Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Datas que devem ser relembradas!!

Pedestre

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/02/2007
75
69
Um abraço a todo pessoal do CM !!​


Este é o meu primeiro post, e queria levantar aqui um espaço para relembrarmos​


datas importantes como esta que dá o ponta pé inicial da jornada! :D


Rio de Janeiro, 05 de março de 1887:


:seta: Nascia Heitor Villa-Lobos!!​


Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de 1.000 obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi, também, através de Villa-Lobos que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar[SIZE=-1].[/SIZE]​



[SIZE=-1]Infância[/SIZE]

vilboy.gif
A 5 de março de 1887, nascia Heitor Villa-Lobos, na Rua Ipiranga, bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro. Sua mãe, Noêmia Villa-Lobos, cuidava dos filhos e da casa. Seu pai, Raul Villa-Lobos, era funcionário da Biblioteca Nacional e dedicava-se à música, como amador.​

Na casa dos Villa-Lobos, todos os sábados, nomes respeitados da época reuniam-se para tocar até altas horas da madrugada. Esse hábito, que durou anos, influiu decisivamente na formação musical de Villa-Lobos que, logo cedo, iniciou-se na música. Aos seis anos de idade, aprendeu a tocar violoncelo com o pai, em uma viola especialmente adaptada.​

Foi também nessa época - e graças à sua tia Fifinha que lhe apresentou os Prelúdios e Fugas do "Cravo Bem Temperado" - que "Tuhú" (seu apelido de infância) fascinou-se pela obra de Johann Sebastian Bach, compositor que acabou por lhe servir de fonte de inspiração para a criação de um de seus mais importantes ciclos, o das nove "Bachianas Brasileiras".​

Além da cidade do Rio de Janeiro, Villa-Lobos residiu com a família em cidades do interior do Estado e também de Minas Gerais. Nessas viagens, entrou em contato com uma música diferente da que estava acostumado a ouvir: modas caipiras, tocadores de viola, enfim, uma parte do folclore musical brasileiro que, mais tarde, viria a universalizar-se através de suas obras.​



vilinst.gif
[SIZE=-1]O contato com os chorões[/SIZE]

Ao voltar ao Rio de Janeiro, a música praticada nas ruas e praças da cidade também passou a exercer-lhe um atrativo especial. Era o "choro", composto e executado pelos "chorões", músicos que se reuniam regularmente para tocar por prazer e, ainda, em festas e durante o carnaval. Tal interesse levou-o a estudar violão escondido de seus pais, que não aprovavam sua aproximação com os autores daquele gênero, pois eram considerados marginais.​

Com a morte de Raul Villa-Lobos, em 1899, D. Noêmia não conseguiu mais conter o filho. No início dos anos 20, como conseqüência desse envolvimento com o choro, começaria a compor um ciclo de quatorze obras, para as mais diversas formações, intitulado "Choros"; nascia aí uma nova forma musical, onde aquela música urbana se mesclava a modernas técnicas de composição.​

As viagens pelo Brasil​

viagbras.gif
Em l905, Villa-Lobos partiu em viagens pelo Brasil. Visitou os estados do Espírito Santo, Bahia e Pernambuco, passando temporadas em engenhos e fazendas do interior, em busca do folclore local. Tempos depois, seguia para outra viagem - uma excursão pelo interior dos estados do Norte e Nordeste - que se estenderia por mais de três anos. Foi nesse momento que teria conhecido a Amazônia - fato ainda não comprovado - o que teria marcado profundamente sua obra.​

Por onde passava, Villa-Lobos ia recolhendo temas folclóricos que utilizaria em suas composições, como no "Uirapuru", e em seu futuro trabalho de educação musical, através da coleção "Guia Prático".​

viltoc1.gif
A maioridade artística​

O ano de 1915 marca o início da apresentação oficial de Villa-Lobos como compositor, com uma série de concertos no Rio de Janeiro. Na época, casado com a pianista Lucília Guimarães, ganhava a vida tocando violoncelo nas orquestras dos teatros e cinemas cariocas, ao mesmo tempo que escrevia suas obras. Os jornais publicavam críticas contra a modernidade de sua música. Anos mais tarde, o compositor fez questão de explicar:​

