociedade e a cultura. Porque foi proibido pra dar lugar a derivado de petróleo, vai a fundo irmão!!! Vai a fundo q tu é um cara bom que tô vendo. A cannabis é a chave , a base de toda a cultura e toda arte, a humanidade só chegou até aqui por causa da cannabis. Cannabis é fibra, e roupa, papel, cannabis é oleo combustível, é recurso renovável totalmente ecológico. É remédio poderoso, é sustento do pobre...,

Não estou me referindo à cannabis, estou me referindo as drogas em geral e tbm n disse que todas as sociedades faziam o uso ritual da cannabis e das drogas em geral. Se no oriente fumavam mta cannabis até pode ser. Só pq a cannabis de certa forma nos ajudou a chegar ate aqui, como todas as outras drogas tbm, não significa que vou ficar fumando o dia todo, tbm n condeno ninguém por acreditar que fumar muito faz bem, e pode até fazer bem em certo aspecto. Apenas acredito que tudo na vida tem um vai e um volta. Não acredito que uma substância possa ser inteiramente boa, nem que ela possa ser perfeita no sentido de que ela não tem nenhum efeito ruim. Tudo que é bom tem uma linha a partir da qual é ruim. Se você bebe 2 a 3 litros por dia você vai se fazer muito bem, se você beber 15 litros de água em 24 hrs vc morre de overdose. Se na minha experiência com drogas eu prefiro me inspirar em sociedades que faziam o uso ritual das substâncias me baseio na minha experiencia com drogas e não afirmo que os outros estão errados. Buda por exemplo não usava substâncias pra chegar ao nirvana, ele não precisava pro que queria atingir. Na verdade ele afirmava que atingir a iluminação através de substâncias não é a verdadeira iluminação. Eu não concordo com Buda nesse aspecto, mas tem um fundo de verdade. Pra mim é uma lei da natureza, um dia vc trabalha no campo e planta suas batatinhas e depois você descansa e espera crescer, trabalhar a mente é a mesma coisa. Algumas pessoas acreditam que fumando toda hora elas podem ter um estado mental melhor, eu não acredito nisso, por mais milagrosa que seja a substância. A diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem. Em algumas tribos africanas, não lembro agora quais, eles fazem o uso medicinal do leite do avelós, uma das plantas mais venenosas que conheço. Se o leite de avelós pode ser remédio então da mesma forma usar cannabis pode ter malefícios sim! Justamente a maneira como você usa é que faz a diferença. Você tem que deixar os receptores de serotonina descansarem depois de usar, pelo menos 3 ou 4 dias. E é por causa disso que eu perguntei ao rapaz se ele faz uso constante de cannabis, pq eu n ofendo o espirito da planta se eu acredito que ela pode ser mal usada. Nós evoluimos junto com as plantas, é verdade, mas nosso cérebro precisa de descanso!
E a cannabis não é a base toda cultura e toda arte: ela é base de algumas culturas e algumas artes, tbm n podemos generalizar a substância dessa forma. Os lapões não fumavam cannabis e mesmo assim tinham arte. Até pode ser que usassem canhamo como fibra, historicamente o canhamo usado pra fazer fibra tinha baixa concentração de thc e alta concentração de cbd, principalmente nas regiões mais frias do hemisfério norte. Provavelmente a cultura e a arte já existiam antes do uso da cannabis fazer parte de algumas culturas. Mesmo o canhamo como fibra que se acredita que se utilize há mais de 10.000 anos, isso é muito cedo historicamente pra afirmar que ela é a base da cultura, pq cultura ja existia beeeeeem antes disso.


totalmente ecológico.
sobre ela ser totalmente ecológica, isso é discutível. Isso depende do método de cultivo, afinal a maioria das plantas que cultivamos não cultivamos de forma ecológica, mesmo que seja orgânico. Ah não ser que você cultive suas plantas num sistema biodiverso não é ecológico. Monocultura não é ecológica, mesmo que seja orgânica.

Vai a fundo q tu é um cara bom que tô vendo

já fui muito fundo, vários anos sem deixar de fumar um dia sequer. No inicio me ajudou, depois me atrapalhou, e agora sigo outro caminho. E sou muito grato pela experiência.
 
Última edição:
Irmão, em nenhum momento ninguém aqui defendeu que fumar muito faz bem, defendeu que o que convém a cada um é problema de cada um e que não precisamos nos julgar e sim se ajudar.
É totalmente ecológico o cânhamo, que se usa pra fazer roupa, tecido, papel , combustível e por ai vai, é A alternativa ao modelo estabelecido sobre o petróleo irmão. Aliás a proibicao começa com a invenção do plástico, derivado de petróleo. Se hoje os cultivos nao sao ecologicos é mais uma vez fruto da proibição que faz o jardineiro ter que esconder as plantas no armário. Que transforma um recurso natural primordial para a vida em harmonia com a natureza em droga do demonio. Mas Enfim, ai só estudando a história .
 
