Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cuidados com as Mãos!

marmitraxxx

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/11/2006
52
69
Boa Tarde!

Lendo os vários tópicos do fórum percebi que o único produto citado para a lavagem das mão é o sabonete protex. Não sei qual é o princípio ativo desse produto, mas acredito haver opções mais eficientes no mercado. Pesquisando um pouco na internet encontrei algumas informações.

ÁLCOOL(60% A 90%): etílico, n-propílico, isopropílico

  • Desnaturação das proteínas.
  • Ação contra Gram positivos, gram negativos, bacilo da tuberculose, fungos, vírus (HBV,HIV,RSV), não esporicida.
  • Mínima toxicidade.
  • Ação rápida, mas sem açào residual.
  • Atividade varia de 15 segundos para alguns gram negativos gradativamente a 1 minuto, 3minutos, 4minutos, 7minutos conforme resistência dos microorganismos.
  • Inativado por matéria orgânica, embora não inativado por quantidade mínima de sangue.
  • Causa ressecamento da pele.
  • Com Glicerina a (2%). A adição de glicerina a 2% parece minimizar o problema do ressecamento da pele.

GLUCONATO DE CLOROHEXIDINA (0,5% c/álcool; 2%; 4%)
  • Ruptura membbrana ocorrendo uma precipitação do conteúdo celular.
  • Ação contra Gram positivos, gram negativos, bacilo da tuberculose, fungos, vírus (HBV,HIV,CMV,INFLUENZA)
  • Com o uso repetido seu espectro de iguala ao do álcool.
  • Possui açào residual de 6 horas.
  • Possui toxicidade por contato direto com ouvidos e olhos de recém nascidos.
  • Relatados raramente sintomas respiratórios.
  • É pouco irritante da pele, sendo que esporadicamente algumas pessoas podem apresentar suscetibilidade.
  • 15 segundos, boa reduçào de microorganismos mais frequentemente encontrados nas mãos.
  • Aumenta o espectro com o aumento da exposição. No entanto 30seg = 5min
  • Conhecida como clorohexidina degermante quando associada a tensoativo.
  • A apresentaçào de 70% (ou 70º - semelhante à 70%) de álcool + 0,5% Clorohexidina pode ser utilizada como complementação da degermação com clorohexidina.

IODO E IODÓFOROS (0,05%... 10%; 2%)

  • Age por penetração e oxidaçào da parede celular.
  • O produto mais utilizado deste grupo é o iodo + polivinilpirrolidona iodo (PVPI). À medida em que aumenta a solubilidade, aumenta o iodo livre disponível. O iodo livre é o respnsável pela ligação com os microorganismos.
  • Embora seja efetivo em concentrações inferiores pela disponibilidade de iodo a contaminação é mais provável por se r mais instável.
  • A concentrações indicadas são de 1a2mg/L de iodo livre.
  • Espectro de ação: Gram positivos, Gram negativos, fungos, vírus, bacilo da tuberculose, esporos.
  • Desvantagens: irritação, alergia e absorção pelo organismo.
  • Possui ação residual, mas inferior à da clorohexidina.
  • Inativado por matéria orgânica.

Com essas informações, a clorohexidina degermante parace ser a melhor opção para a lavagem das das mãos.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o uso de luvas de procedimentos. Estas luvas não são estéreis pois são usadas para evitar que a pessoa que as usa entre em contato com contaminações. Portanto, é um equipamento de proteção. As luvas realmente estéreis são as luvas cirúrgicas que são vendidas aos pares.

;)
 
Muito bom.
Obrigado pela informação.

Quanto as luvas, acho até melhor usar as cirúrgicas, não consigo manusear nada com aquelas luvas grossas ou as que ficam frouxas nas mãos.

Abraços.
 
Interessante... Eu sempre me banho com alcool...
 
Muito bom! Boa pesquisa, boa contribuição.

Quanto às luvas, o seguro é verificar na embalagem. Já pedi luvas cirúrgicas e elas vieram em embalagens, e na embalagem estava até descrevendo os métodos de esterilização que utilizaram. Já outra vez, pedi luvas de procedimento e me entregaram elas soltas em um saco plástico, mostrando que as de procedimento servem apenas para que o usuário não entre em contato direto com o que se vai manipular.

De qualquer forma, após colocar as luvas eu utilizo álcool nelas.

A maioria dos usuários do fórum utilizam protex, álcool, água sanitária ou lysol para auxiliar na esterilização dos implementos e do ambiente.