"Não escrevo dissonante para ser moderno. De maneira nenhuma. O que escrevo é conseqüência cósmica dos estudos que fiz, da síntese a que cheguei para espelhar uma natureza como a do Brasil. Quando procurei formar a minha cultura, guiado pelo meu próprio instinto e tirocínio, verifiquei que só poderia chegar a uma conclusão de saber consciente, pesquisando, estudando obras que, à primeira vista, nada tinham de musicais. Assim, o meu primeiro livro foi o mapa do Brasil, o Brasil que eu palmilhei, cidade por cidade, estado por estado, floresta por floresta, perscrutando a alma de uma terra. Depois, o caráter dos homens dessa terra. Depois, as maravilhas naturais dessa terra. Prossegui, confrontando esses meus estudos com obras estrangeiras, e procurei um ponto de apoio para firmar o personalismo e a inalterabilidade das minhas idéias".​

A Semana de Arte Moderna​

india.gif
No Brasil do início do século, a influência européia e a permanência do espírito conservador do fim de século incomodavam a juventude, que começava a reagir a tudo isso. Surgiu, então, um movimento chamado Modernista que, em fevereiro de l922, foi oficializado em São Paulo, através da Semana de Arte Moderna. Atividades de vários campos da arte foram apresentadas no Teatro Municipal daquela cidade.​

Convidado por Graça Aranha, Villa-Lobos aceitou participar dos três espetáculos da "Semana", apresentando, dentre outras obras, as "Danças Características Africanas".​

As primeiras viagens a Europa​

Já bastante conhecido no meio musical brasileiro, alguns de seus amigos começaram a incentivá-lo a ir à Europa, e apresentaram à Câmara dos Deputados um projeto para financiar sua ida a Paris. A proposta foi aprovada e Villa-Lobos partiu, em l923, para o que seria sua primeira viagem ao Velho Continente. Chegou com mentalidade própria e se impôs em menos de um ano. Um grupo de amigos ajudou-o nas despesas e apresentou-o aos editores Max-Eschig, enquanto o pianista Arthur Rubinstein - que já o conhecia do Brasil - e a soprano Vera Janacópulus divulgavam suas obras em recitais por vários países.​

De volta ao Rio de Janeiro, em 1924, Villa-Lobos foi assim saudado pelo poeta Manuel Bandeira:​

"Villa-Lobos acaba de chegar de Paris. Quem chega de Paris espera-se que chegue cheio de Paris. Entretanto, Villa-Lobos chegou cheio de Villa-Lobos. Todavia uma coisa o abalou perigosamente: a "Sagração da Primavera", de Stravinsky. Foi, confessou-me ele, a maior emoção musical da sua vida.(...)".​

pipa.gif
Em l927, o compositor retornou a Paris para organizar concertos e publicar várias obras. Fez amigos, e muitos artistas de renome freqüentavam sua casa e participavam das feijoadas dos domingos. A partir dessa segunda temporada na capital francesa, ganhou prestígio internacional, apresentando suas composições em recitais e regendo orquestras nas principais capitais européias, causando forte impressão, ao mesmo tempo em que provocava reações por suas ousadias musicais.​

No segundo semestre de 1930, Villa-Lobos - a convite - retornava provisoriamente ao Brasil para a realização de um concerto em São Paulo. Contudo, não previa que, neste seu retorno, estaria inaugurando um novo capítulo em sua biografia.​

Villa-Lobos, o educador​

vilvasco.gif
Villa-Lobos preocupava-se com o descaso com que a música era tratada nas escolas brasileiras e acabou por apresentar um revolucionário plano de Educação Musical à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A aprovação do seu projeto levou-o a mudar-se definitivamente para o Brasil.​

