Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas de contaminação: mancha preta forte, posteriores marcas marrons.

Zad

Hifa
Cadastrado
11/03/2018
38
9
38
Boa tarde, amigos,
Estou tendo problemas em todos os bolos no meu atual cultivo. São dois problemas distintos.

Foto 1 - machas (de contaminação?) que ocorreram em menos de 2 dias após a inoculação. Separei esses copos e as manchas não cresceram. Micélio do cubensis colonizando com força os mesmos copos atualmente, manchas mantiveram-se contidas. Como uma delas é bastante preta/escura fiquei preocupado pois dizem que alguns cnotaminantes dessa cor são bastante tóxicos. Copos continuam separados.

Foto 2 - Todos os demais copos vem apresentando essas manchas marrons. Não parece afetar em nada o micélio do cubensis, vindo com força em todos os copos. Alguém saberia indicar se é contaminação, ou algo que eu não tenha conhecimento (excesso de água na mistura, por exemplo)?
Agradeço a todos desde já!

Abraços fraternos,
 

Anexos

  • photo_2019-04-09_10-28-47.jpg
    photo_2019-04-09_10-28-47.jpg
    145 KB · Visualizações: 29
  • photo_2019-04-09_10-29-03.jpg
    photo_2019-04-09_10-29-03.jpg
    108.1 KB · Visualizações: 29
Se fosse eu, já descartaria esses bolos.
Como você fez a esterilização ?
Utilizou alguma SAB ou GloveBox para inocular ?
 
Upvote 0
Se fosse eu, já descartaria esses bolos.
Como você fez a esterilização ?
Utilizou alguma SAB ou GloveBox para inocular ?

Procedi com ambiente esterelizado com lisoform, como já é meu costume, utilizei máscara e luvas (esterelizadas), contudo não possuo glovebox, a inoculação foi apenas em ambiente fechado e esterelizado.
 
Upvote 0
Back
Top