Poderíamos pesquisar também sobre outros produtos...

Lysol, não encontrei o site oficial, alguém sabe qual seria? Encontrei alguma coisa nesse site da Reckitt Benckiser. Mas não tem muitas informações a respeito do Lysol...

Alguém sabe se existe diferença entre o álcool encontrado nas farmácias e o álcool de cereais? (diferenças que pergunto, são referentes à eficiência na esterilização)

Alguém mais utiliza alguma outra classe de produtos, para estilização?

:pos:
 
Pessoar ,,, eu achei um produto que é muito eficaz para fazer a assepsia das mãos ,,,abaixo as descrições


Nome: Marcodine (Iodopovidona)
Descr.: Esponja - PVPI - escova para degermação e anti-sepsia pré-operatória das mãos !!!

Good Vibes
[]'s SoBoRo
:D :D :D
 
Luvas é o ideal. Se você estiover de luvas pode passar até desinfetante nelas que dá certo. Nunca mexa com o cultivo sem luvas, pois é contaminação na certa.
 
Com certeza, nunca toque no micélio sem luvas bem limpas.

O que pode ser feito é utilizar esse produto (ou qualquer outro descrito no tópico "Cuidado com as Mãos!") para passar nos braços, já que muitas vezes colocamos parte dos braços dentro do terrário e apenas as mãos (luvas) ficam limpas... Então nada mais obvio do que limpar muito bem os braços com algum produto, antes de enfiar as patas nos terrários.
 
Calango disse:
Luvas é o ideal. Se você estiover de luvas pode passar até desinfetante nelas que dá certo. Nunca mexa com o cultivo sem luvas, pois é contaminação na certa.

Realmente isso eu esqueci de comentar ,, o uso de luvas é indispensavel ,,, isso é somente para complementar a assepsia das mãos e braçu !!! e o banhinho com protex tb !!!
 
Ola a todos.
Então lendo os tópicos poraki, eus empre vejo que o pessoal gosta muito de usar lysol e alcool para realizar a esterilização. Quanto ao lysol eu nem vou comentar, pois nunca usei, nem li o rótulo. O que eu gostaria de chamar a atenção é para o alcool. As infos aqui vieram em conversas com minha namorada que é da área de saúde. Elas dizem respeito principalmente a bactérias, quanto a esporos e fungos ela não soube dizer.
O melhor produto usado na esterilização é o alcool a 70%, que deve ser esfrecado para obter resultados. A H2O2 nem é mais usada em hospitais, só para retirar sangue, sendo sua atuação como esterelizante muito ineficaz.
O alcool seria o melhor produto pois levaria as bactérias a morte por desidratação, porém o alcool 92%-98% e 40% que são os encontrados em supermercados são ineficientes, os primeiros por evaporarem muito rápido, os segundos por só colocarem as bactérias pra nadar. O melhor seria o 70% que é normalmente vendido em farmácias (aki o preço varia, entre 1,30-2,50 em frasco que tem entre 20 e 50ml), promovendo a morte das bactérias gra positivas e gra negativas (seja lá o que isso seja). Para maior eficiências o produto deve ser esfrecado na superficie que se quer esterelizar. Se você simplesmente jogar um pouco o alcool vai começar a evaporar e a sua concentração a água vai diminuir, tornando-se uma psicina pra contaminates.
Uma outra coisa que eu descobri, mas ai foram em sites sobre piercing, é que o alcool a 70% não é recomendável para limpeza dos piercings pois ele ataca o tecido em formação, embora seja inofensivo pras células já consolidadas.
Não faço idéia de qual seria a reação de um micelio bem estabelecido se fosse limpo com o alcool 70, mas se alguem tiver problemas com contaminação por bactérias podia testar.
Bem é isso, abraços a todos.
 
A vantagem em usar luvas é que eu não sei a de vocês mas parece que quanto mais cuidado eu tenho mais minhas mãos suam ,,, talvez esse seje uma das pricipais razões de usar luvas ,, mas é claro que sempre que coloco as luvas eu limpo ela com alcool !!

Impressão minha ou mesclaram tópicos ??



[]'s SoBoRo
:D :D :D :D
 
bom ...informativo seu post ,onde eu moro eu compro um exprey, tipo bom ar que mata 99.9 todas as bacterias ,eu uso em todo meu corpo e onde estou trabalhando e ecepcional..
 
Muitoo bom essas informações parabens!
Mais na parte das luvas prefiro usar akelas descartaveiz
são mais simples e facil

Abrasos!
 
Back
Top