Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cremogena

Rico

Hifa
Membro Ativo
18/04/2020
484
11
42
Salve a todos. Alguém já usou cremogena nos bolos pftek?

Vale a pena ?

Ou só um tiro no pé?

Vi no fórum bolos cremogenados e fiquei curioso.
 
Testei so 1x quando estava iniciando e contaminou.
Mas minha intuição diz que a contaminação foi pela inexperiência, não pela Cremogema.

Mas a pftek já oferece todos os nutrientes suficientes, não deveria fazer diferença.
Acho que no mesmo post também misturavam com café.

Via de regra, se uma técnica não se sustentou por muito tempo é porque não havia claro benefício.

Mas pode testar, fazendo os processos normais da pftek não tem porquê estragar.

Mas é que em vez de ficar adicionando suplemento, fica mais vantajoso trocar para bulk
 
Testei so 1x quando estava iniciando e contaminou.
Mas minha intuição diz que a contaminação foi pela inexperiência, não pela Cremogema.

Mas a pftek já oferece todos os nutrientes suficientes, não deveria fazer diferença.
Acho que no mesmo post também misturavam com café.
Boa @Texugo eu fiquei curioso se ela ajudaria a aumentar o tamanho dos cogus por estar dando mais nutrientes.


Via de regra, se uma técnica não se sustentou por muito tempo é porque não havia claro benefício.

Mas pode testar, fazendo os processos normais da pftek não tem porquê estragar.

Mas é que em vez de ficar adicionando suplemento, fica mais vantajoso trocar para bulk

Também acho isso. Fiquei curioso só em pra que usar. Kkkkkk como se diz não meche em time que está ganhando.
 
Eu fico mais curioso é se aceleraria o processo de colonização dos copos pois quanto mais rápido acontecer, menor a chance de um contaminante ganhar força sobre o micélio. Então se for testar seria uma boa ver isso do tempo de colonização hehe
 
Eu fico mais curioso é se aceleraria o processo de colonização dos copos pois quanto mais rápido acontecer, menor a chance de um contaminante ganhar força sobre o micélio. Então se for testar seria uma boa ver isso do tempo de colonização hehe
Pois é. Se for o caso Valéria muito a pena @Grako eu vi aqui no fórum um diário que colocaram cremogena no pf tek e deu uns bons frutos. Grandes.

Não sei se vou fazer esse teste kkkkkk fiquei mais foi curioso mesmo. Como disse o @Texugo se não foi pra frente a tek é pq não deve ter muita diferença.
 
A adição de cremogema e outros aditivos ao meio deve ser pensada com cuidado.

O consenso entre cultivadores experientes é que esses aditivos e farinhas são favoráveis aos contaminantes. O micélio de cubensis se dá bem com material fibroso como arroz integral e grãos, e pode até competir com alguns (não todos) os contaminantes. Mas em farinhas refinadas, ou substrato enriquecido, perde de forma fulminante dos contaminantes.
 
A adição de cremogema e outros aditivos ao meio deve ser pensada com cuidado.

O consenso entre cultivadores experientes é que esses aditivos e farinhas são favoráveis aos contaminantes. O micélio de cubensis se dá bem com material fibroso como arroz integral e grãos, e pode até competir com alguns (não todos) os contaminantes. Mas em farinhas refinadas, ou substrato enriquecido, perde de forma fulminante dos contaminantes.
Maravilha @Ecuador obrigado pelo esclarecimento. Nesse caso então não é aconselhado. 🙏🏻
 
Testes são essenciais para a nossa comunidade, pois novas técnicas vão surgindo. Mas às vezes o mais básico já é suficiente kkkk

Como disse Stamets em seu icônico livro, o futuro da micologia está bem mais nas mãos dos milhares a milhões de seus cultivadores amadores e múltiplas experimentações q em laboratórios e profissionais.
 
Como disse Stamets em seu icônico livro, o futuro da micologia está bem mais nas mãos dos milhares a milhões de seus cultivadores amadores e múltiplas experimentações q em laboratórios e profissionais.
Falou tudo @ExPoro tbm acho. O nosso combustível para descobertas é a paixão pelo cultivo e não fazer como se fosse um trabalho em laboratórios ou fazer para ganhar dinheiro.
 
Back
Top