Qualquer cultivo que for monocultura- e canhamo é monocultura em sua maioria- não é ecológico, isso não tem nada a ver com a proibição. Mas enfim, ta ficando meio fora do tópico o assunto.
 
Qualquer cultivo que for monocultura- e canhamo é monocultura em sua maioria- não é ecológico, isso não tem nada a ver com a proibição. Mas enfim, ta ficando meio fora do tópico o assunto.

Então, pra finalizar você compara a monocultura de cânhamo que você quiser com o cultivo de algodao , com cultivo de eucalipto e com extração de petróleo. Pelo amor de Deus né querido. Fico pensando o que sera que é ecológico pra você. Me retirei . Vlw.
 
Nunca citei nem comparei com algodão nem eucalipto. apenas estava questionando suas afirmações extraordinárias sobre a cannabis ser a base da arte e da cultura, ser a chave de tudo, e além de tudo sua exploração ser totalmente ecológica. De A pra B ainda deduziu a extração de petróleo na comparação que eu n fiz? só pq falei de alguns contras da cannabis as pessoas ficam ofendidas achando q somos caretas proibicionistas. que nem o outro rapaz disse sugerindo que falhou alguma coisa no ensinamento das plantas e substâncias sagradas falando que é preconceito.
Só vejo preconceito com as plantas de poder que Deus nos deu, chego a me perguntar se o espírito do cogu não ensinou a ter respeito pelas forças superiores,
Depois afirmam que se tem que estudar história.... As pessoas são iluminadas demais mesmo, eu que sou ignorante...
 
Última edição:
Nunca citei nem comparei com algodão nem eucalipto. apenas estava questionando suas afirmações extraordinárias sobre a cannabis ser a base da arte e da cultura, ser a chave de tudo,


Eu não resisto ...

Já vi listas propriedades tão miraculosas da cannabis que provocavam vertigem só de ler.

Cura de unha encravada a câncer. E ainda traz a pessoa amada de volta em sete dias.
 
Eu não resisto ...

Já vi listas propriedades tão miraculosas da cannabis que provocavam vertigem só de ler.

Cura de unha encravada a câncer. E ainda traz a pessoa amada de volta em sete dias.



O tópico é sobre efeito colateral do cogumelo, se tu ficou assim pré conceituoso e debochado após tomar o cogumelo, acho que ficou bem demostrado aqui um efeito colateral.
 
O tópico é sobre efeito colateral do cogumelo, se tu ficou assim pré conceituoso e debochado após tomar o cogumelo, acho que ficou bem demostrado aqui um efeito colateral.


Você estava à vontade comentando os benefícios da cannabis. Mas tem razão. Vou desmembrar o tópico para o conversa livre.
 
Desmembrou o tópico mesmo , moveu tudo que esclarece o uso da erva pra cá.... fala sério....

Edit: ainda jogou o tópico na minha conta...vergonhoso legal mesmo .
 
Última edição:
Desmembrou o tópico mesmo , moveu tudo que esclarece o uso da erva pra cá.... fala sério....

Edit: ainda jogou o tópico na minha conta...vergonhoso legal mesmo .

Então seu problema com divisão de tópicos já vem de meses. Kkk

Do tópico, o abuso de qq coisa gera mal. Etc. Eu não consigo deixar de ser compulsivo com a erva quando estou usando. Então pra mim cai no mal uso, ou abuso, com o passar do tempo.

Tem um amigo médico que fuma quase todo dia apenas de noite antes de dormir. Mesmo tempo de uso que eu, nunca foi abusivo.

Epicurismo ou abstinência...... são os dois caminhos contra o abuso.

Mas a chance de autoengano é alta qd se está viciado e autodestrutivo em algo. Não apenas ervas, mas comida, sexo, esportes, etc.
 
Então seu problema com divisão de tópicos já vem de meses. Kkk

Do tópico, o abuso de qq coisa gera mal. Etc. Eu não consigo deixar de ser compulsivo com a erva quando estou usando. Então pra mim cai no mal uso, ou abuso, com o passar do tempo.

Tem um amigo médico que fuma quase todo dia apenas de noite antes de dormir. Mesmo tempo de uso que eu, nunca foi abusivo.

Epicurismo ou abstinência...... são os dois caminhos contra o abuso.

Mas a chance de autoengano é alta qd se está viciado e autodestrutivo em algo. Não apenas ervas, mas comida, sexo, esportes, etc.


Pois é, veio dessa discussão pré conceituosa que ficou ai pra trás. Sempre que se fala de cannabis parece que causa um rebuliço, vem gente se escandalizar outro defender. Provando que a coisa realmente é boa mesmo .
Se enganar da pra se enganar com tudo, inclusive com cogumelo. Muitos pensam que já sabem tudo , aí é que se para de aprender. O ego tem muitas armadilhas.
 
Back
Top