Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida sobre oxigênio em PFTEK

Vivi Westwood

Esporo
Cadastrado
06/05/2024
78
3
Salve! Salve!

Eu ia partir direto para monotube, mas seguindo conselhos de colegas do forum, resolvi dar um passo atrás e testar primeiro PFtek e me surgiu uma duvida.

Durante a faze de colonização é interessante que tenha alguma troca gasosa?
Vi algumas fotos de recipientes que tinham filtros para troca gasosa e fiquei em duvida.
Por um lado acho que seria interessante para o desenvolvimento do micélio, mas por outro fiquei com receio que o contato com oxigênio antecipe a pinarem.
O que vcs acham?
Aqui estou usando potes de plástico PP5, eles vedam relativamente bem, isso seria um problema?

Obrigado!
VW

Salve @VIvi Westwood!

Vou te falar o que eu faço: uso potes de bolo daqueles de 220ml com lacre. Sigo a receita padrão, coloco a mistura no pote e tento não compactar a mistura, porque se compactar muito ele não coloniza direito. Boto os potes pra esterilizar na panela de pressão. Na hora de inocular, uso minha SAB e vou furando a tampa dos potes com a própria agulha da seringa de CL ou multi esporos. Quando finalizo a inoculação eu vedo o furo com fita micropore e pronto, sucesso. Aí é só tacar na incubadora e rezar para os deuses dos cogumelos.

É claro, isso aí é um resumo da ópera. Você precisa pensar na sua estratégia para fazer o seu processo aí, principalmente na questão da assepsia.

Opa @Experimentalist
Obrigado pela resposta.

Acabei sanando minha duvida aqui no tutoria de PFTEK, eu já havia feito uma busca no forum e lido o tutorial, mas acho que essa informação me escapou 🙇‍♀️, vacilo meu!!
Devo vedar os bolos PF, ou os copos devem ter furos para respiração? | A PF Tek

Recomenda-se que fiquem vedados, pois furos no papel alumínio ou outro tipo detampa seriam entradas - e com boas vindas - para possíveis contaminantes concorrentes ao Psilocybe cubensis.

Alguns cultivadores abrem os furos durante a incubação para acelerar o processo, sobretudo quando a parte de cima do bolo já foi colonizada pelo micélio, mas o ar contido dentro dos copos vedados normalmente é suficiente para a colonização total.

Abrir furos pode ser útil também quando a colonização fica estagnada. Um dos motivos mais frequentes é falta de oxigênio.

No caso de se abrir furos para troca gasosa os mesmos devem ser cobertos com um material que impeça a entrada de contaminantes, como lã acrílica, papel filtro ou esparadrapo poroso.

Por hora, vou deixar vedado, embora tenha preparado os potes com filtro, caso trave a colonização eu abro!
Valeu cara!

VW

Se você fizer o substrato do PFTEK certinho (sem compactar), ele vai ter uma boa troca de ar.

Se o copo trava, geralmente é pq tem zonas compactadas muito úmidas onde o micélio não prospera, ou que as temps tão muito ruins, ou que o sub foi preparado sem água o suficiente, ou que tem algo crescendo junto!

Quando eu faço, uso copos americanos de vidro (200ml). Boca larga. Cobertos com algumas camadas de papel aluminio e preso com fita isolante. Coloco o sub e adiciono uma camada seca de vermiculita fina, ela age como um filtro. Quando inoculo com seringa de esporos cubro com fita microporosa, duas camadas.

O PFTEK ainda é minha forma favorita de germinação de esporos. Tenho dificuldade de germinar esporos em ágar direto, mas no meio do PFTEK é rápido e fácil de ver crescimento. Daí é só transferir pro ágar e sucesso, você tem culturas novas.

Tenho certeza que você vai aprender aprender coisas que não vão te abandonar no futuro!! PFTEK não é só um método de iniciantes, é lindo o modo que ele opera, principalmente quando o assunto são esporos.

Se você fizer o substrato do PFTEK certinho (sem compactar), ele vai ter uma boa troca de ar.

Se o copo trava, geralmente é pq tem zonas compactadas muito úmidas onde o micélio não prospera, ou que as temps tão muito ruins, ou que o sub foi preparado sem água o suficiente, ou que tem algo crescendo junto!

Quando eu faço, uso copos americanos de vidro (200ml). Boca larga. Cobertos com algumas camadas de papel aluminio e preso com fita isolante. Coloco o sub e adiciono uma camada seca de vermiculita fina, ela age como um filtro. Quando inoculo com seringa de esporos cubro com fita microporosa, duas camadas.

O PFTEK ainda é minha forma favorita de germinação de esporos. Tenho dificuldade de germinar esporos em ágar direto, mas no meio do PFTEK é rápido e fácil de ver crescimento. Daí é só transferir pro ágar e sucesso, você tem culturas novas.

Tenho certeza que você vai aprender aprender coisas que não vão te abandonar no futuro!! PFTEK não é só um método de iniciantes, é lindo o modo que ele opera, principalmente quando o assunto são esporos.

Valeu Myco, vc foi um dos que sugeriu testar o PFTEK primeiro.
Eu acho que todo método é uma escola, foi uma boa escolha começar assim.

Por hora, a colonização segue sem problemas visíveis aqui, para mim que não tenho experiência, parece que o micélio está se espalhando rápido., algo como 0,5cm-1cm de almento de margem por dia (acho que ontem foi mais)
Eu vacilei com o tamanho dos potes, acabei fazendo em potes de 500ml, espero que isso não crie um problema para a colonização das partes mais interiores deles.

Bom é isso, quando sobrar um tempo eu mando para seção o diário.

VW

Eu vacilei com o tamanho dos potes, acabei fazendo em potes de 500ml, espero que isso não crie um problema para a colonização das partes mais interiores deles.

Se você tiver sorte com relação às contaminações, você vai ter frutos lindões. Quando mais substrato, mais energia pro micélio. Vc abriu algum diário para o seu cultivo?

Só pra deixar o termo certo

ela age como um filtro

O selo de vermiculita age como... Selo.
Contaminantes que caírem no topo do copo encontram um substrato sem nutrientes, mas se ela estiver molhada, deixa de ser um selo e contaminantes se desenvolvem com a água disponível ali.

Ela não filtra contaminantes.
Por isso é importante fazer o selo e limpar as bordas do pftek para não ter arroz e nada nutritivo.

Contaminantes que caírem no topo do copo encontram um substrato sem nutrientes, mas se ela estiver molhada, deixa de ser um selo e contaminantes se desenvolvem com a água disponível ali.

Por isso é importante fazer o selo e limpar as bordas do pftek para não ter arroz e nada nutritivo.
Sim, se mexer o copo também pode comprometer o "selo".

Chamar de filtro é errado, mas um amigo das antigas que me ensinou pela primeira vez nem usava micropore. O selo acaba tendo uma capacidade, mesmo que baixa e com vários poréns, de filtrar ar e barrar contaminantes.

Valeu pela correção, Texugo.

Se você tiver sorte com relação às contaminações, você vai ter frutos lindões. Quando mais substrato, mais energia pro micélio. Vc abriu algum diário para o seu cultivo?

Opa!
Ainda não abri, tive pouco tempo livre para documentar e escrever aqui, mas pretendo fazer ao longo da semana.
precisei viajar, a ultima conferida foi na sexta, até esse momento não, havia sinais de contaminação.

VW

Pior que eu esqueci de colocar uma camada de vermiculita encima do bolo 🤦‍♀️,acho que é isso né, a gente vai errando e aprendendo!

VW

Back