Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo no milho Cambodian

Diário de cultivo problemático.
Olá, venho por este post relatar minha iniciação de cultivo, desde uma solução com esporos.

-Esterilizei os potes e o substrato
-Inoculei os esporos
-Montei uma encubadora

Desde então já se tem um pouco mais que 4 semanas encubado e gostaria da opinião de vocês sobre a qualidade do micélio, estou achando que um ponte contaminou, no entanto não tenho certeza.
Segue o link com umas imagens do cultivo, aguardo respostas...
1.jpg 2.jpg 3.jpg 4.jpg
 

Anexos

  • DSC_0144.JPG
    DSC_0144.JPG
    33.1 KB · Visualizações: 41
  • DSC_0143.JPG
    DSC_0143.JPG
    47.3 KB · Visualizações: 41
  • DSC_0146.JPG
    DSC_0146.JPG
    44.5 KB · Visualizações: 38
  • DSC_0147.JPG
    DSC_0147.JPG
    43.5 KB · Visualizações: 40
  • DSC_0149.JPG
    DSC_0149.JPG
    44.8 KB · Visualizações: 38
Última edição:
Pareciera que melhoro si.. o vc tiro a foto num luhar distinto com mais luz agora ?
vc sacudio ele ate separar tudo.. e depois ele se recompuso assi xomo esta na foto ?
Blz ?:cool:
Sim, sacudi ele ate separar e ele ficou dessa forma que postei antes...
Como está agora.
DSC_0203.JPG DSC_0204.JPG
-
:desculpa:
O casing acho que deu ruim, focos amarelo e azul escuro por cima? o que acham?
DSC_0201.JPG
 
Eu não entendi o porque das cascas de ovo por cima..
 
Eu não entendi o porque das cascas de ovo por cima..
Casca de ovo é normalmente usado como corretor de PH, mas o correto seria fazer uma farinha da casca sem pele isso se houvesse um substrato bulk, coisa que aparentemente não houve.

Bem observado, também não entendi o proposito.
 
Casca de ovo não funciona como corretor de pH.

Há controvérsia...
As cascas de ovo representam 10% da massa total do ovo, cerca de 5 g. A produção de 2,7 bilhões de dúzias no Brasil em 2013 gerou, aproximadamente, 160000 toneladas de cascas. Tradicionalmente, este montante teve como destino os aterros, mas existem iniciativas que se dedicam a mudar este cenário, utilizando o carbonato de cálcio, maior constituinte da casca de ovo de galinha (Tabela 3.1), como corretor de pH em solos, adubo orgânico, matéria-prima para reações químicas e complemento alimentar.
Fonte: http://sistemas.eel.usp.br/bibliotecas/monografias/2014/MEQ14064.pdf

Existem varias outras referencias facilmente encontradas que indicam que o carbonato de cálcio pode ser sim um corretor.
 
Última edição:
Existem varias outras referencias facilmente encontradas que indicam que o carbonato de cálcio pode ser sim um corretor.


Eu gostaria de ver essas referências, por favor, PsychoEvie. E quando falo referências digo algo mais concreto que opiniões anecdóticas aqui do fórum.


Eu também sempre me guiei por essa idéia de que a casca de ovo podia ser um corretor de pH, e até usei em alguns cultivos, que não foram piores ou melhores que os cultivos em que não usei casca de ovo. Mas também já usei pó de concha de ostra no substrato e não notei diferença.

Entretanto, depois de ver essa discussão: Completo - voltando aos cultivos (MDK) bulk

eu pesquisei e achei isso: http://www.carboeurope.org/education/CS_Materials/CarbonatesAndpH.pdf

É um PDF de um experimento simples com pH.

Pode ir direto nas parte com egg shell.
 
Eu gostaria de ver essas referências, por favor, PsychoEvie. E quando falo referências digo algo mais concreto que opiniões anecdóticas aqui do fórum.
Eu mandei um artigo. Não citei nada do fórum. Mesmo antes de frequentar o fórum eu sabia que casca de ovo é usada como corretor de PH. Uma amiga tem gastrite e costuma coar o café com casca de ovo pra abaixar a acidez, isso é uma pratica caseira até bem conhecida.


eu pesquisei e achei isso: http://www.carboeurope.org/education/CS_Materials/CarbonatesAndpH.pdf

É um PDF de um experimento simples com pH.

Pode ir direto nas parte com egg shell.
Cara, o experimento é feito em meio liquido (água do mar), e ele conclui que não houve alteração no ph pela casca de ovo não estar suficientemente dissolvida e isso possivelmente atrapalhou no processo do reagente. Ele diz que o PH só pode ser determinado pelas espécies de carbono inorgânico dissolvidos na agua do mar.

O experimento não disse que a casca de ovo é ineficiente na correção de PH até onde eu li.
 
Eu mandei um artigo. Não citei nada do fórum.


O artigo fala de técnicas diferentes da empregadas aqui, como:

"A análise por difratometria de raios X, Figura 5.10, mostrou que a casca de ovo de galinha após a segunda calcinação era constituída principalmente por óxido de cálcio, o que é indicado pela coincidência de picos da amostra com o padrão de CaO."

Calcinação? Estamos falando desse método aqui? Ou só de adicionar casca de ovo moída?



Mesmo antes de frequentar o fórum eu sabia que casca de ovo é usada como corretor de PH. Uma amiga tem gastrite e costuma coar o café com casca de ovo pra abaixar a acidez, isso é uma pratica caseira até bem conhecida.


Ok, saímos de relatos anecdóticos do fórum para relatos anecdóticos extra fórum. Tem diferença?
 
Calcinação? Estamos falando desse método aqui? Ou só de adicionar casca de ovo moída?
Não cara... A calcinação é feita apenas para a analise dos compostos. Acho que você fez uma confusão.

Mas de qualquer forma segue mais um artigo em anexo que desta fez explica um pouco melhor como foi feito o metodo.
"As cascas de ovos foram secas ao ar e depois moídas em almofariz, de forma a se obter um pó fino."

A conclusão diz o seguinte:
"CONCLUSÕES: De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que a casca de ovo pode ser considerada um resíduo de elevado potencial para a correção da acidez do solo, em razão do seu elevado PRNT (86,5%). A dose de casca de ovo necessária para que o pH do horizonte B de um Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico alcance o valor de 6,0 é de 5,2 t ha-1 ."
____________________________________________________________________________________________________________

BÔNUS: http://www.seer.ufv.br/seer/index.php/reveng/article/viewFile/636/414

Conclusão: Os farelos de conchas de ostras e de cascas de ovos possuem elevado potencial como corretivo da acidez do solo e atendem a todas as especificações exigidas pela Instrução Normativa da Secretaria de Defesa da Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) 35/2006 para comercialização como tal.
 

Anexos

  • Article.pdf
    353 KB · Visualizações: 0
Mas de qualquer forma segue mais um artigo em anexo que desta fez explica um pouco melhor como foi feito o metodo.
"As cascas de ovos foram secas ao ar e depois moídas em almofariz, de forma a se obter um pó fino."


Bem, parece que então a questão é produzir um pó fino o bastante.

Pode comentar algo, por favor, @Paparraros?
 
Back
Top