Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida: Forum sobre plantas enteogenas

Gnosis

Primórdia
Membro Ativo
30/08/2015
103
35
Sempre que vejo antigos comentários envolvendo ayahuasca, peiote e outros alucinógenos naturais é citado o PE (plantasenteogenas.org).
Infelizmente - ou não - eu só fui descobrir esse universo mais tarde, quando o nosso amigo PE já havia falecido. Alguém poderia me indicar algum outro fórum brasileiro ativo que preencha o mesmo espaço?
 
Última edição:
Não sei de nenhum outro fórum que discuta plantas enteógenas. No orkut havia algumas boas comunidades sobre enteógenos; no facebook deve ter alguns grupos que discutam enteógenos, só não sei se são bons.

Pelo que falaram nesse tópico: https://teonanacatl.org/threads/alguém-sabe-do-pe.11358/ , o Plantas Enteógenas vai voltar, só não sei se ainda tá de pé essa ideia.
 
Última edição:
Esse projeto está em stand by por tempo indeterminado.

Talvez para sempre.

Por quê? É muito ruim não ter um fórum sobre outros enteógenos. Quando a gente tem uma dúvida, não tem onde tirar.

Os donos do fórum poderiam transformar o Cogumelos Mágicos no novo Plantas Enteógenas, e até mesmo permitir a discussão de outros tipos de substâncias. Quando um fórum se resume à discussão de apenas uma ou duas substâncias, fica tudo muito limitado. Se abrirem um espaço para outros enteógenos, o fórum só vai crescer em informação e conhecimento. Assim todo mundo sai ganhando.
 
Os donos do fórum poderiam transformar o Cogumelos Mágicos no novo Plantas Enteógenas, e até mesmo permitir a discussão de outros tipos de substâncias. Quando um fórum se resume à discussão de apenas uma ou duas substâncias, fica tudo muito limitado. Se abrirem um espaço para outros enteógenos, o fórum só vai crescer em informação e conhecimento. Assim todo mundo sai ganhando.

Eu até pensava assim, @morpheu... :)

Hoje em dia eu acho melhor o CM se restringir a cogumelos, e outros psicoativos só se for relacionado - comparações, interações, etc. No começo de tudo o PE era parte do CM (um subfórum), mas parece que a galera das plantas não tava feliz com isso e eles quiseram separar e depois não se mantiveram. De alguma forma, abarcar o PE de novo seria um retrocesso, e podem ressurgir os mesmos conflitos que levaram os interessados apenas em plantas a se separarem num novo fórum.

Tem também o histórico do CM de que antigamente era mais aberto para falar de outras substâncias, mas essa linha editorial mudou porque acharam que seria melhor assim - e de alguma forma, essa decisão deixou o fórum mais organizado, mais limpo, e até com membros com participações mais elaboradas. Mas o melhor: ficou mais focado no enteógeno mais poderoso, que pra mim são os cogumelos.

Eu gostava e muito do PE e faz falta, mas acho que cabe a um novo grupo de pessoas se organizarem pra abrir um fórum independente do CM, para pessoas que se interessem pelas plantas mesmo. E tem gente aqui do CM com know how de como fazer um fórum e que, acredito, darão apoio a quem tentar reerguer o eventual sucessor do PE.

------------------

Minha posição, fora do CM...

Eu até tenho planos de abrir um fórum no estilo drugs-forum, que abranja simplesmente todas as substâncias psicoativas que existam, das mais benéficas às mais destrutivas, para fins de redução de danos, etc. Acho que um futuro fórum de psicodelia em português (ou seja, que se restrinja a psicodélicos, e não abarque outros tipos de psicoativos) deveria abarcar não somente plantas e fungos, mas também os sintéticos.

Então, eu acredito que deve haver informações sobre todas as substâncias, e inclusive ajudo na tradução de textos do Erowid sobre substâncias que não são cogumelos, mas busco outros sites pra publicar o original traduzido. No entanto, sinto que o melhor pra nossa comunidade é ficarmos com os cogumelos, que eles são de um todo muito especiais até em relação aos outros enteógenos.

:coffee:
 
Última edição:
Mas por que abandonaram o projeto do novo plantasenteogenas? É caro pra criar um fórum? É muito trabalhoso?

Eu queria compartilhar umas experiências com Salvia que tive e não tenho onde, e é uma pena porque eu fiz grandes descobertas com essa planta, acho que poderia ser útil para os usuários da Salvia e os demais psiconautas.

Também queria aprender um método para tentar diminuir as náuseas da argyreia. Lembro que no PE havia vários tópicos ensinando como fazê-lo.

Ter um fórum sobre os demais enteógenos é sobretudo importante porque pode vir a evitar que muitos usuários desavisados façam besteira por falta de informação, já que aqui parece mais importante se submeter a umas regrinhas do que ajudar e informar os outros.

Poderia haver também um fórum em português sobre DMT, em que pudéssemos discutir a extração e outras coisas mais relativas a essa substância. No PE não era permitida a discussão de DMT purificado porque era uma substância ilegal. Mas lá havia um subfórum sobre Daturas e Brugmansias, sendo que a Datura também é proibida no Brasil, e as discussões sobre a Salvia continuaram permitidas lá mesmo após a proibição da mesma. O growroom, um fórum sobre maconha (que é uma droga que chama mil vezes mais a atenção do que DMT), existe há anos e continua aí até hoje. Então acho que não há nada demais em existir um fórum que permita a discussão sobre DMT. Na verdade seria bastante útil, já que muitos entusiastas dessa substância muitas vezes não têm onde pedir informações e trocar experiências relativas a extrações, métodos de uso, entre outras coisas.

E, a propósito, o DMT-Nexus é um fórum riquíssimo em informações sobre o DMT sendo que lá também é permitida a discussão de outras substâncias, o que não atrapalha de modo algum o fórum - pelo contrário, só o deixa muito mais diversificado e rico. Por isso acho que essa de proibir discussões de outras substância só serve pra bitolar o fórum e torná-lo repetitivo - imaginem quantas discussões que poderiam ter sido extremamente profícuas já foram suprimidas aqui apenas em função de uma sujeição a uma regra?!
 
Última edição:
Mas por que abandonaram o projeto do novo plantasenteogenas? É caro pra criar um fórum? É muito trabalhoso?
As duas coisas.
Ter um fórum sobre os demais enteógenos é sobretudo importante porque pode vir a evitar que muitos usuários desavisados façam besteira por falta de informação,
...Poderia haver também um fórum em português sobre DMT,..
...extração ...Daturas e Brugmansias,...
...Salvia
...maconha...
Também é importante a educação, mas nós não vamos abrir escolas. É importante saúde, mas não abrimos um hospital.

Nós mantemos o tema do fórum em cogumelos porque ter o foco em apenas uma substância já gera volume e dá trabalho o suficiente. Quem quiser abrir um fórum sobre qualquer uma das outras substâncias, ou todas elas, é bem vindo (em seu próprio fórum ou de outrem). Só posso desejar boa sorte.
quantas discussões que poderiam ter sido extremamente profícuas já foram suprimidas aqui apenas em função de uma sujeição a uma regra

já que aqui parece mais importante se submeter a umas regrinhas do que ajudar e informar os outros.
Aqui as regras existem pela necessidade, e não o contrário.
 
Back
Top