Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultura Liquida - Quantidade

GlubGlub

Esporo
Cadastrado
08/03/2024
38
3
23
Olá, pretendo fazer um cultivo do zero. Qual a quantidade de cultura liquida eu utilizo para uma quantidade X de um spawn ou bolo PF TEK? Tipo, uma seringa de 10ml rende quanto?
 
Bom dia!
Eu opto por utilizar 2ml por cada recipiente utilizado pra spawn. Pra mim é suficiente e já promove uma boa colonização.
 
Última edição:
Qual a diferença de uma cultura liquida e uma solução de esporos?

A principal diferença entre esporos de cogumelo e cultura líquida de cogumelo reside no estado de desenvolvimento do fungo e na forma como são utilizados no cultivo.

Esporos de cogumelo:

  • São unidades reprodutivas do fungo, semelhantes às sementes das plantas.
  • São microscópicos e podem ser encontrados em grande quantidade na parte inferior dos cogumelos maduros.
  • Para iniciar um cultivo com esporos, é necessário germiná-los em um meio nutritivo estéril, como ágar.
  • Esse processo pode ser demorado e exige cuidado para evitar contaminações.
  • A vantagem de usar esporos é que permite a obtenção de novas cepas de cogumelos.
Cultura líquida de cogumelo:

  • É uma suspensão de micélio fúngico em um meio nutritivo líquido.
  • O micélio é a parte vegetativa do fungo, composta por filamentos ramificados.
  • As culturas líquidas são obtidas a partir do crescimento do micélio em laboratório.
  • Para iniciar um cultivo com cultura líquida, basta inocular o substrato com a suspensão.
  • Esse método é mais rápido e menos propenso a contaminações do que o uso de esporos.
  • A desvantagem de usar culturas líquidas é que geralmente são mais caras e podem ser difíceis de encontrar.
 
Back
Top