Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo iniciante Blue Meane*, seria contaminação?!

YMA

Esporo
Cadastrado
09/02/2024
2
2
23
Bom dia pessoal! Tudo bem ?!

á 9 dias fiz a caixa incubadora e comecei com um case já pronto de início, blue Meanie e Albino Teacher.
Porem galera, fiz o passo a passo, fui indo muito pela intuição de cuidado, higienização e tudo mais. Só que acho que fiz uma etapa errada, que era todo dia estar deixando úmido as laterais da caixa. Mantendo temperatura entre 24-28 graus. Foi realizado bem amador mesmo, e com 7 dias começaram os frutos, cresceram bem, porem sinto que pode ter contaminado.
Só que eu to tendo muita dificuldade em identificar, alguém poderia me ajudar ?!
Agradeço de coração!
Tenho a leve impressão de que os chapéus que estão com essa coloração meio marrom/amarelado estão contaminados… alem do cabo estar “pelinhos”, mas esse quesito não tenho certeza, foi li sobre serem mais acizentados os pelos, e ai estão bem branquinhos.

Desculpa a forma utilizada, entrei hoje e ainda não aprendi totalmente como funcionam os tópicos.
Fico aberta a dicas e críticas construtivas! Estou aqui para aprender abertamente!!

Desejo Bom fim de semana à todos.
 

Anexos

  • FA9F7DB1-2BE0-4F1C-834A-117E681C649F.jpeg
    FA9F7DB1-2BE0-4F1C-834A-117E681C649F.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 21
  • 191E1F0B-D232-4570-807E-E2D3169B40EC.jpeg
    191E1F0B-D232-4570-807E-E2D3169B40EC.jpeg
    2 MB · Visualizações: 22
  • 62D62E92-6539-44CF-9495-345C621A7F96.jpeg
    62D62E92-6539-44CF-9495-345C621A7F96.jpeg
    1.9 MB · Visualizações: 21
  • 57D8903F-2003-479E-A032-47640026C594.jpeg
    57D8903F-2003-479E-A032-47640026C594.jpeg
    2.2 MB · Visualizações: 21
Oi, YMA. Não consegui ver nenhuma contaminação nos seus bolos. Mas acho que você tem borrifado muita água no seu terrário. Essas manchas nos cogumelos podem ter sido causadas por acumulo excessivo de água sobre os pins, por ex. E o cabo com "pelinhos" na gringa é conhecido como fuzzy feet. Parece haver um consenso que o fuzzy feet decorre de pouca troca de ar ou excesso de umidade, essa segunda que parece ser seu caso.
Além disso, contaminações geralmente tem cheiro bem diferente, desagradável. Se suspeitar que um cogumelo está contaminado também sempre há a possibilidade de cortar ele no meio e ver como está por dentro. Abraço.
 
Oi, YMA. Não consegui ver nenhuma contaminação nos seus bolos. Mas acho que você tem borrifado muita água no seu terrário. Essas manchas nos cogumelos podem ter sido causadas por acumulo excessivo de água sobre os pins, por ex. E o cabo com "pelinhos" na gringa é conhecido como fuzzy feet. Parece haver um consenso que o fuzzy feet decorre de pouca troca de ar ou excesso de umidade, essa segunda que parece ser seu caso.
Além disso, contaminações geralmente tem cheiro bem diferente, desagradável. Se suspeitar que um cogumelo está contaminado também sempre há a possibilidade de cortar ele no meio e ver como está por dentro. Abraço.
Gratidão pela resposta!! Já sobre o Fuzzy irei pesquisar mais sobre!! Creio que deixei muito úmido mesmo, como suspeitava!
Vou aderir, obrigada pela ajuda!!
 
Me parece normal...
Talvez esteja com muita umidade no casing, mas se os cogus estão crescendo, deve estar tudo bem...
Os pelinhos podem ser devido a baixa troca de ar, se melhorar oxigenação do terrário isso já resolve.
Uma dica: Não precisaria dessa perlita no fundo do terrário, apenas mantendo as paredes úmidas já é suficiente, podes deixar apenas um pouco de água no fundo do terrário que já cumpriria o papel dessa perlita toda, isso vai te poupar principalmente trabalho.
 
Realmente também não vi nada demais a não ser o que o @myco_dourado falou ali em cima
Uma dica: Não precisaria dessa perlita no fundo do terrário, apenas mantendo as paredes úmidas já é suficiente, podes deixar apenas um pouco de água no fundo do terrário que já cumpriria o papel dessa perlita toda, isso vai te poupar principalmente trabalho.
Dica muito útil, não se usa mais nada em baixo, só um filete d'água, não precisa tirar agora, quando for pro segundo flush você tira,
quando você for espirrar água nas paredes preste atenção para não colocar em cima dos cogus

E em relação a oxigenação, você pode só deixar a tampa destravada, vai oxigenar bem.

No mais está indo muito bem, espere eles abrirem os veús e colha antes de soltar esporos, estão lindões! :positivo:
 
Back
Top