Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo de Thai Koh Samui

Diário de cultivo problemático.
Olá.

Resolvi testar um dos carimbos da raça Thai Soh Samui, tirados do meu primeiro cultivo, minha idéia é ver se carimbos tirados de bulks são confiáveis.

Preparo da seringa - 23/01/2007

Como minhas seringas já foram usadas, precisei esterelizá-las dentro da panela de pressão, então embrulhei as seringas num papel alumínio, peguei um potinho pequeno, com tampa e coloquei aproximadamente 50ml de água dentro, depois enchi a panela com água e esterelizei por 1h.
O ambiente é constantemente limpo, para evitar que meus cultivos sejam contaminados, eu varro e passo pano com pinho sol todos os dias na casa, assim a quantidade de contaminantes cai muito.
No dia seguinte, quando a panela estava fria, eu limpei minha casa com pinho sol, tomei banho, fechei as janelas, limpei a mesa de trabalho, a parte externa do print, a panela e as mãos com álcool, abri a panela, abri o potinho e raspei o print dentro da água previamente esterelizada, fechei o potinho e sacodi muito ele, até a água ficar cheia de pedacinhos de esporos.
Tirei as seringas do papel alumínio, enfiei a seringa na água e suguei até a seringa ficar cheia, repedi o processo com outra seringa.

Preparo do substrato - 24/01/2007

Peguei 500g de milho para pipoca, coloquei numa panela, enchi de água até a água ficar a uns dois ou três dedos acima do milho e fervi por 10 minutos, isso hidratou um pouco o milho e deixou o milho meio inchado, essa hidratação é muito importante para que a água chegue no centro do milho e faça os esporos malignos germinarem e serem destruidos na panela de pressão.
Deixei o milho de molho até o dia seguinte, percebi que o milho não inchou muito mais, sinal de que já tinha absorvido uma quantidade grande de água desde o início, então eu fervi o milho por mais 10 minutos, e deixei o milho escorrendo.
Algumas horas depois eu voltei e percebi que o milho estava seco, então divido o milho em dois potes grandes e esterelizei por 1h na panela de pressão.

Inoculação - 25/01/2007

Novamente esperei até o dia seguinte para abrir a panela, novamente eu repeti os procedimentos básicos, varri o chão, passei pinho sol (lembrando que o pinho sol é um bactericida), tomei banho, depois fechei as portas e janelas, limpei a mesa, as mãos, as seringa e a panela com álcool.
Na tampa dos meus potes eu deixo um furo pequeno, mas grande o suficiente para a agulha da seringa entrar, da última vez que eu esterelizei meus potes de milho, eu percebi que muita água entrou pelo furo, deixando o pote cheio demais, por esse motivo, antes de colocar os potes na pressão, eu coloquei um pedaço de papel alumínio envolvendo a tampa dos potes, assim não entraria água durante a esterelização.
Uma outra vantagem é que não preciso mais ser tão ninja na hora de abrir a panela e inocular, eu pude calmamente separar um pedaço de micropore, abrir a panela, flambar a ponta da seringa, levantar o alumínio, inocular e fechar com micropore, e depois ainda pude novamente colocar o alumínio em cima, para evitar que caia pó em cima dos potes, cada um desses procedimentos foram calmamente feitos em cada um dos potes.

Germinação - ??/01/2007

Não sei ao certo quando houve a germinação, já percebo algo branquinho, mas muito ralo nos potes, ainda não sacodi os potes, pois se aquilo for micélio, então deve estar fraquinho ainda.

Percebam o clima onírico surreal da primeira foto, adoro brincar com luz. :D
00019_1024_768.jpg00021_1024_768.jpg

otimas fotos!
é meu hobby secundario.
quer brincar com luz?
sua camera (canon powershot a620) tem funçoes e abertura lenta, experimenta usar um tripé e colocar a abertura ajustada pra 2 segundos, tenha uma fonte de luz MINIMA direcionada diretamente pro personagem.
clique a foto e vai ver os efeitos loucos.
o legal é trabalhar com fontes de luz o mais fracas possivel , direcionais de preferencia pra dar um efeito dramatico na cena..
tempos maiores de abertura(3 - 8 s) sao pra vc tirar fotos no escuro quase total.
em teste seria uma foto de 8 segundos numa sala totalmente escura com um incenso aceso.
vc consegue desenhar com a luz na frente da sua camera.
:)
espero ter ajudado.
sua camera é SHOW.

os potes tao com aparencia bem rala nao é?

Resolvi testar um dos carimbos da raça Thai Soh Samui, tirados do meu primeiro cultivo, minha idéia é ver se carimbos tirados de bulks são confiáveis.

Cara, legal. To com problemas com meus carimbos, inoculei 4 copos com PESA, carimbo extraído do príprio cultivo e vou te dizer uma coisa, não germinou nada, nem micélio, nem contaminação. Então, vou usar um carimbo que achei por ai e inoculá-los de novo. Um abraço e sorte.

Opa. acompanhando o cultivo, legal a primeira foto, torcendo para que esse cultivo seje melhor que o outro ,,, acho muito legal essa raça !!!

