Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultura in vitro de amanita muscaria var formosa

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
bom, é o seguinte.. vou inaugurar esse fórum aqui., postando uma exp pessoal, na qual eu PRECISO DE AJUDA de alguem mais habituado a culturas do qeu eu.;

Recebi de uma amiga, alguns gramas de Amanita Muscaria var Formosa sevas.
como eu tenho muito material de estudo biolágico, preparei 6 placas de petri com BDA(batata-dextrose-agar) e peguei algumas barbatanas de muscaria, na esperança de que nelas existisse alguns esporos colados. dei uma leve pulverizada no material e o usei pra inocular 5 placas (uma eu deixei como controle de contaminação, pra ver se o BDA estava bom, pois tinha mais dde 2 meses)
para minha surpresa, HOJE (2 dias depois) fui conferir minhas plaquinhas, e TODAS(exceto a de controle) estavam TOTALMENTE colonizadas de um fino micélio rizomórfico branco, e ao analizar com um ampliador ótico notei que eles eram mesmo fungos de cogumelos.
o que eu preciso de vcs eh o seguinte...
O QUE EU FAÇO AGORA COM ELES??
tem jeito deu preparar um suco nutriente para tentar fazer uma " garrafada" de micélios? ou é melhor eu inocular os micélios emum bolo e mandar para meu terrário?? pergunto isso porque mnunca vi nuinguém falar cem cultura de amanitas até a fasse de frutificação, será que eu consigo?? AJUDEM URGENTE!!! amanhã pode ser tarde demais pra inocular em meio liquido...

Sinto te dizer, mas é impossível cultivar amanita indoor, quiçá em bolos PF.

Os vermelhos são micorrizais, diferente dos cubensis que são saprofíticos (postei um texto sobre estes aqui). Os micorrizais desenvolvem uma relação simbiótica muito legal com as plantas. As árvores fornecem os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos cogumelos enquanto o micélio aumenta a absorção de nutrientes, a velocidade de crescimento e as defesas da planta.

Portanto, além dos nutrientes provindos da raíz da planta, tem ainda essa coisa da simbiose. Os amanitas podem levar até cinco anos pra germinar, construir essa relação simbiótica e frutificar.

O micélio dele cresce bem em BDA. Vc pode manter esse micélio nesse meio líquido, mas vai faltar o estímulo pra frutificar. Isso só a natureza dá. ;)

Por enquanto... :p:

Até concordo q rola de distinguir tecido fungal de tecido não fungal, mas como vc consegue dizer se o tecido é amanita muscaria ou qualquer outro fungo branco fino q manifeste características similares?

Bem, amanita muscaria não é cultivável de forma indoor, é um organismo q precisa de uma outra planta viva e compatível com ele pra poder criar relações simbióticas q enfim, estõa muito bem explicadas em qualquer livro de segundo grau.

Fora isso vc tem o ciclo muitas vezes mais extenso do q o cubensis...

Coisas q vc PODERIA fazer, como teste:

Descolar pó de serra ou lascas de serra de alguma árvore tipo eucalipto, pinheiro ou até mesmo mangueira (dizem alguns poucos), fazer uns bolos PF com serra + farinha de arroz integral + vermi + cal, inocular com isso daí e deixar colonizar e depois ou faazer um casing ou tentar frutificar do bolo em um terrário ou ainda plantar em baixo de uma árvore adequada (eucalipto, pinheiros, etc) sendo q vc teria chance maior plantando, mas enfim, vai saber. Existe uma chance remota disso funcionar indoor... mas tipo, se não conseguem fazer desse jeito pra azurescens q é muito menos exigente q o amanita, acho difícil rolar.

Outra alternativa é vc fazer muito meio de cultura líquido e viável colocar isso em seringonas, estou falando aqui de bastante meio líquido mesmo, talvez litros... e depois ir em um local com bastante eucaliptos, pinheiros e etc e inocular o SOLO embaixo das árvores, isso é, pegar a seringa e enfiar no solo e inoculá-lo, assim, fria e toscamente mesmo. Alternativa melhor q essa é vc utilizar algum substrato colonizado e adequado (a mistura serra/vermi/farinha por exemplo) e plantar o substrato nesse ambiente ou melhor pseudo micro ambiente semi temperado q acontece nos locais com muitos pinheiros e eucaliptos.

Valew pessoal, eh isso mesmo que eu queria saber!!!
agora, será que alguem sabe se a muscarina está presente no micélio mesmo ou se ela só se forma apo´s a frutificação do mesmo??
(tenho CERTEZA 99,9999% que sejam amanitas, pois na placa de controle até agora (t+72h) nao houve desenvolvimento nenhum de fungos ou bacterias, fiz tudo num ambiente controladíssimo!

tá, mas nos micelios d amanita só neh? porque eu mesmo tomei chá de miceilo de cubensis concentrado e bateu muito forte... eu até tive por um tempo umas culturas in vitro de cubensis, mas acabei ficando sem esporos pra continuar,,,
será que nao vira eu pelo menos tentar pra fazer a prova?? (bom, de qualquer modo.. a cultura já está feita e eu já inoculei os micelios de amanita numa pet com BDA e agua oxigenada)...
vamos ver no que dá...

mortandelo disse:
tá, mas nos micelios d amanita só neh? porque eu mesmo tomei chá de miceilo de cubensis concentrado e bateu muito forte... eu até tive por um tempo umas culturas in vitro de cubensis, mas acabei ficando sem esporos pra continuar,,,
será que nao vira eu pelo menos tentar pra fazer a prova?? (bom, de qualquer modo.. a cultura já está feita e eu já inoculei os micelios de amanita numa pet com BDA e agua oxigenada)...
vamos ver no que dá...
não sabia dessa não kra...
tenho uma dúvida então, se por exemplo um bolo de 3 ou 4 flushs, e não vai dar mais, será q tem como ainda fazer um chá com esse bolo, e vai bater a trip?
vlw

paz a luz :luz:

eu tenho quase certeza que chá de bolo nao bate. Vamos parar de lero lero e comer os coguzinhos mesmo. Se chá de bolo batesse, pra que esperar frutificar se os frutos em pequena escala dao pra uma trip ou duas. Iría fazer só chá de bolo. bah:neg:

Que notícia fantástica! Nunca experimentei amanita, moro num lugar quente pra caramba.

Boca, sei que você irá avançar nesse tema e copmpartilhar com seus amigos ávidos por experiências muscarínicas!

Back