Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo co água oxigenada (perócido de hidrogênio).

pepeks

Primórdia
Cadastrado
17/04/2010
12
38
35
Boa Noite, galera!
Por meio de amigo ouvi falar de uma técnica que utiliza quantidades dosadas de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) em várias fases do desenvolvimento dos cogumelos. Essa dose evitaria o estabelecimento de contaminantes enquanto o micélio da espécie de interesse, mais maduro, não seria afetado devido ao seu arsenal enzimático que naturalmente já lida com o peróxido de hidrogênio.
O benefício prático disto seria uma menor (mas não inexistente, óbvio) preocupação com uma esterilização muitas vezes impossível em ambiente doméstico.
Alguém já viu/ouviu falar/utilizou esse método?
 
ja.
na pratica o que acontece eh que voce faz os contaminantes se tornarem mais resistentes ao peroxido e acaba perdendo producao por causa disso.
Peroxido se ussa como meio de contencao, nao como medida preventiva.
Tem metodos mais simples (como apostar na velocidade do cubensis e dar as melhores condicoes possiveis ao micelio) que proporcionam melhores resultados, e mais comprovados tambem.
 
Bom, no caso eu acho que para bactérias isso seria uma verdade, visto o tempo de geração e estabelecimento rápido de novas variedades, mas será que para fungos contaminantes isso não seria interessante?
Talvez essa técnica valesse mais como um recurso secundário de prevenção utizado de forma aliada a outros.
Vou buscar o pdf disso e posto aqui para a avaliação da galera experiente.
Abraços!
 
Bom, no caso eu acho que para bactérias isso seria uma verdade, visto o tempo de geração e estabelecimento rápido de novas variedades, mas será que para fungos contaminantes isso não seria interessante?
Talvez essa técnica valesse mais como um recurso secundário de prevenção utizado de forma aliada a outros.
Vou buscar o pdf disso e posto aqui para a avaliação da galera experiente.
Abraços!
Eu ja testei duzias de vezes.
ache alguma fonte que testou milhares que eu confio.
 
Putz, pareceu tão bacana a primeira vista XD.
Valeu pelo toque!
Deve haver no entanto alguma forma de utilizar o peróxido de hidrogênio de forma a se ter uma boa relação custo benefício, porém a pesquisa para achar essa relação deve consumir mais energia do que manter um bom isolamento, por exemplo.(o que imagino que dê mais resultados também).
De qualquer forma, o documento está aqui.(imagino que não deva ser novidade, mas enfim...)
http://rapidshare.com/files/4216269...shroom_Cultivation_with_Hydrogen_Peroxide.pdf
 
O que tu nao estas pegando eh que nao eh necessario o uso.
Ele deve ser utilizado como meio profilatico e nao como meio principal asseptico.
Se tomados todos os cuidados como explicado aqui nos manuais praticamente corre-se risco zero de contaminacoes.
Veja os diarios de cultivo da DUTCH QUEEN, que seguiu os procedimentos 100% a risca, ela teve taxa zero de contaminacao de meios de cultura, e os potes/casings vem frutificando lindamente.
CASO APARECA algum tipo de contaminacao, ai sim pode-se partir para uma profilaxia sem problemas.
 
Back
Top