Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo de Shimeji: experiências e desastres

hknoener

Hifa
Cadastrado
27/10/2014
3
11
38
Mogi das Cruzes - Sabaúna
Bom dia, pessoal.

Descobri o fórum hoje. Creio eu que foi um pouco tarde para o que resolvemos fazer aqui no sítio onde moramos, mas já sei um bom lugar para ler e pesquisar métodos e respostas para o cultivo do shimeji. Primeiramente desculpa o linguajar simples e sem vocabulário técnico, assim como o longo texto. Divido a minha experiência com cultivos até agora e, ao fim, apresento alguns problemas que estão comprometendo a produção.

Pois bem... resumindo um pouco a história minha mulher e eu resolvemos cultivar shimeji no sítio onde moramos, para venda em pequena escala. Depois de alguns obstáculos, mesmo procurando SEBRAE e o Sindicato local não conseguimos muita informação. Fui visitar um produtor da região (moramos em Mogi das Cruzes) e consegui muita informação de uma vez só. Descobri depois que a maioria das perguntas que eu tenho hoje não perguntei no dia por falta de prática. Compramos alguns sacos (10) e preparamos o ambiente para um teste.

Escolhemos esse cultivo pois foi o que encontramos de modelo de produção em escala. Esse produtor fornecia o saco com o composto já devidamente preparado, somente sendo necessário colocar em ambiente adequado e esperar os 20-30 dias para começar a colheita. E assim fizemos. E deu bastante certo. A média era pra ser de 1,5kg/saco, e foi o que conseguimos. Alguns mais, outros menos, mas foi o que conseguimos.

A princípio não tivemos problemas. Em um ambiente de cerca de 25m2, tinhamos uma estante com prateleiras. Compramos um higrômetro e controlávamos a temperatura e umidade diariamente. Nesse ambiente deixamos 6 sacos somente, enquanto 4 foram colocados em ambiente aberto, na parte superior desse mesmo ambiente, onde era tipo um sótão. O que ficou no ambiente aberto não vingou. Ou melhor, vingou, mas nasceram com algum tipo de peste que impedia o uso para consumo.

Resolvemos aumentar a produção para atender a demanda de encomendas que tivemos. Depois de algum tempo construindo mais 3 estantes e arrumando o ambiente, encomendamos 200 sacos. Fizemos uma separação de 15 dias entre o início do cultivo de um lote e de outro. Assim sendo 100 deles já estão frutificando e os outros 100 estão quase lá.

Começamos a enfrentar alguns problemas nessa produção, como esperado. Os cogumelos nasciam mirrados, secos, totalmente brancos, e o chapéu deles não desenvolvia, ficando basicamente do mesmo diâmetro da haste. Enquanto isso, no outro ambiente (que já havíamos iniciado a preparar para expandir futuramente) haviam 6 sacos, e estavam produzindo adequadamente.

Algo notável era que entrando no ambiente parecia que estava entrando em uma estufa, sendo que normalmente parece que se está entrando em um local bem mais fresco. A umidade começou a baixar e a temperatura a subir alguns dias antes de frutificarem. Umidades abaixo de 70% e temperaturas variando até 28C. Abrimos mais espaço no segundo ambiente e retiramos 10% dos sacos do local principal. Esse sacos retirados também começaram a frutificar adequadamente.

Comecei então a deixar o chão constantemente molhado, usar umidificar de ar e ventilador para ajudar na ventilação. Conseguimos amenizar a temperatura (entre 20-22C agora), aumentar substancialmente a umidade (acima de 85% agora numa média), mas a produção continua extremamente baixa. Nascem muitos cogumelos, mas todos eles secos. Não nascem mais brancos, o chapéu se desenvolve cinza escuro, como esperado, mas eles não crescem adequadamente ou já nascem secos e retorcidos. Raramente conseguimos colher mais que algumas centenas de gramas por colheita.

Pra complicar o estado, nesses últimos 3 dias percebi a presença de mofo nos brotos. Já retirei a fileira inteira que ficava mais próxima ao chão e percebi que a madeira estava também apresentando sinais de mofo. Ontem a noite confirmei que até os sacos nas fileiras mais altas já apresentam sinais de mofo.

O segundo ambiente continua produzindo bem, e possui maior luminosidade e ventilação, mas não tem controle algum de umidade e temperatura. Vou transferir o higrômetro para este segundo para verificar quais são os niveis lá para efeito de comparação, mas o que percebo quando entro é que a temperatura é sempre amena e a umidade não parece ser tão alta quanto o outro.

Gostaria de apresentar algumas dúvidas e, por favor, sejam gentis nas respostas:
- Apresentou mofo = inutilizo o saco o mais rápido possível?
- O que pode estar causando essa deficiência na frutificação: calor, excesso de sacos por ambiente, falta de ventilação?

Qualquer dica seria benvinda.
 
- Apresentou mofo = inutilizo o saco o mais rápido possível?

