Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo de P. Cubensis (Strain B+)

Diário de cultivo problemático.
E aí pessoal!! Tudo certo?? Espero q sim!!

Já fazia um bom tempo que eu não postava nada e também não acessava o forum... estava aqui na correria da facul e nem tava tendo tempo pra nada. Agora voltei!! E aproveitando, resolvi abrir esse diário de cultivo.

Lá vai:

Materiais:
- Luvas de Látex
- Touca
- Máscaras (Tanto para uso no rosto quanto para usar nos potes como filtro)
- Sementes de pássaros (alpiste e outras coisas mais)
- Sporeprint da strain B+
- Seringa de 10mL (ou 10cc... sei lá se é isso)
- Água destilada
- 2 Potes de vidro de 750mL com tampa de plástico.
- Lysol
- Álcool
- Papel Toalha

O procedimento para inoculação dos potes é o mesmo de sempre. Tomando todos os cuidados de assepsia e tudo mais.
Obs.: Os potes foram esterilizados na panela de pressão por 1 hora.

Inoculei os potes na madrugada do dia 30 de maio às 5:45h. Hoje faz uma semana!!

Essa é minha terceira tentativa de cultivo do P. Cubensis. Das outras duas vezes eu perdi para as contaminações. Creio que isso aconteceu devido ao calor excessivo que estava fazendo entre fevereiro e março. Agora como a temperatura ambiente está mais baixa (aqui faz entre de 22~25°C durante o dia e a noite esfria bastante até), creio que as contaminações não prevaleceram. O micélio tem crescido, aparentemente, mais devagar, se comparado a um cultivo do shroower (aqui do forum :D ) que eu acompanhei, creio que por causa da baixa temperatura. Porém, no nível que eles estão, os outros dois cultivos que eu fiz já apresentavam contaminação.

Creio que dessa vez vai dar certo!!! Estou anexando as fotos dos dois potes que eu inoculei.

Conforme for o avanço do cultivo eu vou postando mais fotos!!!!

Até mais pessoal!! E desejem-me sorte!!!!
Shroomistry
_________________________________________________________

"Close the world, open the next".
Imagem 002.jpgImagem 003a.JPG
 
Exatamente nisso q eu tava pensando! Uma incubadora!!! Só que vou deixar pro próximo cultivo, pq tá no final de semestre e tá muita correria aqui na facul.... vou fazer uma incubadora nas férias, já que não vou poder voltar pra minha cidade devido ao trampo no laboratório... aí fico aqui aperfeiçoando os esquemas pro próximo cultivo!!
 
E aí galera!! Blz?

Os potes ficaram 100% colonizados e eu já passei para os baldes com o esterco e um pouco de fribra de coco (misturados). Cobri com sacos de lixo preto e deixei bem fechado no escuro em baixo da cama. Agora é esperar colonizar tudo... espero que colonize né :D !!!!!!!!!

Tô postando uma foto de cada balde pra vcs terem uma idéia de como ficou. Qualque novidade eu escrevo e se possível posto fotos... é que não tenho camera digital e tenho que pedir emprestado hehehe

Até mais!!!!!! Torçam pra que eles se dêem bem no substrato :p:
Shroomistry.
DSC04616.JPGDSC04617.JPG
 
Em 24 horas vai saber se continua colonizando :)
 
Cerca de 30 horas depois de ter transferido o micélio para o substrato, aquelas sementes que aparecem na foto do meu ultimo post já estão todas brancas novamente... parecem pequenas bolinhas de algodão :D

Por enquanto tá dando tudo certo... vou ver se consigo uma máquina digital e tiro umas fotos amanha ou depois.

Até mais!!! Qualquer novidade eu posto.
Shroomistry.
_________________________________________________________________

"Close the world, open the next"
 
Bom galera, mais novidades, porém ainda sem fotos... "poor's-man-without-a-cam" ;)

A primeira novidade é que aparentemente um dos baldes contaminou... tá com um leve odor estranho e o micélio não coloniza o substrato. As sementes estão brancas porém o esterco não tem nenhum sinal de micélio. Vou deixar mais algum tempo pra ver o que dá.

A segunda notícia é que o outro balde tá indo bem. Tá colonizando o substrato :D !!! Só que o problema aqui é o frio... a temperatura está na faixa dos 16~18°C e tá colonizando um pouco devagar, principalmente na superfície. Então eu improvisei o seguinte: achei um balde maior que o que usei pra colocar o subastrato e coloquei água quente (do chuveiro). Enrolei esse balde com um cobertor e coloquei o balde com o subtrato dentro desse com água quente (o balde com substrato está fechado com um saco de lixo preto, não tem nenhum contato com a água ou com o ambiente exterior). Cobri com um pano preto e por cima coloquei uma blusa de tecido grosso pra reter melhor o calor. Conforme a água for esfriando eu troco por água quente novamente. Não se preocupem, pois não vou desperdiçar a água!! Vou usar pra encher o meu tanquinho e lavar a pilha de roupa que se acumulou aqui devido a minha preguiça :p: .

