Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Currais

pooshmeu

Hifa
Cadastrado
07/03/2016
43
11
27
Ouvi dizer que os cogumelos nascem em currais antes do sol nascer , até que faz sentido porque bem de manhazinha é umido e tem excesso de bosta com esporo , que significa nutrientes de sobra pro micelio , e como o curral é na sombra as bostas nao iam secar.

Alguem confirma?

E tambem , se eu colher o cogumelo por exemplo as 9 da manha , ate que horas eu posso deixar ele em temperatura ambiente, dentro de uma sacola , e no escuro?
 
Última edição:
Precisa dar tempo do esterco curtir um pouco e do micélio crescer sossegado sem ser perturbado (removido ou pisoteado), então não sei se o curral é o nelhor dos lugares. Mas ao redor, provavelmente.

Pode deixar os cogus guardados até o fim do dia, mais que isso é pedir pra estragarem. Melhor colocar na geladeira, podem ficar alguns dias.
 
Entendi salaam , valew pela resposta , o problema é q eu vo depender da chuva , já pesquisei pastos (pesquisei com amigos pra ver onde eles pegam) e já tenho 3 pastos em mente , vou tentar 2 na próxima chuva.
O problema é q eu preciso esperar um dia q eu fiquei sozinho em casa pra tomar , fico sozinho até q bastante mais o problema vai ser bater o dia da caça com o dia q eu for ficar sozinho , existe algum método melhor pra guardar? Todos os métodos de secagem são impraticos pra mim.
 
Se não dá para colocar na geladeira, só secando mesmo. E tem inúmeras formas de secar, como você já deve ter lido sobre... Algumas delas tem que ser viável.

De qualquer forma como são (serão) catados na bosta, você irá precisar fervê-los antes de consumir (chá), mesmo que os seque.
 
o problema vai ser bater o dia da caça com o dia q eu for ficar sozinho
Ele aguentam uns 5~7 dias na geladeira em potinho bem fechado e uns 2/3 dias se pendurar num saquinho vazado (aqueles de lavar roupa delicada, sabe?) em frente ao ventilador ligado direto (vai desidratar parcialmente). Tirando isso não consigo pensar em outras soluções.
 
liga nesse curral. costuma nascer muito la.
 

Anexos

  • _MG_8633.JPG
    _MG_8633.JPG
    151.9 KB · Visualizações: 46
Pela foto parece uma próspera família de pans reunida com alguns indivíduos da família dos cubensis.
Onde fica isso pelo amor de Deus???? Kkk...
 
Pela foto parece uma próspera família de pans reunida com alguns indivíduos da família dos cubensis.
Panaeolus sim, inclusive P. Antillarum (não psicoativos).

Onde fica isso pelo amor de Deus???? Kkk...
É proibido perguntar no fórum sobre locais específicos de coleta.

E se você tivesse o baú do tesouro, contaria onde está enterrado? :sneaky:
 
Perguntei na brincadeira mesmo. Aqui perto de onde moro tbm tenho um baú do tesouro.
 
Galera, tenho uma dúvida mas não sei se aqui eu posso tirar, mas vou perguntar assim mesmo. Kkk...
Neste fim de semana que passou fui ao meu "baú do tesouro", e resolvi trazer de lá 2 amostras de bolo natural (esterco) colonizado, o qual coloquei junto de umas plantas que tenho na varanda e não podem pegar muito sol, no máximo pegam uma pequena fração de luz solar direta por volta de 9hs da manhã. Na minha opinião, condição ideal. Mas o que eu não tenho certeza é de quantas vezes devo borrifar por dia. Peguei uma água mineral que brota lá mesmo, próximo ao baú do tesouro. Quero, com isto, fazer alguns procedimentos que tenho em mente com o corpo frutífero para tirar um carimbo livre de contaminantes e fazer meu primeiro cultivo através dele. Logo estarei isolando a linhagem e compartilhando o conhecimento adquirido com vcs aqui do fórum.
Então, se alguém souber me responder qual a frequência de hidratação do micelio em outdoor eu ficaria muito agradecido.
 
Neste fim de semana que passou fui ao meu "baú do tesouro", e resolvi trazer de lá 2 amostras de bolo natural (esterco) colonizado, o qual coloquei junto de umas plantas que tenho na varanda e não podem pegar muito sol, no máximo pegam uma pequena fração de luz solar direta por volta de 9hs da manhã. Na minha opinião, condição ideal.


 
Muito obrigado. Estou borrifando 3-5 vezes ao dia, e está dando resultados. Há pouco resolvi pegar o estrume e virar pra ver, e lá estava aquele enraizamento algodoado bem vivo, típico dos cubensis. Aliás, peguei dois estercos onde coletei cubensis, e conferi embaixo deles o micelio. Hoje olhei e o micelio está tão vivo quanto no momento da retirada. Estou esperançoso. Assim que pinar mando as fotos.
.
 
Eu acho que vou fazer um diário de cultivo com esse. Kkk... fiz um terrario improvisado com uma bacia média e coloquei um substrato pra forrar os bolos por baixo e por cima. Para minha surpresa, fui conferir se havia dado certo essa mudança e lá estavam os enraizamentos abundantes, inclusive colonizando o substrato. O que me deixou mais impressionado foi ver que já está saindo o primeiro pin. A partir daí parei de mexer e decidi que é a última vez que vou virar os bolos. Mas precisava ter certeza de que estava indo tudo bem com a experiência. Seguirei mantendo os procedimentos, observando as necessidades de umidade e temperatura para obter a colonização adequada e a frutificação. Esse primeiro fruto que está saindo vou deixá-lo abrir o véu e esporular a bacia, pra ver se coloniza mais rápido. Os próximos pretendo tirar antes do véu romper, pra fazer uns procedimentos e tentar obter carimbos limpos a partir destes selvagens. Maiores informações sobre o substrato e o procedimento para o carimbo no diário.
 
Aí está o primeiro a prosperar. O primeiro que saiu eu tinha virado o bolo pra ver e acho que isso fez com que abortasse. Se a câmera do meu celular não fosse tão ruim eu tirava foto do micelio que está enraizando até a superfície do substrato.
 

Anexos

  • IMG-20200316-WA0001.jpeg
    IMG-20200316-WA0001.jpeg
    327 KB · Visualizações: 13
E hoje está assim:
 

Anexos

  • 20200317_075748.jpg
    20200317_075748.jpg
    503 KB · Visualizações: 6
  • 20200317_075802.jpg
    20200317_075802.jpg
    622.4 KB · Visualizações: 6
  • 20200317_075817.jpg
    20200317_075817.jpg
    761.3 KB · Visualizações: 6
Back
Top