Em 1931, reunindo representações de todas as classes sociais paulistas, organizou uma Concentração Orfeônica chamada "Exortação Cívica ", com a participação de cerca de 12 mil vozes.​

Após dois anos de trabalho em São Paulo, Villa-Lobos foi convidado oficialmente pelo Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Anísio Teixeira - para organizar e dirigir a Superintendência de Educação Musical e Artística (SEMA), que introduzia o ensino da Música e o Canto Coral nas escolas.​

Como conseqüência do seu trabalho educativo, viajou de Zeppelin, em 1936, para a Europa, representando o Brasil no Congresso de Educação Musical em Praga.​

estvasco.gif
Com o apoio do então Presidente da República, Getúlio Vargas, organizou Concentrações Orfeônicas grandiosas que chegaram a reunir, sob sua regência, até 40 mil escolares e, em 1942, terminou por criar o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, cujo objetivo era formar candidatos ao magistério orfeônico nas escolas primárias e secundárias, estudar e elaborar diretrizes para o ensino do Canto Orfeônico no Brasil, promover trabalhos de musicologia brasileira, realizar gravações de discos, etc.​

O compositor das Américas chega aos Estados Unidos​

"Irei aos Estados Unidos somente quando os americanos quiserem me receber como eles recebem a um artista europeu, isto é, em razão das minhas próprias qualidades e não por considerações políticas..."​

vilaero.gif
Apesar dessa resistência inicial (era o momento da chamada "política da boa vizinhança" praticada pelos EUA com aliados na 2ª Guerra Mundial), Villa-Lobos, convencido pelo Maestro Leopold Stokowski, seu amigo desde Paris, aceitou o convite do Maestro norte-americano Werner Janssen para uma turnê pelos EUA, em 1944.​

A partir daí, retornou àquele país várias vezes, onde regeu e gravou suas obras, recebeu homenagens e encomendas de novas partituras, além de ter travado contato com grandes nomes da música norte-americana, fechando, assim, o ciclo de sua consagração internacional. Villa-Lobos morreu de câncer em 17 de novembro de 1959, no Rio de Janeiro.​



Vale a pena conferir: http://www.museuvillalobos.org.br
 
Otimo artigo pedestre - porém deveria ter sido adicionado na seçao ARTIGOS e E-BOOKS.
ou sua intençao é que a gente adicione mais artigos e só depois isso tudo vá pra lá???
bom de qualquer forma MUITO bem lembrado dos choroes.
só nao tente ouvir um choro sob efeito de cogumelos.
vc vai se assustar com os resultados.
 
Otimo artigo pedestre - porém deveria ter sido adicionado na seçao ARTIGOS e E-BOOKS.
ou sua intençao é que a gente adicione mais artigos e só depois isso tudo vá pra lá???
bom de qualquer forma MUITO bem lembrado dos choroes.
só nao tente ouvir um choro sob efeito de cogumelos.
vc vai se assustar com os resultados.

Boca a idéia é todos irem adicionando o que quizerem! :pos:

 
ok

"Ventania"

VENTANIA
Ventania8.jpg
Compositor, Artezão e andarilho. Quem consegue como ninguém traduzir esse
universo de "pé de estrada", pano no chão, artezanato, estrada e hipies dos anos
70.

Ventania não tem casa, não tem endereço certo, vive nas estradas, anda de carona, não tem carro, não tem cama, mas tem espírito de passarinho e alma de menino.

Tudo que canta é verdadeiro e faz parte de suas bagagens: um alicate, um monte de lantejolas e fios de arame com os quais transforma em belíssimas obras de arte.

Seu único bem material é um violão muito velho e empenado, todo desenhado e autografado por amigos que encontrou pelas estradas.

Tudo muito simples e singelo, voce vai ouvir de caminhos de quem não tem medo de caminhar.

Saberá de São Tomé das letras, Pirinópolis, Pelourinho, Camping Rock , Embu das artes e todos os lugares e situações vividas por esse poeta hipie das estradas.
 
