Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo em milho - PINK BUFFALO

Diário de cultivo problemático.
Buenas!

Depois de várias tentativas fracassadas, HABEMUS MYCELIA!
Cultivo no milho, esterelização somente com água.
Várias fervuras, e molho por alguns dias. Depois 1:45 na PP, inoculação na tampa do forno. Nunca tinha inoculado na tampa do forno. Acredito q isso ajudou bastante a não contaminar. porém, acho q tenho um pote contimado!

as 4 primeiras fotos são do copo 1. nota-se que de um lado do copo há um micélio bem forte, porém do OUTRO lado do copo, existem alguns grãos contaminados! como proceder com esse copo?
as 4 fotos seguintes são do copo 2. este, acredito q apresenta um micélio saudável também, não tanto quanto do copo 1, mas ta ok!
as últimas 3 fotos são do copo 3, que acredito estar contaminado :(

edit: esqueci de mencionar que inoculei através de seringa de esporos mesmo.
 

Anexos

  • P1320684.JPG
    P1320684.JPG
    68.8 KB · Visualizações: 16
  • P1320685.JPG
    P1320685.JPG
    63 KB · Visualizações: 9
  • P1320686.JPG
    P1320686.JPG
    72.2 KB · Visualizações: 19
  • P1320687.JPG
    P1320687.JPG
    89.7 KB · Visualizações: 10
  • P1320689.JPG
    P1320689.JPG
    80 KB · Visualizações: 16
  • P1320690.JPG
    P1320690.JPG
    65.9 KB · Visualizações: 14
  • P1320691.JPG
    P1320691.JPG
    75.3 KB · Visualizações: 9
  • P1320692.JPG
    P1320692.JPG
    63.8 KB · Visualizações: 12
  • P1320693.JPG
    P1320693.JPG
    65.8 KB · Visualizações: 12
  • P1320694.JPG
    P1320694.JPG
    86.4 KB · Visualizações: 14
  • P1320695.JPG
    P1320695.JPG
    77.7 KB · Visualizações: 12
Vai ser complicado recuperar os potes com milhos contaminados @Bada!
Se você tem as manhas de trabalhar com meios de culturas, eis uma saida para salvar o micélio saudável ;)
Boa Sorte por ae!!!
 
Poderia tentar com o máximo de cuidado e assepsia abrir esse copo, retirar os grãos contaminados, fecha-lo novamente e deixar q colonize tudo. O micélio é um grande guerreiro! :)
 
Poderia tentar com o máximo de cuidado e assepsia abrir esse copo, retirar os grãos contaminados, fecha-lo novamente e deixar q colonize tudo. O micélio é um grande guerreiro! :)
Sinceramente, nem perda tempo :)
Descarte esses potes e reinicie as atividades ;)
 
Bada vc pode tentar e tem chances que der certo, mas a melhor opção é sempre voltar ao inicio minimizando a margem de erro, mas claro que em paralelo vc pode retirar o foco da contaminação e aguardar o desenvolvimento do micélio, se ficar saudável legal, se for tentar esteriliza uma colher para fazer a retirada!
bons estudos
 
Os esporos desses contaminantes são complicados, eles se espalham e germinam muito mais fácil que os dos cubensis. Por isso eu aconselho não abrir e nem trabalhar com os vidros contaminados!

Outra dica para saber se o substrato está contaminado é observar se há condensação: Não sei por que motivo mas o micélio dos invasores gera gotículas de água nos potes e sacos, como dá para notar no último vidro!
 
Gratidão @RainSpirit
O terceiro copo já descartei. Vou manter aquele primeiro mesmo com contaminação. Vamos ver no que dá!
E o copo saudável vamos acompanhando tambem.
 
Olá, @Bada.

Como vai o andamento do cultivo? Alguma novidade?
 
Outra dica para saber se o substrato está contaminado é observar se há condensação: Não sei por que motivo mas o micélio dos invasores gera gotículas de água nos potes e sacos, como dá para notar no último vidro!
No meu caso isso tambem ocorre quando só se tem micélio saudável. Sempre acreditei que fosse algum tipo de transpiração do proprio micélio. E ainda acredito...
 