Por enquanto é isso!! Até mais pessoal!!
Shroomistry.
 
Consegui um spray pequeno, mas que vai servir muito bem... mas não tenho água oxigenda.............. a farmácia tá fechada hj. :rolleyes:
 
Dae , o que aconteceu com o cultivo ? Espero que tenha dado certo ! :D
 
Nao deu. Esterco ruim, nao colonizou. (notas do Shroomistry que ta meio ocupado esses tempos :) )
 
Obrigado shroower! Realmente final de semestre na facul me deixa stressado e sem tempo!! hehe

É gente... o cultivo não deu certo mesmo. Mas segunda-feira já estarei iniciando um novo cultivo. Dessa vez sem ser bulk, mas usando uma tecnica que se não me engano o psilocibec usa. É que o shroower que vai me passar todos os esquemas :D . Vamos ver dessa vez!! Até a parte da colonização dos potes tinha ido bem... mas foi só misturar com o esterco que deu "merda". Tempo, dinheiro e micélio jogado fora, mas experiencia adquirida!! Agora vou estudar um pouco mais essa técnica pra começar o cultivo logo!!!

Até mais pessoas!!!
Shroomistry.
 
Comecei meu primeiro cultivo do B+ ontem, pelo método de kit comprado na internet. Já havia feito uma colônia há 3 anos pelo método dos esporos. O problema é que moro na serra gaúcha e a temperatura aqui é bem instável. Consegui neutralizar a temperatura da colônia em 25ºC (conforme o fabricante entre 24ºC e 28ºC seria ideal), mas tenho o receio que baixe bruscamente a temperatura aqui, como é de costume. No mais queria saber sobre o B+.. matenhamos contato! abraços, paz e luz a todos
 
@Ecuador
Eu havia lido o tópico antes de postar minha pergunta, mas por ter ciência de que minha opção pelo kit pré-pronto foi pelo critério de necessidade, e não por querer 'fazer a parte mais simples' tampouco por interesses recreacionais. Entendo a cultura da micologia e a respeito. Concordo com a máxima que deve haver assistência por parte do fabricante, mas o que ocorre é que não há. Busquei o fórum justamente por esse diferencial. O conhecimento deve ser partilhado, e se pode-se julgar como certo ou errado certos métodos, deveríamos usar de critérios de avaliação. Como no meu caso, tenho vontade porém pouco conhecimento e não disponho de ambiente nem clima para a cultura do 'ponto zero'. Busco informações, discuto e compartilho o pouco que sei e acredito que não vá ser incômodo para quem experienciou auxiliar-me. Minha relação com o fabricante é imparcial, não indico nem critico. Entendo que cada um tem suas limitações e que TODA experiência é válida e agrega valor quando difundida. Agradeço a atenção e caso tenha desrespeitado a concepção de algum usuário ou moderador do fórum, peço sinceras desculpas pois não é minha intenção. Abraços, paz e luz a todos os irmãos.
 
Ola! @derekito
Como voce ja percebeu os kits(n) nao sao bem vindos aqui!
Sobre suas questoes, leia um pouco mais o forum, tem muita gente que mora em clima frio e cultiva do zero sem problema, tudo que voce perguntou ja foi respondido!
Use bastante o sistema de busca ele é bem util!
Nao pense que é ma vontade do pessoal, pelo contrario, todos sempre ajudam!:)

Comece por aqui:
https://teonanacatl.org/biblioteca/
https://teonanacatl.org/forums/diário-de-cultivo.23/

Sucesso!:)
 
Obrigado @Lupelius! :)
A minha intenção não é a de criticar ou questionar as normas e visão de cada um. Também concordo que como todo fórum aberto devem haver regras para o bom funcionamento. Apenas não quero ser mau visto por utilizar desse método esta única vez. Até porque só entendi o razão do kit ser, de certa forma criticado, após ter efetuado a compra e ter lido o fórum.
Mas de todo o coração, minha pretenção é ajudar e ser ajudado, e com certeza respeitar sendo respeitado.
Agradeço novamente sua atenção e esclarecimentos! :)
Paz, luz e sabedoria nos teus caminhos, irmão!
abraços
 
Back
Top