Uma data que deve ser relembrada:

25/07/2004 => Somente para aqueles que curtem FUTEBOL

Peru - Final da copa América - Brasil X Argentina

- 20' do primeiro tempo: Pênalti favorece a Argentina (1x0)

... no decorrer do jogo os Argentinos sacodem o estádio com aquela arrogância de superioridade sobre o Brasil. Mas eles não esperavam pelo que vinha a seguir...

- 46' do primeiro tempo: Gol do Brasil! (1x1)

... um alívio imediato invade o coração do torcedor brasileiro... até então se sentindo inferiorizado pelas vaias argentinas...

- O jogo vai para o intervalo no 1 X 1

... Ambas as torcidas agora "equilibradas" em suas expectativas... o jogo recomeça no segundo tempo e ambos os times também jogam equilibrados no meio-campo... ainda não se sabe o que acontecerá!

- 42' do segundo tempo: Gol da Argentina (2x1)

... numa falha grave da defesa brasileira a argentina desempata o jogo. O torcedor brasileiro passa agora por momentos difíceis de incerteza e insegurança... será que eles vão mesmo vencer a Copa América???

- 45' do segundo tempo: Sai o acréscimo de 3 minutos

... o coração do torcedor brasileiro está agoniado... a Argentina ganhará! só um milagre pode nos salvar em apenas 3 minutos!

- 46' do segundo tempo: aprensão, drama, raiva
- 47' do segundo tempo: pavor, desespero, agonia

- 48' do segundo tempo: GOL! GOL! GOL! GOL! 2x2

... O Brasil faz um GOL!!!!! empata o placar!!! 2x2!!!! o coração brasileiro volta a funcionar após uma parada cardíaca de 3 minutos... o desespero toma conta da Argentina! Eles já se davam por vitoriosos com sua arrogância... e não esperavam por isso! Agora o Brasil ainda pode vencer a copa!!!

....2x2... no meu bairro centenas de fogos explodem no ar... todos os que haviam guardado para comemorar a vitória na Copa gastam seus rojões para comemorar a sobrevivência do Brasil! O choro engasgado vem á tona!

O jogo acabou em seguida, com uma pequena confusão envolvendo os jogadores de ambas as equipes, e foi para a decisão de pênaltis.... a decisão será nos pênaltis! E agora????

O argentino D'Alessandro teve a primeira cobrança e Júlio César defendeu. Adriano bateu com categoria e fez o primeiro para o Brasil. O zagueiro Heinze teve a segunda cobrança e chutou por cima do gol brasileiro. Edu converteu o segundo, no canto esquerdo de Abbondanzieri.

Kily González cobrou o terceiro para a Argentina e acertou o canto esquerdo de Júlio César. Diego bateu no canto direito e Abbondanzieri pulou no lado certo, quase conseguindo a defesa. Em seguida, Sorín bateu no meio do gol e acertou. Juan cobrou no canto esquerdo e decretou o título brasileiro.

Ganhamos!!! Ganhamos!!! Ganhamos!!!


Por momentos a Argentina cantou vitória antes do tempo... por momentos o Brasil parecia um anão frente á sombra Argentina... mas viramos! ganhamos! derrotamos! e mostramos a potencialidade do futebol brasileiro (que não existe mais!)

===========================

:) É isso meus amigos... quis relembrar uma data que eu, como ex-torcedor fanático da seleção brasileira, vivenciou... e certamente muitos de vocês também se lembram deste jogo... que muitos consideram ter sido mais emocionante do que a vitória contra a Itália na Copa do Mundo de 1994... talvez só por ter sido a Argentina, senão não seria tão emocianante como a vitória de 94!
 
