Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Da gênese e do equívoco

brunomg

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/06/2006
314
73
Todo pai tem filho.

Todo filho tem pai.

E como os ancestrais, as idéias tem também sua arvore genealógica. Tudo que o Homem decide tem a origem na gênese da sua escolha: é a semente plantada no seu mais nobre campo: o sentimento.

Nosso método filológico pode antever com certo grau de precisão o passado remoto, mas pode nos livrar o equívoco, se permanece ainda na esféra do ingenuo “juizo analítico” ?

Obscuro e sem clareza, não da conta da profundidade da semente donde brota toda sua verdade, e vem acreditando ingenuamente nas máximas como se fossem pequenas verdades “atemporais”. A moral de onde surge a ação mais Viva do Homem é uma semente nua! Porque dela emana em forma de atitude sem pudor toda as pontas das suas garras.

O que pode parecer superficialidade no Homem é também uma protocópia da sua mais profunda intimidade. E tudo que dela subjas encontra-se incrustado na sua cara. O problema em perscrutar o quebra cabeça divino é encontrar em cada ramo o elo do seu próximo filho, e quem é também o seu verdadeiro pai.

Numa arvore forte, das folhas se remonta o epicentro da sua mais profunda raiz: Assim como em toda copa permanece ainda uma célula da sua semente. A questão da origem do Homem transcende a nossa interpretação clássica - que sucinta a pergunta do ovo e da galinha -, mas pergunta pelo verdadeiro Adão e Eva; das palavras, sentimentos, das nossas idéias, e, porque não, do nosso corpo ?

Quem será a palavra pai de todas outras: que medeia e pretende significar com justiça todas as filosofias ? E desse nosso mundo, quem é primata elo perdido com os deuses afinal, um Homem como nos fizeram acreditar os Gregos na Mitologia ? E neste santíssimo caso de apoteose, quem foi o escolhido, dentre todos os outros, Jesus ? Buda ? Maomé ? ou Zaratustra ?

A verdade é que das profundezas dessa terra onde surge inclusive esses Homens Monumentos, ouve junto com eles um processo de elevação histórico ao estatuto de santo; Para Sócrates, poderia ser Homero ja um Mito, e por outro lado, não o considerariam assim os homens que os viu com os olhos, seus contemporâneos; Do mesmo modo, Jesus, para os Hebreus, era um grande democráta. Hoje, porém, Sócrates é um Mito, Jesus um Deus, e junto à uma coleção de deidades da mitologia, apenas Homens da “história”.

Todos eles tinham uma grande copa, grandes ramos, grandes virtudes e a grande semente: Não equivocaram-se, não erraram, e não eram em si mesmo infelizes, ignorantes, nem jogaram com a justiça; Mas amaram e pensaram, sempre elevados em toda atividade que podiam realizar - inclusive compreender - ; Tinham concluido o enigma do Viver já antes de o terem formulado: A Vontade Humana infinitamente transbordante que move o Mundo.

No intento de nos tornamos grandes precindindo das virtudes de Herói, não estariamos em conflito e em profunda relação de paradoxo com o objetivo maior ? E no mais modesto, o de compreender, tornando uma claríssima “concepção moderna”, num profundo equívoco geneticamente modificado ?

A verdade é que nessa perícia é necessário mais que o microscópio para julgar, à validar qualquer coisa que tenha sido dita por um Homem só por que foi grande.

O Homem precisa aprender as Virtudes de Herói, aprender a viver como se fosse a vida um Mito, e ver o mito como se fosse apenas uma Vida.
 
Muito bom! Atentemo-nos pois a nossa respiração queridos irmãos, pois ela é a chave da consciência do aqui e do agora, lidando sabiamente com ela abrimos o portal para a vivência do mito nesse exato instante... que possamos caminhar com cautela nas experiências com nossos aliados, pois eles querem antes de mais nada nos ensinar que a realidade transcendental é nesse olhar, que percorre essas palavras...

Um abraço na alma de vocês!
 
Atentemo-nos pois a nossa respiração queridos irmãos, pois ela é a chave da consciência do aqui e do agora, lidando sabiamente com ela abrimos o portal para a vivência do mito nesse exato instante... que possamos caminhar com cautela nas experiências com nossos aliados, pois eles querem antes de mais nada nos ensinar que a realidade transcendental é nesse olhar, que percorre essas palavras...

Satipatthana = meditação da plena atenção ou vigilância: é a correta compreensão budista - Samadhi.

"um bonzo chamado yuan veio ver o mestre Taichu Hui-hai e perguntou-lhe:
- para chegar ao Tao (absoluto) há um caminho particular?
Taichu: - sim, há um.
Yuan: - qual é ele?
Taichu: - quando temos fome, comemos; quando estamos fatigados, dormimos....
Yuan: - é isso o que todo mundo faz; o caminho deles é, pois, o mesmo que o vosso?
Taichu: - não, não é o mesmo.
Yuan: - como isso?
Taichu: - quando eles come, eles não comem simplesmente, eles evocam toda espécie de imaginações. quando eles dormem, eles não dormem simplesmente, eles abandonam-se a mil e um vãos pensamentos. eis porque o caminho deles não é o meu caminho."

sobre a meditação nos quatro fundamentos da plena atenção (satipatthana):
"para a conscientização dos fenômenos psicofísicos que invadem nossa mente e para interromper a continuidade do sofrimento..."
do livro: Budismo: Psicologia do Autoconhecimento, Dr. Georges da Silva e Rita Homenko.
ainda: "...o zen, como toda meditação budista, se baseia na meditação da plena atenção mental, isto é, na contemplação dinâmica ou momentânea de cada momento de tomada de consciência, na observação de todos os fenômenos psicofísicos."
 
Alguem pode me explicar o que o segundo e o terceiro tem a ver com o primeiro? :)
 
esses dias atras o vitinho tava fazendo café com a panela de pressao.
ele derrubou tudo pela cozinha.
quando indagado:
poha vitinho olha a merda que está fazendo!
ele respondeu:
porque se preocupa? o café é hidrosoluvel.!
 
esses dias atras o vitinho tava fazendo café com a panela de pressao.
ele derrubou tudo pela cozinha.
quando indagado:
poha vitinho olha a merda que está fazendo!
ele respondeu:
porque se preocupa? o café é hidrosoluvel.!

Com pressão ou sem pressão?

(Estou certo que sou bobo demais, hehehe)
 
Back
Top