Nas culturas de comestíveis o que importa é a qualidade do cogumelos. A presença de contaminação não necessariamente inutiliza o substrato, embora normalmente se tente remover a área contaminada.


- O que pode estar causando essa deficiência na frutificação: calor, excesso de sacos por ambiente, falta de ventilação?

Pode ser qualquer um desses fatores ou uma combinação deles. Será que o seu fornecedor de sacos se disporia a ajudá-lo? Afinal, se o seu negócio der certo ele vai continuar a lhe vender material, mas se não for para a frente ele perderá um cliente.
 
Primeiramente obrigado pela resposta, Ecuador.

Nas culturas de comestíveis o que importa é a qualidade do cogumelos. A presença de contaminação não necessariamente inutiliza o substrato, embora normalmente se tente remover a área contaminada.
Retirei os sacos do ambiente e coloqueios do lado de fora, onde tomam sol boa parte do dia, entre outras coisas. Alguns cogumelos brotaram ainda melhores do que dentro do ambiente, mas a presença de mofo continua mesmo após 2 dias. Um dos sacos começou a produzir cogumelos bons e o mofo aparentemente desapareceu. Coloquei-o novamente no ambiente interno e retirei outros sacos com sinais de mofo para um "banho de sol e ar fresco".

Pode ser qualquer um desses fatores ou uma combinação deles. Será que o seu fornecedor de sacos se disporia a ajudá-lo? Afinal, se o seu negócio der certo ele vai continuar a lhe vender material, mas se não for para a frente ele perderá um cliente.
Eu aumentei a ventilaçao, diminui o uso excessivo de água (somente usando umidificar agora) e aumentei a luminosidade. Aparentemente tenho sentido uma melhora no ambiente. Também retirei uns 10 sacos, como mencionado acima, creio que a superlotação também poderia estar prejudicando de certa forma.

Para a produção comercial de shimeji a ajuda é bem pequena. Normalmente os produtores não estão dispostos a ajudar pra não haver concorrência. Isso eu percebi e ouvi de várias pessoas. Esse que me vende o composto é um grande produtor (um dos maiores do Brasil) e está pouco se importando se eu compro dele ou não. O máximo que consegui foi ele passar um recado por uma das atendentes do que poderia estar afetando a produção. Complicado.

Estou medindo a temperatura e umidade do ambiente 2, onde os cogumelos estão produzindo normalmente. A temperatura é bem controlada, variando pouco mesmo havendo uma variação de mais de 20C do lado de fora, dentro só variou 4C. A umidade fica pouco acima de 70% na maioria dos casos, mas não parece afetar a produção. Desse modo creio eu que o problema no primeiro ambiente é a superlotação, aliada a falta de luminosidade e ventilação. Reduzindo a lotação consigo combater os outros 2 problemas, que é o que pretendo fazer nos próximos dias adequando o segundo ambiente de maneira mais eficiente.
 
Para a produção comercial de shimeji a ajuda é bem pequena. Normalmente os produtores não estão dispostos a ajudar pra não haver concorrência.


Deve haver bastante literatura em inglês, se você for fluente na leitura. E talvez órgãos como a Embrapa ajudem.

Já pesquisou no http://www.cogumelohobby.com/ ?


Olha o que eles falam sobre o shimeji:

Frutificação : temperatura ambiente : 10-21ºC , umidade relativa 85-90%.Iluminação e aeração conforme acima.A falta de aeração causa a má formação dos cogumelos, ficando com pé comprido e chapéu diminuto.Com pouca luz o efeito é similar ao do excesso de gás carbônico.
 
Deve haver bastante literatura em inglês, se você for fluente na leitura. E talvez órgãos como a Embrapa ajudem.

Já pesquisou no http://www.cogumelohobby.com/ ?


Olha o que eles falam sobre o shimeji:
Em inglês não seria problema, mas eu não procurei. Embrapa também parece uma boa opção que não tentamos usar. Boas dicas, obrigado.

Esse site eu não conhecia, vou dar uma lida lá também.

Essa informação sobre shimeji já tinha lido, inclusive aqui no fórum mesmo. O engraçado é que a temperatura está dentro desse patamar, mas a umidade está abaixo. Não escandalosamente abaixo, mas está na média dos 75% e estão frutificando bem. Pode ser que a relação kg/saco aumentasse se estivesse mais úmido, claro, mas até agora a faixa dos 70-80% de umidade tem se mostrado bem frutífera.
Estou deixando mais ventilado o ambiente, mais iluminado e diminui a carga de sacos/prateleira/ambiente. A quantidade de cogumelos inutilizados diminuiu drasticamente, sacos que não produziam estão agora produzindo cogumelos saudáveis, a colheito diária também aumentou bastante.

Creio que ainda tem muito que melhorar, mas digamos que já deu pra estancar o sangue jorrando. Os testes continuam, principalmente com a questão do mofo agora.
 
Back
Top