Nesse cultivo vc vai fazer no balde ou vai fazer um casing ???

Good Vibes for micelium

Good Vibes
[]'s SoBoRo
:D :D :D :D

Good, mas very good vibes mesmo pro seu cultivo mano;)
Ja ouvi falar muito bem sobre essa raça, especialmente sobre sua potencia mais alta, é verdade?

Nesse cultivo vc vai fazer no balde ou vai fazer um casing ???

Pretendo fazer um casing no balde, uma camada fina de vermiculita, uma camada com todo o milho dos dois potes, uma camada nutritiva de pó de coco + café e finalmente uma camada de casing de pó de coco + vermiculita.

Mas ainda estou para acertar os detalhes, preciso ler mais e conversar muito para tentar aproveitar ao máximo esse cultivo, desse eu quero fazer muitos prints.

Ja ouvi falar muito bem sobre essa raça, especialmente sobre sua potencia mais alta, é verdade?

Dizem que os Thai estão entre os mais potentes, mas não posso afirmar isso pois só tive experiências com eles até o momento, mas apesar da potência, eles foram um tanto lentos na hora de crescer, foi o que aconteceu na colonização dos meus primeiros quatro bolos, que demorou uns 30 dias, já na colonização dos potes de milho, há três dias atrás só tinha micélio agoldoado, mas hoje já vejo vários rizomas, em vários pontos, acredito que dessa vez vai ser mais rápido.
Acho que o que deve ter o melhor entre colonização e potência deve ser o PES Amazonian, pelo que andei lendo são muito rizomóricos, com uma colonização violentamente vigoroza e a potência não deixa a desejar.

os thai tem uma taxa elevada de psilocina quando fresco. (0.23-0.29%)
os pesa além da psilocina(0.19-0.25%) tem baeocistina em quantidade consideravel (0.03%), que quando somada em varios cogus causa o efeito "cabeça pesada" do PESA.
o seu centro de gravidade sai do peito p´ra pairar em cima daa cabeça fazendo vc passar a viagem inteira deitado e lacrimejando MUITO.
prefiro os thai, os pesa sao muito PROFESSORES, os THAI sao mais AMIGOS.

até agora experimentei pesa,thai,texas, hillbilly, selvagems, e tazmanianos.

meus preferidos sao os THAI e PESA ainda.

Dizem que os Thai estão entre os mais potentes, mas não posso afirmar isso pois só tive experiências com eles até o momento, mas apesar da potência, eles foram um tanto lentos na hora de crescer, foi o que aconteceu na colonização dos meus primeiros quatro bolos, que demorou uns 30 dias, já na colonização dos potes de milho, há três dias atrás só tinha micélio agoldoado, mas hoje já vejo vários rizomas, em vários pontos, acredito que dessa vez vai ser mais rápido.
Acho que o que deve ter o melhor entre colonização e potência deve ser o PES Amazonian, pelo que andei lendo são muito rizomóricos, com uma colonização violentamente vigoroza e a potência não deixa a desejar.

Fala Irmão Infected, tudo na paz por aí???

Confirmando alguns itens citados por vc, Os Thai são muito mágicos, e foram, como vc, meu primeiro cultivo. Em bolos Pf, apresentam lentidão, 30 dias de colonização para chegar 100%, porém com o milho, tb pude perceber uma velocidade maior. Lembra de sacudir os potes, isso realmente dá um salto na colonização após o micélio "descansar da sacudida". Estou com Pesa colonizando no momento, pude perceber que ele é mais feroz quanto a colonização, muito rizomórfico, e potente, segundo os irmãos.

Só uma coisa a pensar: Que tal, em vez de um casing, vc montasse dois? Vai que surge alguma contaminação, vc pode perder o cultivo, assim como eu. Outra idéia, que vale a pena pensar: Que tal pegar meio pote de milho e tentar fazer um casing out-door, como os do Maurício? Pode-se comparar frutificação indoor com outdoor. Mas é apenas uma idéia.

No mais, ótimas vibrações para o micélio e para o amigo.

paz e luz!

Só uma coisa a pensar: Que tal, em vez de um casing, vc montasse dois? Vai que surge alguma contaminação, vc pode perder o cultivo, assim como eu. Outra idéia, que vale a pena pensar: Que tal pegar meio pote de milho e tentar fazer um casing out-door, como os do Maurício? Pode-se comparar frutificação indoor com outdoor. Mas é apenas uma idéia.

Vou montar apenas um pois além de eu não ter medo de contaminação, pretendo começar um cultivo com outras duas raças, aí já vou ter trabalho demais.

Infelizmente eu não tenho um lugar apropriado para fazer cultivos outdoor, já é difícil ter todas as condições apropriadas e ainda tenho um pequeno problema com privacidade, então nem rola.

O que eu pretendo fazer é jogar 1 litro de milho colonizado num balde e fazer um casing grandão, esse vai ser com o intuito de tirar prints. :)

Até mais pessoal.

Olá pessoal.

Vim postar umas fotos da evolução dos potes de milho, não sei se estão saudáveis, parecem estranhos, tem umas partes com micélio rizomórfico que estão impressionantes e bem brancas, mas a maioria está rala e sem graça.
Depois que isso estiver completamente colonizado, quando tempo tenho que esperar para ter certeza que o meio dos potes também estão colonizados?