06 de Fevereiro de 1945:​


:seta: Nascia Robert Nesta Marley !! :D


Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, (Saint Ann, 6 de fevereiro de 1945Miami, 11 de maio de 1981) foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano. Ele é o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafaris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.​

Bob foi casado com Rita Marley (uma das "I Threes", que passaram a cantar com os Wailers depois de eles alcançarem sucesso internacional). Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos(2 adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Maker. Outro de seus filhos, Damien Marley (vulgo "Jr Gong") também seguiu carreira musical.​




aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_3_3a_Bob_Marley_in_Concert_Zurich_05_30_80.jpg
aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_3_3a_Bob_Marley_in_Concert_Zurich_05_30_80.jpg
 

Anexos

  • dfy.bmp
    110 KB · Visualizações: 139
  • gffh.bmp
    172.3 KB · Visualizações: 138
  • gfnh.bmp
    957.4 KB · Visualizações: 151
  • dfgdfg.bmp
    61.4 KB · Visualizações: 130
  • vnhnh.bmp
    209.3 KB · Visualizações: 117
  • ll.bmp
    123.7 KB · Visualizações: 122
  • j,hjjk.bmp
    93.7 KB · Visualizações: 123
  • hh.bmp
    122.9 KB · Visualizações: 124
  • gg.bmp
    122.1 KB · Visualizações: 128
Ano: 1932


:seta: Iniciava-se a produção do grandioso VW Sedan, o carocha, ou mais conhecido aqui pelos Brazucas como: FUSCA !​


:D EU AMO MEU FUSCA! :D


A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias firmas e até mesmo o governo de seu país, e levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo. Alguns pontos são obscuros ou mal documentados, já que o projeto inicialmente não teria tal importância histórica, e certos detalhes perderam-se com a devastação causada pela Segunda Guerra Mundial.​


aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_b_b6_MHV_VW_K_C3_A4fer_Typ_82_02.jpg


aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_b_ba_Fusca_estacionado.jpg
aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_b_b6_MHV_VW_K_C3_A4fer_Typ_82_02.jpgaupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_b_ba_Fusca_estacionado.jpg
 
meu fusca é IDENTICO ao seu!
igualzinho!
até as rodas faixinha branca amigo!
o meu é 69 - nasceu no verao do amor!
também é minha paixao!!!
 
Uma data impossível de ser esquecida....


09 de outubro de 1980, o fanático Mark Chapman, derruba, com tiros a queima-roupa, o ícone John Lennon, músico, compositor, pacifista, uma verdadeira personalidade na luta contra a guerra, miséria, e violência.

Isso me marcou muito. Até hoje não entendo o porque disto. Lennon foi vítima de algo na qual ele mais lutava contra.... a violência.

Saudades....
 
Uma data impossível de ser esquecida....


09 de outubro de 1980, o fanático Mark Chapman, derruba, com tiros a queima-roupa, o ícone John Lennon, músico, compositor, pacifista, uma verdadeira personalidade na luta contra a guerra, miséria, e violência.

Isso me marcou muito. Até hoje não entendo o porque disto. Lennon foi vítima de algo na qual ele mais lutava contra.... a violência.

Saudades....

Cara... tá aí uma coisa que sempre me pergunto:

"Como alguém mata Jhon Lennon?" :mad:

Como assim? :confused:
 


Frederic, mandou bem com o Bob !!!

:cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool:

Esse não dá pra esquecer jamais !!!

Grande abraço! :pos:
 
meu fusca é IDENTICO ao seu!
igualzinho!
até as rodas faixinha branca amigo!
o meu é 69 - nasceu no verao do amor!
também é minha paixao!!!

quem me dera tem um fusca assim viu... :rolleyes:
 
Até hoje não entendo o porque disto. Lennon foi vítima de algo na qual ele mais lutava contra.... a violência.

Excelente lembrança MuiLok, apesar de triste...

