Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo Em Esterco Atrasa A ColonizaÇao Do Micelio

SILVIOX

Cogumelo maduro
Membro Ativo
13/01/2007
155
76
56
ABC Paulista
EAI PESSOAL!!!JA FAZ UM BOM TEMPO K ESTOU CULTIVANDO OS MAGICOS E JA CONSEGUI DOIS CULTIVOS!!:p: MAS ISSO SOH DEPOIS DE MUITAS DIFICULDAES DE CULTIVO, COMO CONTAMINAÇOES E CALOR EXCESSIVO!! AGORA O CLIMA ESTA MAIS AMENO E ESTA UMA BELEZA,HEHEHEH:D ENTAUM, OUTRO DIA PEGUEI A RECEITA DE BOLOS PF E COLOQUEI MEIO COPO DE ESTERCO DE VACA, ISTO EH, EM VEZ DE POR UM COPO E MEIO DE FARINHA DE ARROZ, EU COLOQUEI UM COPO DE FAI E MEIO DE ESTERCO!! E SABE O K ACONTECEU???:neg::neg::neg: NAUM TIVE CONTAMINASSOES, MAS O MICELIO DEMOROU PARA COLONIZAR EM RELAÇAO AOS K FIZ COM A RECEITA CLASSICA!!!EU PENSEI K O MICELIO ATRASOU , PORQUE TALVEZ O MICELIO TIVESSE DIFICULDADE DE DIGERIR A BOSTA DE VACA, QUE EH CAPIM E EH CELULOSE:( MAS CONVERSANDO COM UM AMIGO QUE EH AGRONOMO, ELE ME DISSE QUE QUE O ESTERCO DE VACA EH FEITO PRINCIPALMENTE DE CAPIM BRAQUIARIA E NO PASTO ESSE CAPIM PRODUZ UM EFEITO ALELOPATICO QUE DIFICULTA O CRESCIMENTO DE OUTRS PLANTAS OU COGUS:eek: ALGUEM SABE SOBRE EFEITO ALELOPATICO?????

Tem algo errado aí. Esterco é o principal substrato (e o que é usado na natureza) dos cogumelos Psilocybe cubensis. Esterco não é celulose pura, apesar de que o micélio digere bem a celulose. É celulose e outras coisas decompostas por bactérias, além das próprias bactérias benéficas e além das bactérias mortas que servem de alimento (vitaminas, proteínas, gorduras).

O micélio deve ter atrasado por outro motivo, talvez compactação demais, falta de água, falta de oxigênio, sei lá.

Com certeza não é a celulose, inclusive aquela casquinha exterior do milho é celulose e as vezes qdo não mastigamos o milho ele sai inteirinho não é verdade hehe e mesmo assim o desenvolvimento do micélio no milho é surpreendente, pode ser tb a temperatura e a umidade !!
Vc estava controlando esses dois fatores ??

Pode ter sido tb compactação, falta de agua/oxigenio como disse o shoower !!

[]'s

Good Vibes

Estou com os gatinhos que citaram a compactação. Um substrato pouco aerado é bem difícil de ser colonizado.

Creio que até o druida master cultivador Maurício já teve problemas parecidos ao utilizar esterco ...

Beijos ...

entaum!! o micelio esta bem rizomorfico!!mas tenho duvida em relaçao ao esterco, peguei ele bem seco no pasto!!!e vejo k a mistura naum esta compactada naum!! gostaria k alguem tbm fizesse essa experiencia!!!sinceramente prefiro seguir a risca a receita pf, apenas aconselho as pessoa s a naum mudar a receita, pois reparei k deu atraso na colonizaçao. sera k o micelio acostumado com a receita pf tradicional estranhou a mudança de um item na receita??? pois o micelio dos cultivados esta ha muitas geraçoes cultivado em fai e naum mais em esterco, como os selvagens.

entaum!! o micelio esta bem rizomorfico!!mas tenho duvida em relaçao ao esterco, peguei ele bem seco no pasto!!!e vejo k a mistura naum esta compactada naum!! gostaria k alguem tbm fizesse essa experiencia!!!sinceramente prefiro seguir a risca a receita pf, apenas aconselho as pessoa s a naum mudar a receita, pois reparei k deu atraso na colonizaçao. sera k o micelio acostumado com a receita pf tradicional estranhou a mudança de um item na receita??? pois o micelio dos cultivados esta ha muitas geraçoes cultivado em fai e naum mais em esterco, como os selvagens.
Sabe que no fundo tá certo silvio e tá certo NEuro.
o micleio é como um computador, aceita programaçao(alguem se lembra da minha piraçao em catalogar os ESTIMULOS e as RESPOSTAS do micelio?)
PODE ser que as enzimas INICIAIS dele estejam predominantemente voltadas para um cultivo em FAI...
a nivel microscopico nao tem como saber da interaçao cationica das celulas iniciais.
nao amadoramente como fazemos :)
tudo depende de observaçao.
eu nao consegui resultados positivos com estrume... o shrower bem arrebentou...
o conselho que eu sempre dou é : SE DEU CERTO, PRA QUE MUDAR?

:!:No meu segundo cultivo fiz tres copos com esterco de "cavalo" e tres copos sem esterco.

Os copos com esterco desenvolveran-se pouca coisa mais rápoido do que os copos sem esterco.:pos:

porém pudemos observar que os copos com esterco se desenvolveram mais rápidamente.:pos:

Acredito que deva ter sido compactação do substrato.:neg:

o substrato é todo o começo se errar de começo suas chances serão mínimas...:neg:

Abraços

Jhon Lock:cool:

Pelo primeiro post do SILVIOX, deu a entender que o esterco não foi pasteurizado, mas esterilizado em PP como bolos tradicionais. Isso com certeza matou as bactérias que ajudam no cultivo, e também provavelmente deteriorou proteínas do esterco e outras substâncias podem ter sido decompostas. Não me lembro muito bem das aulas de química, mas as proteínas são cadeias de aminoácidos que sofrem desnaturação com temperaturas elevadas, as subts. são quebradas em pedaços menores.
Mas eu não tenho experiência com esterco pra poder dizer se esterilizar reduz sua eficácia como substrato.
Loche, você também esterilizou os bolos?

:!:Meu calro que esterilizei ...
rs
:luz:se tá loko:D vou fazer pan em esterco e vou deixar ao léo rs... :neg:nada... :pos:esterilizei bem esterilizadinho e antes de ir à pp ele foi em copo dentro do forno por 50 min junto com a vermi, esterco, copinho de pinga, copos de wisk entre ou tros não inflamáveis em baixa temp.

Por aki os experimentos com esterco ainda não deram em merda rskkkkkkk

Jhon Lock:cool:

Back