Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida - parafilm

MoKsha

Primórdia
Membro Ativo
24/10/2012
118
31
31
Uma dúvida sobre o parafilm...
Por permitir trocas gasosas, ele seria propício pra eu selar recipientes com spawn?

Propriedades:
Permeabilidade a gases durante 24 horas a 23°C e 50% de Umidade Relativa:

* O2 (Oxigênio): ≤ 350cm³/m²;
* N2 (Nitrogênio): ≤ 105cm³/m²;
* CO2 (Dióxido de Carbono): ≤1100cm³/m²;
 
Uma dúvida sobre o parafilm...
Por permitir trocas gasosas, ele seria propício pra eu selar recipientes com spawn?

Propriedades:
Permeabilidade a gases durante 24 horas a 23°C e 50% de Umidade Relativa:

* O2 (Oxigênio): ≤ 350cm³/m²;
* N2 (Nitrogênio): ≤ 105cm³/m²;
* CO2 (Dióxido de Carbono): ≤1100cm³/m²;



Em bolos PFs, placas de petri e tubos de ensaio até vai , mas eu nao recomendo o parafilme pras trocas gasosas de substratos de spawn, requerem mais troca gasosa e o parafilme nao é suficientemente poroso pra isso... no caso de spawn e substratos nitrogenados pode até usar o parafilme pra selar, mas é sempre bom ter um filtro dedicado pra troca de gases.
 
E micropore e alumínio? Por enquanto fiz um único copo que saiu muito bom, mas ele tinha um único furo da inoculação (numa camada dupla de papel alumínio) tapado com micropore.

Numa outra vez usei um jarro de 1 litro de boca pequena tapada com uma dupla camada de um filtro de qualidade (mais tarde confirmo qual e posto foto) e o jarro ficou quase 1 mês sem colonizar... Quando começou, o que surgiu foi um micélio super fraco e algodoado (talvez até cobweb) que levou mais 1 mês pra colonizar 100%. Mas também autoclavei por 1 hora, nesse recipiente e com o filtro: quando tirei o milho tava com um aspecto de seco e queimado. Pode ter sido isso, também (estilização muito severa?).
 
Opa, acho que teve uma falha na comunicação... Não quis dizer que o papel alumínio seria o filtro, mas sim o furo da inoculação feito nele, tapado com micropore.

O que eu tinha prometido de trazer... O filtro que usei foi esse: http://www.alzlaboratorios.com.br/papel/filtroqualitativo80g.html

Aqui umas fotos de como ficou o milho 100% no jarro - tapado com 2 camadas de filtro + filtro de café (micélio ruim ou cobweb?):
2012-12-30 06.37.00.jpg2012-12-30 06.37.04.jpg2012-12-30 06.37.09.jpg

Aqui como eu fiz dessa vez (a segunda foto são os copos dentro da autoclave):
2012-12-30 10.17.30.jpg2012-12-30 10.23.09.jpg
Nos dois grandes tem uma dupla camada do mesmo filtro preso por baixo do papel alumínio, que eu não lacrei (diferente dos copos).

Dessa vez autoclavei por 35 minutos.
 
Última edição:
o micelio tem uma cara otima MoKsha!

Esta legal, ainda q acho meio exagerado 2 camadas de filtro sintetico + filtro cafe.

De resto, esta prometedor essas culturas!!
 
Back
Top