Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cremoagar do Psilo

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Agar com cremogema do Psilo (cremoagar)

Para cada vidro:

- Meia colher rasa de café de agar
- Meia colher de café de cremogema
- 25ml de água (de preferência mineral)

A esterilização foi feita com microondas e teve 100% de eficácia ( 3 (três) de 3 (três) culturas sem contaminação).

Preparo:

Coloque 25 ml de água mineral no vidro e leve ao microondas por 20 segundos apenas para deixar a água morna. Adicione a cremogema e o agar e misture. Leve novamente ao microondas e aqueça por um minuto, sempre prestando atenção e atento para não ferver e transbordar o substrato do copo. Fique olhando atentamente para as culturas enquanto elas são aquecidas e quando ver que começou a fervura interrompa o aquecimento, conte até 7 e volte a aquecer até a nova fervura, e assim por diante. O processo todo deve durar em torno de 1 a 2 minutos. Após a ultima esquentada abra o microondas rapidamente e cubra as culturas com papel alumínio. Envolva o papel alumínio com fita adesiva apertando-o contra o copo para que fique bem vedado.

Espere que o substrato esfrie naturalmente, coloca-lo na geladeira ou sobre uma superfície muito fria apenas fará com que o copo quebre.

Inoculação:

Inocule no máximo três gotas de uma seringa generosa de esporos em cada cultura.

Retire o papel alumínio e cubra as culturas com plástico de pvc, aperte bem a fita adesiva contornando o copo, tudo bem apertado. Corte o excesso de plástico e passe outra camada de fita metade na fita q segura o plástico e metade no vidro, vedando por completo a cultura.

Esse processo é bem arriscado e precisa de assepsia total para ser bem sucedido.

Aqui os esporos germinaram em 5 dias, e colonizaram muito bem e muito rápido, com uma aparência forte e saudável.


Paz, amor e muita poesia!

Seguem fotos:
Agar 001.jpgAgar 002.jpgAgar PESa 009.jpgAgar PESa 010.jpgAgar PESa 011.jpg
 
Agar com cremogema do Psilo

As fotos são do dia 20, vou tirar e postar fotos recentes pela manhã qdo o sol raiar hehe :D

O micelio nao aparece muito bem pois sem o caldo da batata e com a cremogema a coloraçao do agar fica bem fraca e transparente, meio esbranquiçada tbem.
 
Agar com cremogema do Psilo

uma música para a úlima foto:

Pink Floyd - Take Up Thy Stethoscope and Walk
Disco: The Piper At The Gates Of Dawn ano: 1967

Doctor doctor!
I'm in bed
Achin' head
Gold is lead
Choke on bread
Underfed
Gold is lead
Jesus bled
Pain is red
Are goon
Grow go
Greasy spoon
You swoon
June bloom

Music seems to help the pain
Seems to cultivate the brain.
Doctor kindly tell your wife that
I'm alive - flowers thrive - realize - realize
Realize.
 
Agar com cremogema do Psilo

Hehe esse album do Pink é muito bom mesmo. Dei uma de dotor maluco naquela foto haha são os paramentos q eu uso no cultivo, menos o oculos claro haha.

Fotos de hoje, tiradas a menos de 5 minutos :
agar com cremogema 003.jpgagar com cremogema 004.jpgagar com cremogema 005.jpg
 
Agar com cremogema do Psilo

Hehe acho que fica comprovada a viabilidade da utilizaçao de cremogema nos cultivos de psilocybes.

O microondas ainda nao arrisco afirmar mas tudo está caminhanbdo pra uma resposta positiva. Esterilizei um potao de substrato no micro e mesmo depois de 3 semanas em controle ele nao contaminou.

Se tiverem a oportunidade testem esterilizaçoes no micro e postem seus resultados, vamos trocar receitas hehehe

Paz, amor e muita poesia!
 
Agar com cremogema do Psilo

Ae Psilo, teu quarto tá arrumado hein!

Só tá faltando a gente ver como frutifica com essa receita.

Acho que a esterilização no microondas é viável sim, talvez não tão eficaz quanto na pressão em consequência do limite de temperatura, talvez.

Parabéns! :pos:
 
Agar com cremogema do Psilo

Haha hoje tá melhorzinho, dei uma arrumada pra espantar o fungo verde hahaha.

É, mas logo vai frutificar, hehe, tou preparando uns substratos a base de palha de milho e cremogema, quando der resultados eu posto. Também não vejo a hora de ver uns coguzinhos cremogemados!
 
Agar com cremogema do Psilo

haha! embaixo do nick do psilo ao invés de ser "colaborador" devia ser "pesquisador/cientista maluco" !:p:
 
Agar com cremogema do Psilo

Hahhahahah


Muito hilário o seu uniforme de químico de cozinha!
 
Agar com cremogema do Psilo

Agar eu acho em lojas de produtos naturais e essa cremogema??? o que é isso??? onde eu acho??? valeu...
 
Agar com cremogema do Psilo

Cremogema é um mingau infantil, nao custa mais que 3 reais, voce acha em qualquer mercado :pos:
 
Agar com cremogema do Psilo

boua cara =]

tava lendo isso...
vou fazer isso um dia =)


com certeza vou ter ropinha e tudo também

:cool:


good vibes ~~
 
e ai Psilo, será que esterilizando esse agar em panela de pressão dá certo?
to pensando em começar amanhã, mas naum tem microondas aqui em casa..
 
Então cara, um amigo disse que o problema desse meio de cultura é que quando ele ferve tende a sair do recipiente em que ele está, caindo por tudo.

Disse que teria que colocar em um recipiente alto o suficiente e que seria melhor estereliza-lo em fogo baixo.

Mas não tenho experiencia nenhuma em esterilizar meios agar e liquidos em panelas, só sei que quando ele ferve ele espirra de dentro do recipiente, talvez algum colega com mais experiencia com PP possa te responder melhor :)
 
Última edição por um moderador:
Psilo, eu acabei fazendo a esterilização em uma panela sem pressão com tampa transparente, que da pra ver se o copo vai transbordar. Fiz o mesmo procedimento do micro: quando ia transbordar, desligava, dava um tempo e ligava de novo o fogo. Não contaminou, mas também não germinou o micélio. O que será que houve. Vc sugere alguma tek de ágar mais fácil para quem nunca fez ágar? Abraço
 
Um amigo de um amigo fez as seguintes perguntas:
Como você inoculou?
Seringa de esporos? Qual a procedencia dos esporos?
Quanto você inoculou?
Incubou?
Esperou quanto tempo até ter dado por falha?

Ele disse que Pode afirmar que se você seguiu todos os passos a risca o problema não foi o substrato, podem ter ocorrido várias outras coisas.

Na opinião dele essa é uma das receitas mais simples de agar, não tem que ferver batatas e nem arranjar malte ou outros ingredientes comuns mas nem sempre faceis de achar, mas se você achou essa complicada de uma olhada na biblioteca que você encontra mais receitas.
 
usei seringa de esporos do Fsrcanada, 3 a 5 gotas, mas não perfurei a agulha na mistura naum, jorrei as gotinhas por cima, guardei os copinhos numa caixa plástica fechada num local escuro, dois copinhos de ágar. é estranho porque nem contaminou , nem germinou, e sua receita de ágar é superfácil de fazer...
 
Quantos dias você esperou?

Um amigo de um amigo disse para Tentar de novo cara, tentou usar esses esporos em mais alguma coisa?

QUal era a concentração da seringa?
 
Back
Top