Na verdade Mark Chapman foi apenas uma ferramenta para o assassinato de Lennon... quem estava por trás disso era o governo americano que na época era republicano e apoiava a guerra do Vietnan... Lennon estava se tornando um grande empecilho político pois estava mobilizando as massas e a opinião pública a favor da paz e contra os interesses do governo... esse era apenas um ponto, mas existiam outros fatores... entre eles o receio de que Lennon poderia vir a se tornar um grande líder político ou cultural no futuro... Existe até uma teoria de que Mark Chapman teria a mente controlada por um novo método revolucionário de controle da mente que a CIA havia desenvolvido, uma espécie de hipnose, tranformando-o num assassino por controle remoto.
 
...Mark Chapman foi apenas uma ferramenta para o assassinato de Lennon...

Assim como Lula é só uma ferramenta para deixar o povo burro!​


Cursos superiores "semi-presenciais"! (Que porra é essa?)​


A gente fica 4/5 anos na faculdade e não dá pra pegar tudo como deveria,​


aí vem o MEC e autoriza "cursos superiores semi-presenciais"... :confused:


Somos meros números em estatísticas!​


Menos analfabetos: (na escola ninguém mais é reprovado! Você pode chegar ao segundo grau sem saber escrever seu nome... tudo bem né... pra que saber escrever o nome?...)​


É cada uma...​
 
04 de Junho de 1898:


:seta: Morria Virgulino Ferreira da Silva - Vulgo: LAMPIÃO



Lampião comandou um grupo de cangaçeiros fiéis e corajosos, mas extremamente cruéis. Um deles, Corisco, que inicialmente pertenceu ao bando de Lampião e depois passou a ter o seu próprio bando, após morte de Lampião, tornou-se seu sucessor.​

Lampião teve uma vida difícil. Seu pai foi morto quando Virgulino ainda era adolescente, numa busca policial, pelo alagoano José Lucena Maranhão, quando o destacamento procurava Virgulino, Levino e Antônio, os três irmãos já envolvidos com crimes. A ação policial desastrada o levou definitivamente a assumir a atitude de bandido, e por volta de 1916 se juntou a um bando de cangaceiros chefiados por um primo seu, Sebastião Pereira, vulgo "Sinhô Pereira". Já em 1919 liderava o grupo, e sua fama corria o país inteiro. Era o personagem preferido de literarura de cordel, onde era mostrado como um grande "herói", infalível e indomável. Relatos de suas façanhas contra as polícias chegavam aos ouvidos dos políticos, que patrocinaram uma caçada para persegui-lo e matá-lo.​

Vários coronéis (coiteiros) do sertão ofereciam armas, munição e abrigo em suas terras ao cangaceiro em troca de ajuda para sua segurança e na luta contra inimigos, assim como participação no butim dos saques. Lampião se tornou uma "lenda" depois de morto. Desenvolveu-se, depois da sua morte, a falsa noção de que ele era uma espécie de revolucionário marxista (documentos da III Internacional à época falam dos cangaceiros como "partisans", ou seja, guerrilheiros), que combatia as injustiças sociais no sertão, e que tirava dos ricos para dar aos pobres . Na verdade ele parece ter sido apenas um bandido comum, extremamente cruel e sanguinário, capaz das piores atrocidades contra as populações rurais no nordeste, e que sempre viveu em conluio com latifundiários. Extremamente vaidoso, gostava de perfumes franceses, roupas com enfeites e chapéus enormes adornados com moedas de prata, e confeccionava suas próprias alpercatas, bornais e cartucheiras, feitos de couro.​

Apesar de suas atrocidades, era religioso e trazia sempre no bornal um rosário e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Conta-se, aliás, que em 1926 teria recebido a patente de capitão da Guarda Nacional pelas mãos do Padre Cícero a fim de combater a Coluna Prestes que, naqueles dias agitados, passava pelo território cearense - um mito que parece ter como objetivo realçar o prestígio de Lampião ao associá-lo ao maior taumaturgo nordestino.​


aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_5_5f_Cartazlamp.jpg
aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_5_5f_Cartazlamp.jpg
 
04 de Junho de 1898:


