Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas na secagem

sasoft

Cogumelo maduro
Cadastrado
29/11/2009
13
47
Boas !!

Construí um túnel de vento e deixes alguns cogus frescos no ventilador umas boas horas, acontece que começaram a ficar com aspecto estranho. Ficaram muito pequenos e começaram a escurecer até que ficaram negros mesmo. Será que ainda estão bons para consumir ? :confused:

Mais tarde fiz nova secagem de outros mas por menos horas e ficaram com melhor aspecto :eek:

Duvida: Houve perda de potencia e qualidade nos cogus da esq. ?

Obrigado :)
 
Movi o tópico para a seção de secagem, sasoft.

Quanto aos cogumelos enegrecidos, não acho que tenham se estragado, mas pode ser mais seguro descartá-los.
 
tbm axo

Os da esquerda estao bem estranhos msm, geralmente nao ficam assim.
 
Tem fotos?

Secagem é secagem, não estraga o cogumelo não, pode acontecer de escurecer/enegrecer bastante sim. Não há problema nisso.

Algum fator no ar que voce nao comentou?
O cogumelo que voce colheu é saudável? íntegro?
 
Aqueles pretos podem ter perdido potência, na minha opnião estão estragados.

Os da esquerda estão com aspecto normal.
 
Tem fotos?

Secagem é secagem, não estraga o cogumelo não, pode acontecer de escurecer/enegrecer bastante sim. Não há problema nisso.

Algum fator no ar que voce nao comentou?
O cogumelo que voce colheu é saudável? íntegro?

Boas, desde já quero agradecer a prontidão na resposta :D

A foto está no primeiro post .

A secagem foi efectuada utilizando um ventilador normal e um passador do género daqueles para o macarrão. Acho que o problema foi que abusei no numero de horas de secagem... Os cogus apesar de ficarem pretos e mirrados ainda apresentavam algum teor de humidade que foi retirada posteriormente com papel de jornal e calor.

Os cogumelos apresentavam aspecto saudável antes de terem sido submetidos ao processo de secagem :p:

Obrigado
 
Olha... esses cogumelos devem estar crocantes ao ponto de se esfarelarem ao toque mais forte. (sinal de que estão bem secos).
Se estiverem meio moles ainda, dificeis de quebrar não estão secos.

Pela foto parecem que estão úmidos ainda, por dentro quem sabe ainda tenha água. Logo, vai atrais fungos e estragar mesmo, cuidado com isso.

A foto não está nítida, não tem como caracterizar 100%.
 
Back
Top