Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas com tipo de fungo azul em pilha de cobertura vegetal

Jinno

Hifa
Cadastrado
28/06/2016
4
12
40
Bom dia a todos da comunidade,

Primeiramente gostaria de me desculpar se esse não for o local certo para postar essa dúvida. Porém pelas pesquisas que fiz no fórum não achei nenhum tópico parecido em nenhuma categoria. Caso não seja o local adequado, por favor me indiquem o melhor local que corrijo.

Estou com uma dúvida com relação ao efeito de fungos de uma pilha de material vegetal que será usada na cobertura de um canteiro para cultivo de hortaliças.

A pilha de material é de poda de árvores que foram trituradas em pedaços menores e estão empilhadas em sacos largos (1,5 x 1,5 m) com profundidade de mais ou menos 1m. Seguem as imagens abaixo:

WhatsApp Image 2017-04-30 at 11.08.44.jpeg WhatsApp Image 2017-04-30 at 11.08.46(1).jpeg WhatsApp Image 2017-04-30 at 11.08.46.jpeg

Como o material ainda não estava totalmente seco ele começou a fermentar como o esperado. Porém, como estamos necessitando utilizar o material rapidamente, para proteger o canteiro, gostaria de saber se esses fungos das fotos são danosos.

Pelo que pude observar eles possuem as seguintes características:
  • Coloração azul clara;
  • Odor levemente amadeirado;
  • Micélio aparentando ser branco.
Ambiente:
  • Temperatura em torno de 35°C;
  • Umidade entre 40% e 60%.
A questão que gostaria de saber é se esses tipos de fungos que surgem nas primeiras fases de compostagem são danosas às mudas e sementes que vou plantar nos canteiros.

Alguém saberia dizer se posso utilizar o material nos canteiros sem prejuízo para o desenvolvimento dos vegetais que irei plantar?

Desde já agradeço a ajuda!

Grande abraço.
 
Parceiro, se os fungos estão consumindo a madeira ela deve ser pouco útil como fonte de nutrientes para suas hortaliças.

Não acho que esse fungo possa atacar suas hortaliças, mas dá uma olhada nesses dois artigos aqui e tenta identificar. Se conseguir procure pelo fungo em questão e veja se ele ataca o que vai plantar.

https://5cidade.files.wordpress.com/2008/04/conheca-os-fungos-da-podridao-da-madeira.pdf
http://www.bibliotecadigital.ufmg.b...UOS-9RPGD5/monografia___fagner.pdf?sequence=1
 
Caramba, só vi sua resposta agora!

Muito obrigado pelas indicações!

Com relação aos fungos em questão eles não prejudicaram em nada a plantação.
 
Back
Top