Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo automatizado inicial

Diário de cultivo problemático.
:) É com muita alegria que estou iniciando o meu cultivo.
Comecei o processo pelo milho de pipoca hoje, coloquei o milho em fogo baixo por 30 min. e ficara de molho por 24h.
Amanhã irei fazer a seringa e continuar o processo.

:!: Minha primeira duvida e se ao usar auto-clave para a esterilização em todo o processo, mais em especial no caso do milho, seria o mesmo tempo do que na panela de pressão ? 1h ? No caso qual seria a quantidade de água esterilizada necessária, me disseram 200ml, alguém possui tal experiência?

:!: Por quanto tempo devo cozer as sementes de pássaros para os bolos?

Estou terminando uma incubadora "automática" feita com cx de isopor, compensado, termostato de répteis com regulador de temperatura, e um termo-hidrometro digital, ao finalizar estarei colocando fotos.

:eek:k:

Buscador
 
:)
Coloquei a mão na massa e comecei, fazendo a seringa.

Utilizei o processo do copinho de pinga, com água destilada, e coloquei tudo dentro do autoclave, junto com pinças, tesouras, alicate cirlurgicos que ganhei de um amigo. Coloquei a água destilada dentro de uma garrafa de 30ml para esterelizar, à agua usada dentro do autoclave também é esterelizada.



Usei como na foto um caixa de plastico, para fazer as operação, tudo muito bem limpo e esterelizado , como também o local usado, um pequeno banheiro que nunca é usado.

Usei uma mistura para limpeza de Alcool 96º, Lysol, Pinho Sol, Germikil, Água sanitaria, é muito forte, limpo tudo, e deixo o vapor se encarregar do resto.

Utilizo a cada vez que entro Lysol em spray e também aerosol, as roupas usadas limpas e passadas pelo micro ondas, e usando descartaveis a toca, avental de manga comprida, mascara e luvas.

Como parecia tudo bem acabei cortando o carimbo, ao tentar raspar com uma lamina, rasgou, e então colquei no copinho com a agua, e puxei para a seringa e retornei o liquido umas 50 vezes, quando me casei fiz duas seringas, uma de 10ml e outra de 15ml.

Coloquei embrulhada em ziplog, com spray aerosol de lysol, limpei esterelizei papel alumino com o liquido, como a caixa plastica, selando depois com durex largo, e coloquei na geladeira.
:D
 

Anexos

  • box auto clave.jpg
    box auto clave.jpg
    86.8 KB · Visualizações: 24
Finalmente inoculei os potes de milho e os bolos, fins 4 misturas diferentes.

Mistura da semementes de passáros
Painço Verde, Niger, Alpiste, Painço Normal, Senha

Mistura FAI
Aveia com casca, Arroz integral com casca, Arroz integral com vermelhão.

Mistura bolo 1
1 copo de vermiculina
2 copos de sementes
1 copo de FAI
1 copo de água do cozimento das sementes
1 colher de sopa de cremogema

Mistura bolo 2
1 copo de vermiculina
1 copo de sementes
1 copo de água do cozimento das sementes
1 colher de sopa de cremogema
1 copo de FAI

Mistura bolo 3
2 copos de vermiculina
1 copo de FAI
1 copo de água do cozimento das sementes
1 colher de sopa cremogema

Mistura bolo 4
Misturado todas as misturas

Iniculei 5 de cada para fazer a experiência.
Utilizei uma estufa de caixa de isopor, com um termostato regulavel de repteis, um termotato digital e compensado, como na foto, um armario com a temperatura ideal 29ºC.

Agora espero ter feito tudo certo, vamos ver ..........
:D
 

Anexos

  • 01.jpg
    01.jpg
    176 KB · Visualizações: 27
  • 02.jpg
    02.jpg
    102.9 KB · Visualizações: 32
  • 03.jpg
    03.jpg
    158.6 KB · Visualizações: 24
  • 04.jpg
    04.jpg
    98 KB · Visualizações: 31
;)
Pontos aprendidos
Ao usar autoclave, teste a relação "água X tempo", no meu utilizei 600ml, veremos se deu certo.
A inoculação com a seringa se mostrou difícil, seringas de 10ml, foi mais controlável a manipulação.
Usei roupa esterilizada no micro ondas, e ainda mascara, luvas, toca e avental de manga longa descartável, porém ao se colocar os braços na caixa de plástico esterilizada, a luva acaba se separando da manga, é isso acaba com a esterilização, usar durex largo para juntar a luva e a manga e essencial.
O isqueiro usado tem que ser daqueles de botão, pois os tipo, bic, zipo, você acaba sujando tudo com a fuligem da pedra.
A temperatura da incubadora deve sempre ser verificada, pois a temperatura externa variando as vezes e necessário desligar o termostato devido ao calor, no caso do inverso também.

As duvidas anteriores foram resolvidas, ....... mas?
:?: Me surgiu uma duvida, qual é a temperatura máxima e mínima de LIMITE, na face do micélio, para que eu possa programar o timer do termohidrometro.
:?: Qual seria a umidade necessária dentro da incubadora ?

Obrigado a todos ....
:D
 
Back
Top