Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cosmos - Carl Sagan

Azrael

Cogumelo maduro
Membro Ativo
31/05/2008
214
62
Salve amigos,

sempre que discuto assuntos como "Deus", "Universo" e "outras cositas mas",
quando sito Carl Sagan, quase ninguém conhece...

fico muito chateado porque o Cara fez um trabalho ESPETACULAR,ninguém o superou até hoje na popularização da Astronomia.

Quem não assitiu o filme "Contato"?O enrredo é do cara...

Mas quero falar do seriado Cosmos!

Era no início do anos 80 e me lembro que fiquei (e ainda fico) estarrecido com o que significa 01 ano luz e que a via Láctea tem 100.000 anos luz de COMPRIMENTO! IMAGIANE DE VOLUME!

E SABENDO DISSO, OLHEM PARA A NOVA IMAGEM DO HUBBLE!
PUTA QUE PARIU! FIQUEI COM VERTIGEM ( DE VERDADE!) da uma olhada no link

1024px-Hubble_ultra_deep_field.jpg

isso é uma imagem óptica! olha a PORRADA DE GALAXIAS!!!

Graça a este granade homem, minha juventude foi maravilhada por grandes questionamentos que me acompanham até hoje!
O seriado Cosmos é formado por 12 capítulos de 50 minutos cada e alguns possuem atualizações do autor (que ja faleceu) dos anos 90.
Neste, Sagam nos conduz a uma viagem imaginária extrapolando nossas limitações físicas. Tudo muito embasado cientificamente...

Tem os capítulos no Youtube e tambem no Torrent com legendas em português.Tentei anexar o link mas num deu:(

Gostaria dos que nunca tiveram oportunidade de assistir, assita e deixe seu comentário aqui! E os que ja conhecem, estimulassem essa garotada!

O Conhecimento também amplia a conciência e é a melhor bagagem que podemos levar numa TRIP, talvez a única...

Lucidez a Todos!

Fala Azrael!

Olharessa foto e tentar imaginar o nosso tamanho físico e intelectual diante de tanta grandeza se torna quase um exercício de meditação transcendental. Algumas vezes a ciência parece mesmo sagrada.

Sempre antes de dormir, deitado na escuridão começo a imaginar minha mente saindo e visualizando estas escalas magníficas, como em um dos espisódios do Cosmos se não me engano, quando uma câmera sai de um corpo e vai subindo até os confins do universo, representado escalas em potência de 10 e logo após volta e entra na pele do personagem sondando-o até o nível atômico. Não sei se é mesmo do Cosmos, mas é um vídeo muito famoso de qualquer maneira. (Alguém já viu?)
Esse exercício bobo me faz pensar simultaneamente na nossa completa ignorância e também em nossa quase divina capacidade de observar o universo. É um tipo de pensamento ambíguo e pleno que só consigo em alguns estados de relaxamento proporcionados por essas viagens imaginativas.

Eu não me lembro muito bem do seriado mas me lembro de que gostava. Inclusive essa impressão me levou a ler outras coisas do Sagan, como o livro Contato (obviamente muito mais profundo do que o filme) e Os Dragões do Eden; livros que tenho até hoje aqui na cabeceira.

O Sagan é realmente o meu cético predileto, um cara que conseguir unir ciência e arte com maestria.

Lá vai uma das belas pérolas que o Sagan deixou por aqui:

Se for verdade que todos viemos do centro de uma estrela, cada átomo em nós veio do centro de uma estrela, então somos todos a mesma coisa. Mesmo uma máquina de refrigerante ou uma ponta de cigarro é feita de átomos que vieram das estrelas. Todos foram reciclados milhares de vezes, como eu e você. Portanto, o que há lá fora é simplesmente EU, não há o que temer, não há com o que se preocupar. Então o que temer, pois tudo somos nós! Nós fomos separados por termos nascido, recebido um nome e uma identidade. Fomos separados da Unidade, e isso é o que a religião explora: as pessoas tem esse anseio por fazer parte da Unidade de novo, e isso é explorado, batizam-no de Deus, dizem que ele tem regrass, e eu acho isso cruel. Acho que você pode fazer isso sem religiões. Um visitante extraterrestre que examinasse as diferenças entre as sociedades humanas acharia essas diferenças triviais quando comparadas às semelhanças. Nossas vidas, passado e futuro estão ligados ao sol, à lua e às estrelas. Nós vimos os átomos que compõem tudo na natureza e as forças que esculpiram essa obra e nós, que possuímos os olhos, ouvidos e sentidos locais do cosmo, começamos a imaginar nossas origens. Poeira estelar contemplando as estrelas, grupos organizados de bilhões e bilhões de átomos, contemplando a evolução da natureza, traçando o longo caminho pelo qual se chegou à consciência aqui na Terra. Devemos lealdade às espécies e ao planeta. É nosso dever sobreviver e progredir, não só por nós mesmos, mas também pelo vasto e antigo cosmos de onde viemos. Somos uma espécie. Somos poeira estelar se nutrindo da luz das estrelas.