Até mais pessoal.
00016_1024x768.jpg00017_1024x768.jpg00018_1024x768.jpg00020_1024x768.jpg00021_1024x768.jpg

estão lindos, Mas... vc nao agitou eles?
em graos a ultima coisa que vc deseja é que os micelios fiquem assim tao rizomorficos, pois depois vai dar um trabalhao pra tirar do pote e o micleio demora o dobro pra se recuperar.
:pos:

Fala Infected

Os potes estão ótimos. Nada de estranho pelas fotos apresentadas.

É preciso balançar, acelera a colonização, e leva micélio para área interna.

Depois de balançar espere uns 2 dias e estará tudo branquinho.

Eu não agitei os potes pois o micélio agoldoado parecia muito fraco, fiquei com medo de acabar atrapalhando a colonização, e agora nem dá para agitar, eu peguei um pote e tentei dar uma sacodida, tá tudo grudado.
Agora nem sei como vou fazer para saber quando o centro vai estar colonizado, mas estou pensando em esperar mais uma semana, pois mais ou menos uma semana depois da germinação o micélio colonizou tudo por fora, mais uma semana deve ser garantia de ter colonizado do lado de dentro.

Da próxima vez lembrarei de tar uma agitada, para soltar os grãos.

No meu cultivo com milho não agitei com medo e aconteceu que a colonização demorou um pouco mais. Agora é só esperar e montar os casings. Eu estou muito satisfeito com os resultados obtidos aqui em casa atravéz do milho. É meu primeiro casing que dá certo. Então, viva a evolução do milho!!!!!!!

Não resisti a tentação e fiz um bulk novamente.

Eu tinha 1 litro de milho colonizado, e como eu não estava afim de ficar vazendo vários baldes de Thai, preparei apeanas 1 litro de substrato para fazer o bulk.
No substrato eu usei 40% de fibra de coco e 40% humus, 20% vermiculita, a borra de café do dia e carbonato de cálcio, esterelizei tudo na panela de pressão, usando um saco plástico de forno.
Misturei todo o milho colonizado com todo o substrato e joguei num balde, estou esperando colonizar.

O saco plástico de forno foi uma das coisas mais legais que eu encontrei no supermercado esses dias, custam pouco e aguentam calor de 200oC! Ainda não sei direito como é a resistência desses sacos, mas pretendo pesquisar sobre como usar esses sacos para esterelizar e inocular grandes quantidades de substrato.

Não tirei fotos pois elas seriam muito parecidas com as fotos do meu outro cultivo, então acho que seria desperdício de tempo.

O saco plástico de forno foi uma das coisas mais legais que eu encontrei no supermercado esses dias, custam pouco e aguentam calor de 200oC! Ainda não sei direito como é a resistência desses sacos, mas pretendo pesquisar sobre como usar esses sacos para esterelizar e inocular grandes quantidades de substrato.
QUOTE]

Me fala mais ai sobre esses sacos que vão no forno, qual a marca?
Põe um foto ai da embalagem!!!

Abraço e boas vibrações pro seu cultivo!!!:pos:

Infelizmente tenho que fechar esse diário de cultivo, pois tive contaminação com verde.

Até o momento acredito que esse tenha sido o primeiro caso real de contaminação que eu tive, vou fazer uma lista com os principais problemas e a causa deles, para que vocês possam tirar algo de útil desse diário.

O primeiro problema foi esquecer que o micélio precisa de oxigênio para se desenvolver, tampei os furos de uns potes de sementes com fita isolante, o micelio apareceu, estagnou, demorei para trocar por micropore e quando troquei mesmo assim o micélio não voltou a de desenvolver.

O segundo que eu tive foi por usar uma cultura líquida mal feita, eu sabia que a cultura líquida estava ruim, o micélio estava se desenvolvendo muito lentamente, insisti em inocular isso em milho e perdi 500g de milho.

O terceiro foi fazer um substrato muito compacto, o micélio demorou demais para se desenvolver e provavelmente não conseguiu absorver os nutrientes necessários e por esse motivo os frutos ficaram com a potência extremamente baixa.

O quarto problema não foi identificado corretamente, inoculei b+ em potes de milho devidamente esterelizado, com seringas que ficaram mais de 24h hidratando, o micélio demorou mais de 10 dias para aparecer, e 5 dias depois de ter aparecido o desenvolvimento foi extremamente baixo, crescendo menos de 2cm.

O quinto e último foi uma contaminação por duende verde, que provavelmente é culpa de uma esterelização mal feita, fiquei com preguiça e pressa e esterelizei a camada de casing na panela de pressão por apenas 30 minutos, o que deve ter deixado alguns esporos vivos.
O mais chato desse último problema é que perdi 1l de milho 100% colonizado, depois que fiz o spawn, o milho colonizou 100% o substrato em uns 6 dias depois coloquei a camada de casing e deixei incubando por mais uns 4 dias, quando ficou 100% coloquei na luz e ainda demorou uns 6 dias para o duende verde aparecer.

Back