Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Curso de cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais

  • Criador do tópico Phyllomedusa
  • Data de início
P

Phyllomedusa

Visitante
Para aqueles que gostam do cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais a Embrapa/DF fornece um curso semestral de cultivo desses cogumelos para a produção comercial. É um curso completo que mostra desde a taxonomia e crescimento de fungos até o mercado comercial desses cogumelos. Maiores informações e o cronograma do curso pode ser encontrado no site da embrapa: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2006/cogumelo-marco06.pdf [Link offline!]
Nao tenho certeza do custo desse curso, mas me parece que é em torno de $250,00 a 300,00 reais. Ouvi dizer que vale muito a pena! Estou até interessado em participar do próximo!
é isso ai...
 
Para aqueles que ainda estão interessados nesse curso, a Embrapa vai ministrá-lo novamente, agora, em dezembro.

Quem 'descobriu' a noticia foi o Heroína.

Maiores informações podem ser obtidas no site da Embrapa: http://www.cenargen.embrapa.br

Ou direto na sessão de cursos: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos.html

Informações sobre o curso: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2006/cogumelo-dez06.pdf [Link offline!]
 
SoBoRo, se puder ir, não se esqueça do fórum, de compartilhar tudo que ver por lá.

Eu vou fazer, não vai poder se nesse ano pq meu tempo(R$) esta apertado e ainda estou fazendo um curso ,,, mas eu vou fazer !!!
Mas o preço esta muito acessivel e o mercado de trabalho no ramo dos medicinais é muito amplo !!!
 
Seria um sonho interessante: Todos do fórum se reunindo e se organizando para fazer uma vacona e mandar um usuário para um curso desses. Voltar do curso e postar todo o conteúdo para o fórum.

:pos:
 
gente, to muito afim de cultivar cogumelos comestiveis para aumentar a renda, mas não tenho como participar de cursos, devido ao tempo e a meu trabalho, se alguem puder me ajudar, tipo onde conseguir o micélio, e como preparar o meio de cultivo, ficarei muito agradecido.\
Valeu
 
gente, to muito afim de cultivar cogumelos comestiveis para aumentar a renda, mas não tenho como participar de cursos, devido ao tempo e a meu trabalho, se alguem puder me ajudar, tipo onde conseguir o micélio, e como preparar o meio de cultivo, ficarei muito agradecido.\
Valeu


Olá amigo


A primeira ajuda já está a sua disposição, aqui mesmo no fórum. Temos material sobre comestíveis, é só procurar um pouco.
Com as informações daqui já é possível começa um cultivo básico.

O micélio vai depender de uma boa alma que o doe para você, ou ainda existem sites que vendem micelio de variados comestíveis(temos os links em um topico).


Boa sorte!
 
Amigo, tava lendo que para preparar o meio de cultivo, tem que se cozinhar uma porcao de batata e depois aproveitar o caldo, vem cá, eu pico as batatas em meio litro de água, depois de cozido dispenso a batata? mas ai minha mistura vai ficar muito aguosa não?
se alguem puder me ajudar nesta fico agradecido
 
Amigo, tava lendo que para preparar o meio de cultivo, tem que se cozinhar uma porcao de batata e depois aproveitar o caldo, vem cá, eu pico as batatas em meio litro de água, depois de cozido dispenso a batata? mas ai minha mistura vai ficar muito aguosa não?
se alguem puder me ajudar nesta fico agradecido


HEHEHEHE
POXA AMIGO,.
Desculpe eu tive de rir...
Eu vou proucurar pra vc uns links sobre cultivo de cogumelos comestiveis só pra não dizer que sou ruim...
Esse lançe de batatas o pessoal aqui tá meio por fora porque o cultivo aqui é de cogumelos magicos, não que os comestiveis não sejam magicos , comestiveis sáo magicos tanto quanto os proprios magicos..
E os magicos são bem mais comestiveis que os proprios cogumelos..
heeheheh
Que eu to dizendo???
Tropeçando as palavras aqui..
Que loucura...

Me perdi na conversa amigo..
Um conselho, dá uma olhada na biblioteca que tu vai achar o que tu precisa lá..
Eu vou tb proucurar uns links pra vc tá bom...

Paz e desculpe a brincadeira...:):cool::p:
 
Amigo, tava lendo que para preparar o meio de cultivo, tem que se cozinhar uma porcao de batata e depois aproveitar o caldo, vem cá, eu pico as batatas em meio litro de água, depois de cozido dispenso a batata? mas ai minha mistura vai ficar muito aguosa não?
se alguem puder me ajudar nesta fico agradecido

Você se refere ao método de fazer o BDA que é um caldo que será usado pra desenvolver micélio em ágar-ágar. Não tem nada a ver com o que é feito para cultivar P. cubensis.

Vi em outros tópicos o seu interesse sobre a comercialização de cogumelos. Aconselho muito estudo e disposição, além de muita paciência, pois vc vai precisar.

Vc lê em inglês?

Dá uma conferida no site cogumelo Hobby que vai te ajudar mais do que aqui:

http://paginas.terra.com.br/negocios/cogumelohobby/

Lá tem várias dicas e uma ótima bibliografia sobre o assunto.

Procure tb no SEBRAE da sua região alguns vídeos sobre o assunto.
 
Back
Top