Valeu

nusss
to achando doido demais esse seriado
muito bom mesmo
vo pegar meu cachimbo de barro e assistir mais um espisodio
força e luz

Acho que me enganei, o vídeo que eu mencionei no meu post sobre a viagem em escalas não é do Cosmos, mas de um vídeo feito pra IBM:

O original:
Uma versão mais atualizada (não gosto da musica mas vale a penal):
E também um aplicativo em flash que te deixa interagir com a escala do universo, FANTÁSTICO: http://www.nikon.com/about/feelnikon/universcale/index.htm

E aqui nesse blog tem o seriado Cosmos dublado em Portugues:
http://www.inexistentman.net/2008/10/15/documentario-cosmos-de-carl-sagan-dublado-em-portugues/

Boas viagens!:cool:

Mirador,

esse link da Nikon é ÓTIMO! MUITO BOM MESMO!

Da pra viajar "GRANDÃO"! HAUHAUAHU!!!
(vejam o Link entendam a piadinha sem graça..)

Muito Obrigado pela contribuição!

Abç!

realmente muito bom, ele recorre todo o conhecimento humano....tambem fiquei de cara naquele episodio que mostra o calendario da terra...onde nossa historia humana seria uma fração minima de tempo relacionado com a evolução do planeta...

mt bom...ontem eu vi o do tempo e espaço....peguei a seria completa no torrent, otima dica

[ ]

Muito Bom! Carl Sagan é reconhecido como o "papa" da divulgação científica, e se concentrou na desmistificação da ciência.... muito coerente sua presença no nosso forum!

Caramba Azrael! Que imagem massa essa do campo ultra profundo do Hubble. Já coloquei até de fundo de tela!

Quero só ver o que o próximo as imagens que o telescópio James Webb trará das novidades do cosmos.

Abraço

Só por curiosidade, essa série de TV COSMOS, partiu do livro homonimo.
Sagan é leitura obrigatória para aqueles que já se perguntaram, "qual a minha relevância no universo?".
A série é tranquila de achar para download tb.

ADD:
Quem quiser ler o livro, tem ele ilustrado (colorido) e em português nest link aqui:
http://www.4shared.com/file/250912057/e18657e7/Cosmos__Carl_Sagan_.html

Olá pessoal! Tenho umas imagems interessantes!

Isso é só a ponta do ice berg!

Obs:para vizualisar melhor as imagems mude a posição no seu acrobat na opçao( view-rotate clokwisi)

Valeu!!:)

Anexos

• O nimbo.pdf
    437.5 KB · Visualizações: 20
  • GALAXI.pdf
    177.1 KB · Visualizações: 15
  • MUI LOCO.pdf
    220.7 KB · Visualizações: 23
  • TUNEL DO CONHECIMENTO.pdf
    234.5 KB · Visualizações: 19
  • O LUGAR PRA UMA TRIP PERFEITA.pdf
    66.6 KB · Visualizações: 26
Caracas muito boas as imagens ! o universso como sempre lindamente sinistro !

Muito bom...
estou vendo os epidódios, são muito inspiradores

isso mostra toda a nossa insignificância, e como nossa forma de vida que achamos ser tão avansada pode ser na verdade muito primitiva comparada ao resto do universo...

como dizia lucas silva e silva do mundo da lua: "...onde tudo pode acontecer"

Good Vibes

Faaala Mr Azrael...

Fazia tempo que nao entrava aqui no CM... Uma viagem no tempo...

Assim como este seu topico...

Sempre com tópicos otimos...

Com um DMT e uns videos desses, o cidadão vai loooooonge...

abs

me animou ver de novo o COSMOS, ótimo documentário!

Ae galera, a série COSMOS tá passando na TV escola, dublada! AGORA!
(quinta-feira 8 de julho de 2010 23:42h)
Não sei se passa todo dia ou toda quinta...quem souber avisa!

Sera que sagan sabia alguma coisa sobre vida esta terrestrea O primeiro epsodio . a viagem pelo universso aquela parte que ele fala de orion, mostra alguns planetas 2 com vida estra terrestre orionitas ? As pleiades na passagem pelas pleiades o clima fica tensso sera que em uma constelacao de apenas 50 milhoes de anos pode ter evoluido vida em forma diferente as propias estrelas sao vivas ? sao o produto de 13 bilhoes de anos de evolucao nao me estrnhariam que fosse elas estao grudadas dancando uma danca de familha o sentido da vida aquela eterna danca caotica...

O local pra uma trip perfeita
indisp.png

Última edição por um moderador:
Back