Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cuidados para descartar cultivos contaminados

01101OK!

Hifa
Membro Ativo
01/07/2018
198
13
Me deu curiosidade de saber: Qual os cuidados para descarte de cultivos contaminados? Como manusear? Essas contaminações oferecem um risco real a nossa saúde? Como proceder?
 
É melhor tomar cuidado com cultivos contaminados, o mais provável de acontecer é ele espalhar esporos pela sua casa inteira e isso dificultar muito futuros cultivos.
Riscos à saúde teoricamente existem, mas eu não lembro de ter visto relatos de algo. Mas em teoria pode rolar alguma alergia na pele, coceira no olho, etc (galera com problema respiratório, mais cuidado ainda).

Usar uma máscara e luva, não abrir potes claramente contaminados (especialmente dentro de casa e especialmente perto de onde você cultiva), isolar o bolo contaminado o mais rapidamente possível em sacos plásticos e lacrar, lavar tudo que possa ter sido contaminado, tomar um banho depois...
 
Upvote 0
Vi um post do @Ecuador que se chama -> Riscos decorrentes de contaminantes. Não ficou claro pra mim se o perigo está em comer frutos de cultivos contaminados ou se manusear esses cultivos também oferecem riscos.

Mas de qualquer maneira vale lembrar que esses fungos/bactérias de cultivos contaminados circulam pelo ar. Então acho que o mínimo é o uso de máscaras e manuseio rápido para descartá-los, embalando antes de jogar fora.
 
Upvote 0
O único cuidado que tenho é o de descartar longe do meu local de cultivo.

É só enterrar e boas... nunca usei luva nem máscara nem nada... acho parecido com jogar fora alguma coisa estragada da geladeira.
 
Upvote 0
Assim, eu já comi frutos de bolos contaminados. Estou vivo e não passei mal. Acredito que quase todo mundo aqui no fórum já fez isso.
Porém, vou recomendar isso? Jamais. A teoria é "toma cuidado" e eu nem sei se me arriscaria novamente, tendo um cultivo estável não vale a pena....

E como a @Priscillocibina disse, não é muito diferente de qualquer comida mofada que apareça na sua casa.
 
Upvote 0
Back
Top