:seta: Morria Virgulino Ferreira da Silva - Vulgo: LAMPIÃO



Lampião comandou um grupo de cangaçeiros fiéis e corajosos, mas extremamente cruéis. Um deles, Corisco, que inicialmente pertenceu ao bando de Lampião e depois passou a ter o seu próprio bando, após morte de Lampião, tornou-se seu sucessor.​

Lampião teve uma vida difícil. Seu pai foi morto quando Virgulino ainda era adolescente, numa busca policial, pelo alagoano José Lucena Maranhão, quando o destacamento procurava Virgulino, Levino e Antônio, os três irmãos já envolvidos com crimes. A ação policial desastrada o levou definitivamente a assumir a atitude de bandido, e por volta de 1916 se juntou a um bando de cangaceiros chefiados por um primo seu, Sebastião Pereira, vulgo "Sinhô Pereira". Já em 1919 liderava o grupo, e sua fama corria o país inteiro. Era o personagem preferido de literarura de cordel, onde era mostrado como um grande "herói", infalível e indomável. Relatos de suas façanhas contra as polícias chegavam aos ouvidos dos políticos, que patrocinaram uma caçada para persegui-lo e matá-lo.​

Vários coronéis (coiteiros) do sertão ofereciam armas, munição e abrigo em suas terras ao cangaceiro em troca de ajuda para sua segurança e na luta contra inimigos, assim como participação no butim dos saques. Lampião se tornou uma "lenda" depois de morto. Desenvolveu-se, depois da sua morte, a falsa noção de que ele era uma espécie de revolucionário marxista (documentos da III Internacional à época falam dos cangaceiros como "partisans", ou seja, guerrilheiros), que combatia as injustiças sociais no sertão, e que tirava dos ricos para dar aos pobres . Na verdade ele parece ter sido apenas um bandido comum, extremamente cruel e sanguinário, capaz das piores atrocidades contra as populações rurais no nordeste, e que sempre viveu em conluio com latifundiários. Extremamente vaidoso, gostava de perfumes franceses, roupas com enfeites e chapéus enormes adornados com moedas de prata, e confeccionava suas próprias alpercatas, bornais e cartucheiras, feitos de couro.​

Apesar de suas atrocidades, era religioso e trazia sempre no bornal um rosário e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Conta-se, aliás, que em 1926 teria recebido a patente de capitão da Guarda Nacional pelas mãos do Padre Cícero a fim de combater a Coluna Prestes que, naqueles dias agitados, passava pelo território cearense - um mito que parece ter como objetivo realçar o prestígio de Lampião ao associá-lo ao maior taumaturgo nordestino.​


aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_5_5f_Cartazlamp.jpg

Bem lembrado, minha biza era nordestina e eu lembro que ela contava uma historia do lampião que sempre achei legal, ela dizia que o lampião um dia chegou com seu bando em uma cidadezinha e entraram dentro de uma casa de uma senhora, e pediram que ela cozinhasse para eles, então ela foi e fez a comida e dps que todos estavam na mesa comendo um deles começou a reclamar para a senhora que a comida dela estava sem sal, e talz, ai foi e o lampião perguntou pra ele se a comida estava sem sal, e ele confirmou ai o lampião perguntou para a mulher porque a comida estava sem sal e ela falou que ela tinha problema de saude e não podia comer comida muito salgada e por força do habito tinha feito a comida com pouco sal, e o outro cara la reclamando, ai foi e o lampião pediu que ela buscasse todo sal que ela tivesse e derramou todinho no prato do kra que estava reclamando e o obrigou a comer toda comida, e ainda ficava falando isso é pra você aprender a respeitar os mais velhos !!