Anexos

  • IMG_0612.JPG
    IMG_0612.JPG
    75.5 KB · Visualizações: 8
No meu caso isso tambem ocorre quando só se tem micélio saudável. Sempre acreditei que fosse algum tipo de transpiração do proprio micélio. E ainda acredito...

No micélio de cubensis acontece com bem menos intensidade, e somente quando o micélio está bem estabelecido.

Pra mim sempre ocorreu assim. ;)
 
Outra dica para saber se o substrato está contaminado é observar se há condensação: Não sei por que motivo mas o micélio dos invasores gera gotículas de água nos potes e sacos, como dá para notar no último vidro!

Rain, por favor você poderia postar fontes sobre essa afirmação? É uma opinião pessoal ou há estudos concretos sobre isso? É a primeira vez que fico sabendo, minha curiosidade/dúvida é genuína. Existe alguma porcentagem estabelecida de gotículas para afirmar qual é o nível normal e quando é contaminação?

Eu sempre achei que a condensação seria por causa da diferença entre a temperatura da incubadora e do micélio. Há vários estudos que confirmam que o micélio produz calor. E creio também que a variabilidade da condensação é relativa a umidade interna dos potes, substrato, strain, metabolismo, etc.
 
Rain, por favor você poderia postar fontes sobre essa afirmação? É uma opinião pessoal ou há estudos concretos sobre isso? É a primeira vez que fico sabendo, minha curiosidade/dúvida é genuína.

Isso parte de minha experiência pessoal, observando os resultados de meus trabalhos com grãos, principalmente.

Antes mesmo de qualquer sinal de micélio aparecer (contaminante ou não) a superfície do plástico ou vidro se condensa, e então alguns dias depois surgem os contaminantes. Isso em um ambiente com temperatura estável.

Não noto esse comportamento com o micélio de cubensis.
 
Pessoal. Gratidão pelo feed.
Fiz um casing com vermi e pó de coco de um copo que achei q poderia estar saudável, mas na hora de abrir o copo, o cheiro nao era de micélio delícia, e a consistencia meio estranha, meio gosmenta. Fiz do mesmo modo. Nao colonizou.
Um dos copos antigos que tinha uma parte micélio e uma outra que parecia contaminação, parece que o micélio tomou conta. Esse copo foi tirado da incubadora e deixado fora, temperatura ambiente (10 - 18 graus) e pegando luz. Vou postar uma foto dele.
Mas acredito que esse diário nao vai dar frutos :(
 
Ei bro... Não vá desanimar. Isso acontece. Da proxima vez tente usar PF TEK. Milho é bem mais complicado e instável. PF Tek se bem feito é certo de sempre vingar. Eu estou com uns copos dessa belissima Strain tambem prontos pra virem ^_^

IMG_1241.JPG

Abraço e Boa Sorte :)
 
Nada eras :(
Dou por encerrado esta tentativa de cultivo!
Moderação @Ecuador se quiseres alterar o status do diário..
Agradeço imensamente as palavras e as boas energias!
Estou esterelizando um milho experto pra inocular ali por sexta eu acho.. Quando brilhar o micélio, abro um novo diário!
Peace and love ;)
 
depois de algum tempo, de um copo que retirei da incubadora por contaminação, aparentemente o micélio "venceu" a parada e tomou conta do milho.
nao tenho certeza se é realmente um micélio saudável E de cubensis, visto que o copo está fora da incubadora, no frio (8 - 15 graus) e pegando luz.
 

Anexos

  • P1020957.JPG
    P1020957.JPG
    70.6 KB · Visualizações: 8
  • P1020959.JPG
    P1020959.JPG
    91.9 KB · Visualizações: 12
  • P1020961.JPG
    P1020961.JPG
    100.7 KB · Visualizações: 11
  • P1020963.JPG
    P1020963.JPG
    75.1 KB · Visualizações: 11
Back
Top