Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida pré aniversário - Primeiro cultivo TKSSS

Erich Vieira

Esporo
Cadastrado
06/02/2022
1
3
29
Bom dia a todos, como estamos? Espero que todos estejam em paz.

Sou Erich, novo usuário aqui do fórum.
Iniciei meu primero cultivo PF Tek com seringa de micélios TKSSS há um mês atrás. Utilizei como substrato a vermiculita, farinha de arroz integral e água. A data de inoculação/inicio da incubação foi no dia 16/01/22, sendo utilizada como incubadora uma caixa de isopor com um termostato de aquário dentro, mantendo a temperatura entre 27 a 30 graus Celsius durante todo esse período.
Ao longo da incubação, abri a caixa de isopor 2 vezes para verificar o desenvolvimento do micélio, aparentemente a colonização está sendo bem sucedida e, hoje de manhã, abri a caixa mais uma vez para verificar a possibilidade de fazer o aniversário dos bolos. Observei o seguinte:

Com uma seringa de CL Micelios TKSSS, inoculei 5 copos de uisque de 300 ml, porém como foi minha primeira vez, não fui muito constante na quantidade de solução inoculada. O resultado disso foi que, hoje, praticamente um mes após o inicio da incubação, 3 copos foram totalmente colonizados e dois copos estão com o desenvolvimento um pouco mais lento, possivelmente devido a menor quantidade de CL inoculada. Além disso, um dos copos totalmente colonizados apresenta uma leve textura amarelada no micélio.

A minha dúvida é: Qual seria a melhor opção a partir de agora? Devo aguardar a colonização completa dos outros dois copos (o que levaria em torno de uns 7 - 10 dias) para fazer o aniversário de todos os bolos de uma vez?

Devo fazer o aniversário dos 3 bolos totalmente colonizados e, posteriormente, transportar os 2 bolos para o mesmo terrário quando estiverem prontos?

Devo fazer o aniversário dos 3 bolos totalmente colonizados e desfazer os bolos parcialmente colonizados em algum pote maior, retirando o substrato não colonizado e colocar todos no terrário no mesmo dia?

Seguem fotos da colonização:

Copo 1 - Totalmente colonizado: IMG_7556.jpegIMG_7558.jpg


Copo 2 - Totalmente colonizado: IMG_7560.jpg






Copo 3 - Totalmente colonizado, porém com uma leve coloração amarelada em alguns pontos: IMG_7563.jpgIMG_7564.jpgIMG_7565.jpg Essa textura amarelada é comum ou pode se tratar de contaminação?


Copo 4 - Parcialmente colonizado: IMG_7566.jpg

Copo 5 - Parcialmente colonizado: IMG_7570.jpgIMG_7574.jpg


Desde já agradeço por estar fazendo parte desse fórum, cogumelos, sua cultura e sua magia são muito impostantes para mim, cultivar pela primeira vez tem sido uma experiência muito engrandecedora e estou fazendo o possível para que ocorra tudo bem.

Muito obrigado pela atenção pessoal, um ótimo dia e muita paz na semana de vocês.

Grande abraço.
 
Esse copo 2 está todo amarelo mesmo ou foi só na hora de tirar a foto?
O copo 3 parece estar com xixi micelial, procure algumas fotos aqui no fórum para comparar, só por foto assim não posso dar certeza.

Também tive cultivo em que alguns bolos ficaram completos antes de outros. Coloquei os prontos no terrário, e deixei os outros agirem na incubadora até a hora certa de aniversariar.

Você teve dúvidas na hora da inoculação? Aqui no fórum há tutoriais e diversos diários falando sobre quanto ml colocar nos bolos etc
 
Back
Top