Good Vibes
aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_5_5f_Cartazlamp.jpg
 
bem lenbrado pedestre:


Lampião
65 anos sem o rei do CANGAÇO
View attachment 5970 CABECAS DOS CANGACEIROS





Madrugada de 28 de julho de 1938. O sol ainda não tinha nascido quando os estampidos ecoaram na Grota do Angico, na margem sergipana do Rio São Francisco. Depois de uma longa noite de tocaia, 48 soldados da polícia de Alagoas avançaram contra um bando de 35 cangaceiros. Apanhados de surpresa - muitos ainda dormiam -, os bandidos não tiveram chance. Combateram por apenas 15 minutos. Entre os onze mortos, o mais temido personagem que já cruzou os sertões do Nordeste: Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião.

View attachment 5965View attachment 5966CANGACEIROS
View attachment 5967 SOLDADOS QUE MATARAM VIRGULINO E SEU BANDO
View attachment 5968View attachment 5969VIRGULINO E MARIA BONITA
 

Anexos

  • dgdg.bmp
    92.4 KB · Visualizações: 92
  • jjghj.bmp
    242.3 KB · Visualizações: 97
  • fhfff.bmp
    116.6 KB · Visualizações: 92
  • sfssf.bmp
    120.4 KB · Visualizações: 92
  • gfg.bmp
    70.9 KB · Visualizações: 99
  • hgg.bmp
    636.3 KB · Visualizações: 101
08 de Março -Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março de todos os anos. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.
A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Este fato levou à uma versão distorcida dos fatos, misturando este evento com o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Yorque.
Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.
Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher serviram de estopim para a Revolução russa de 1917. Depois da Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo num dia oficial que, durante o período soviético permaneceu numa celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a sua vertente política e tornar-se-ia numa ocasião em que os homens manifestavam a sua simpatia ou amor pelas mulheres da sua vida — um tanto semelhante a uma mistura dos feriados ocidentais Dia das Mães e Dia dos Namorados. O dia permanece como feriado oficial na Rússia (bem como na Bielorrússia, Macedônia, Moldávia e Ucrânia), e verifica-se pelas ofertas de prendas e flores dos homens às mulheres (quaisquer mulheres). Quando a Tchecoslováquia integrou o Bloco Soviético, esta celebração foi apoiada oficialmente e gradualmente transformada em paródia — ver MDŽ.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.
 
RECIFE, 02 DE FEVEREIRO DE 1997


:seta: Morria Francisco de Assis França, mais conhecido como CHICO SCIENCE.​


Francisco de Assis França, mais conhecido pela alcunha de Chico Science foi um cantor e compositor recifense, um dos principais colaboradores do movimento Manguebeat em meados da década de 90. Líder da banda Chico Science e Nação Zumbi, deixou dois discos gravados: Da lama ao Caos e Afrociberdelia, tendo sua carreira precocemente abortada por um acidente de carro.​

Chico Science participava de grupos de dança e hip hop em Pernambuco no início dos anos 80. No final da década integrou algumas bandas de música como Orla Obe e Loustal, inspiradas na música soul, no funk e no hip hop. A fusão com os ritmos nordestinos, principalmente o maracatu, veio em 1991, quando Science entrou em contato com o bloco afro Lamento Negro, de Peixinhos, subúrbio de Olinda. Misturou o ritmo da percussão com o som de sua antiga banda e formou o Nação Zumbi. A partir daí o grupo começou a se apresentar em Recife e Olinda e iniciou o "movimento" mangue beat, com direito a manifesto ("Caranguejos com Cérebro", de Fred 04, da Mundo Livre S/A). Em 1993 uma rápida turnê por São Paulo e Belo Horizonte chamou a atenção da mídia. O primeiro disco, "Da Lama ao Caos", projetou a banda nacionalmente. O segundo, "Afrociberdelia", mais pop e eletrônico, confirmou a tendência inovadora de Chico Science e Nação Zumbi, que excursionaram pela Europa e Estados Unidos, onde fizeram sucesso de público e crítica. O Nação Zumbi lançou um CD duplo em 1998, depois da morte do líder, com músicas novas e versões ao vivo remixadas por DJs.​


Muuiito bom o som que esses camaradas fizeram !! :pos:​


 
Back
Top