Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultura líquida estranha

Rickarddin

Hifa
Membro Ativo
06/02/2021
98
9
45
Salve, amigos.

Recentemente, tive um flush razoável, de onde tirei uns 8 carimbos de cubensis. Como os chapéus foram usados, as estipes sobraram.

Sendo assim, abri as estipes e removi os filetes de dentro delas, para fazer culturas líquidas. (Dia 12/6)

Sou um iniciante, e para aprendizado e melhor compreensão de como funciona a produção de CL, usei 3 tipos de água: mineral (7 estipes), fervida (2 estipes) e destilada (1 estipe), em potes de vidro e copinhos coletores que foram devidamente esterilizados antes, e acrescentados de uma microgota de mel puro (não tinha dextrose, e um amigo recomendou).

Parece tudo certo com os potes dom água mineral. A destilada não houve mudança nenhuma.

Porém, nos potinhos de água fervida, apareceram umas coisas que parecem chapéus, dentro do pote. Alguém sabe dizer o que é isso?


1624568399424.png1624568418847.png
 
Aspergillus niger. "bolor preto"

Fungo bem comum e contaminante caseiro, está por toda parte. Só que geralmente não vemos nesse formato.

Não se espalha com facilidade, mas se inalado pode causar uma doença chamada aspergilose (que é um chapeuzinho desse aí, crescendo no seu pulmão). Então se desfaça com cuidado.
 
Back
Top