Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo problemático em centeio

Cesto

Escravo do micélio
Membro Ativo
01/12/2013
122
42
Ao longo da estrada.
Primeiramente digo que estou a tentar isolar uma linhagem selvagem encontrada em pastos de uma propriedade rural no RJ, para assim ganhar experiencia antes de tentar com um carimbo mais "serio". Resolvi tentar usar o metodo de spawn em centeio, porem encontrei muitos problemas com contaminação proveniente dos próprios grãos (fiz um teste controle sem inoculação e sem abertura do pote apos esterilização na panela de pressão) mesmo modificando os parâmetros de intensidade do fogo (baixo a alto durante a esterilização) e tempo (1 hora até 1:30h). Por fim obtive algumas culturas mais próximas de "puras" possível, porem agora fica a duvida se seriam de fato P. cubensis ou apenas uma contaminação resistente.

Micélio mais compacto
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_DSCN3831_zps84d42910.jpg

Outro tipo de micélio no mesmo saco:
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_DSCN3835_zps12633aee.jpg

Outro pote:
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_DSCN3837_zps6745dff2.jpg
 
Tentou isolar como? Via CL ou com placas de Petri?

Em ambos sacos está difícil afirmar se são P. cubensis. O que dá para afirmar com certeza é que você deixou os grãos ficarem muito cozidos, o micélio terá dificuldade para colonizar o meio.

Na minha opinião, o ponto de cozimento dos grãos no pote estão ideais, e parece que é micélio de P. cubensis. :)

No geral, para colonizar mais rápido, seria uma boa chacoalhar os potes e sacos para espalhar o micélio. Após isso deixe os grãos sossegados por uns dias até o micélio estabelecer-se novamente. Então poste mais fotos neste tópico para analisarmos novamente.

Boa sorte!
 
Upvote 0
Eu fiz alguns carimbos de esporo com os cogumelos que coletei basicamente e a partir destes estou tentando ver ser consigo iniciar um cultivo.
Os saco realmente ficaram muito cozidos, uma vez que foram submetidos a 2 cozimentos devido a um problema na panela durante a primeira vez, no qual tive que esterilizar novamente. Eu realmente espero que esta cultura do copo prossiga sem demais problemas pois alem dela o cultivo mais saldavel é este:
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_DSCN3842_zpsb88e0592.jpg

Também vou começar a tentar usar milho de pipoca e o Pf tek para ver se dão mais sucesso do que o centeio.
 
Upvote 0
Então tecnicamente não foi um isolamento, mas sim uma inoculação a partir de carimbo selvagem. De qualquer forma, acho que você teve muita sorte, pois aparentemente não há contaminações agressivas. Mesmo com carimbos "limpos", eu já tive contaminantes que dominaram o substrato em 3 dias.

Sem dúvidas, com PF Tek as chances de sucesso são maiores e mais simples.
 
Upvote 0
Me desculpe então pelo erro quanto a nomenclatura, suponho então que isolamento apenas seja referente a cultura a partir diretamente de micélios.

Bem, posso dizer que estes são o resultado de muitas tentativas, pois apesar de não ter contaminantes agressivos nestas culturas, estes estiveram presentes em 2 outras e num teste controle. Alem disso também ouve contaminantes que se assemelhavam a um pó amarelo (fiquei até meio assustado com a possibilidade de ser um Aspergillus) que não só dominou o substrato como também destruiu um micélio sadio de possivelmente P. cubensis.

Eu realmente esperava que o centeio seria um substrato mais fácil de lidar e com maior rendimento do que o PF tek, ainda mais por que eu pretendia reinocular outros potes a partir de algum que conseguisse colonizar 100% e fazer um bulk com esterco. Porem percebo que controlar contaminantes em centeio sem saber a procedência deste e sem ter um autoclave decente é realmente problemático.
 
Upvote 0
Eu realmente esperava que o centeio seria um substrato mais fácil de lidar e com maior rendimento do que o PF tek, ainda mais por que eu pretendia reinocular outros potes a partir de algum que conseguisse colonizar 100% e fazer um bulk com esterco. Porem percebo que controlar contaminantes em centeio sem saber a procedência deste e sem ter um autoclave decente é realmente problemático.

Acho que me expressei mal. Eu quis dizer que o PF Tek é bom para iniciantes, pois são mais simples para preparar, consequentemente as chances de sucesso são maiores. Mas, sem dúvidas o centeio é um excelente substrato. Particularmente, eu só uso spawn de centeio nos meus cultivos. Sobre o rendimento em comparação ao PF Tek, acho que é relativo, há muitas variáveis envolvidas.

Referente aos possíveis contaminantes no centeio, é difícil determinar a origem; pode ser uma falha da sua parte durante a inoculação ou esterilização, assim como há grandes chances que veio do próprio carimbo selvagem. Então sugiro que não desista do centeio, principalmente se você tem acesso fácil. Por outro lado, seria ótimo aventurar-se no PF Tek para adquirir mais experiências. Então já que começou com os grãos, siga em frente.

Não sei se você já viu, mas nesse tópico há dicas básicas sobre centeio: https://teonanacatl.org/forums/preparo-de-substrato.10/ :)
 
Upvote 0
Eu realmente tinha visto esse tópico antes de fazer qualquer tentativa e foi ele que me fez juntamente com a previa informação do uso de centeio na produção de champignon procurar o centeio pra usar em meu primeiro cultivo. Porem ironicamente eu não recorri a este topico novamente para o processo de preparo, mas sim a sites estrangeiros e videos tutoriais nos quais não falavam nada de deixar imerso por 24h ou cozinhar previamente....simplesmente falavam para por 1 parte de grão para 9/10 de água e levar a PP por 60 minutos. Provavelmente procedendo como sugerido pelo tópico deve resolver meus problemas de contaminação dos grãos.

Muito obrigado Cosmilk!
 
Upvote 0
Aqui esta o resultado das minhas primeiras tentativas com PF tek.
Realmente parecem bem mais saudáveis,até com mais esporos germinados e com crescimento mais rápido do que no centeio.

ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_DSCN3966_zps98243e2f.jpg

um close num dos micélios:
ai1001.photobucket.com_albums_af132_cestosecreto_DSCN3967_zps4215d5ca.jpg
 
Upvote 0
Aqui esta o resultado das minhas primeiras tentativas com PF tek.

Tá bonito! Agora falta você abrir um diário para acompanharmos melhor a evolução dessa cepa selvagem. :)
 
Upvote 0
Back
Top