Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Copos trincados. E aagora?!

Spitzenkörper

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/05/2007
329
73
Os copos que estavam na panela trincaram.

Devo jogar fora. Gostaria de saber se tem como entrar algum contaminante pelas rachaduras, e se eu devo invalidar os bolos, os copos e deixar a suspensão de esporos para os outros 4 copos que ficaram ilesos.

[]'s :(
 
No seu lugar eu descartaria.

Se vc tivesse agido na hora que abriu a panela de pressão poderia ter lacrado a rachadura com pouca chance de acontecer futura contaminação.

Além disso haverá atividade gasosa e térmica dentro do copo, vai saber o que pode acontecer com essa rachadura.

É melhor ouvir a opinião de quem já passou por isso pra tirar suas conclusões.

Sorte!
 
Upvote 0
Os potes do meu primeiro cultivo tb trincarão ZED,.:eek:
Lembra? Eu acabei jogando tudo fora..
Não sei extamente o que poderia acontecer com as rachaduras mas acho seria melhor vc jogar tudo fora e fazer novos copos do que perder tudo depois,.:pos:

Boa sorte meu amigo...
:p:
 
Upvote 0
Entendo vcs dois, e eu realmente deveria ter tomado alguma providência.

Gostaria de saber tb a opinião de alguém que experimentou cultivar com copos trincados!
 
Upvote 0
Os copos trincados devem ser descartados.

Não desperdice esporos com eles, pois no curso na colonização eles sofrerão contaminação, se já não estão contaminados.
 
Upvote 0
Ah, obrigado Mauricio! Juntando as justificativas de vcs três, já descartei os copos trincados ;), vamos ver o que acontece com os outros!
 
Upvote 0
É estranho. Talvez já estivessem com rachaduras microscópicas antes de ir pra panela ou não fossem copos muito bons. Geralmente não racham quando você deixa esfriando lá dentro já que a temperatura desce devagar. De qualquer modo ainda restam 4, se tudo correr bem ainda tem boas chances.
 
Upvote 0
aproveitando o acidente do ZED, alguem tem alguma dica para os copos não trincarem durante a esterilização? Talvez se deixar em agua quente ou morna por um tempo pode reduzir o risco, pois eles podem ter trincado pelo choque térmico. Alguem tem uma informação sobre isso?
 
Upvote 0
Pelo que sei o ZED não deixou ocorrer choque térmico, o problema foi que ele comprou copos de uma marca não muito boa.

A dica pra não trincar os copos é essa mesmo, deixa esfriar dentro da panela ou tira da panela usando panos e sem deixar entrar em contato com nada gelado.
 
Upvote 0
Uma técnica que utilizo:

Comprei um descanso de panela, esses redondos, aramado, isto é, feito com ferro/arame e depois cromado.

Cortei algumas partes, pra ele caber no fundo da minha panela de pressão. No corte, deixei algumas extremidades mais compridas, e estas foram dobradas para baixo, como se fossem pés, pra deixar ela mais alta do fundo da panela.

Com isso resolvi o problema de possível trinca dos copos, não necessito mais utilizar toalha no fundo da panela, mas o maior objetivo era o seguinte: deixar os copos elevados do fundo da panela. Com isso, posso colocar mais água, e elimina totalmente o problema de terminar a água na esterilização.

Antes disso eu deixava os copos flutuando, fazia uma barulheira danada durante a esterilização, e perdi uma panela por secar a água, e derreter pote e substrato dentro dela.

É uma solução viável.

paz e luz:pos:
 
Upvote 0
Isso que o muilok falou é verdade, se colocarmos uma tela de aço no fundo da panela dando uma distância de 1cm do fundo da panela, já impede a trinca do copo.
Essa tela tem pra comprar em supermercados, como protetor de fundo de panela de pressão, é como se fosse uma teia de aranha de aço com as pontas dobradas para fazer um pézinho.
Um abraço a todos
 
Upvote 0
Uma vez em uma festa eu ouvi um conhecido de um carinha amigo de um outro falar que tinha quebrado um copo de TKS sem querer. O copo havia rachado na metade mas não tinha chegado a descolar o vidro, seja por impacto insuficiente ou pelo grude do substrato o copo ficoui apenas rachado.

A colonização estava em uns 60% ... o copo caiu pq o menino ficou mostrando-o para outras pessoas antes do sucesso, e a inveja inconsciente que emana dos guerreiros ainda incompletos de luz fez o copo cair ...

O cultivador - por preguiça ou por esperança subconsciente - não jogou o copo fora .... ele deu 5 flushes ...

Se você estiver em contato com a colonia conseguirá fazer cogumelos crescerem da palma da mão ...

Sucesso sem esterilização - Cultivo de Amazonicos

Beijos meninos :)
 
Upvote 0
Uma vez em uma festa eu ouvi um conhecido de um carinha amigo de um outro falar que tinha quebrado um copo de TKS sem querer. O copo havia rachado na metade mas não tinha chegado a descolar o vidro, seja por impacto insuficiente ou pelo grude do substrato o copo ficoui apenas rachado.

A colonização estava em uns 60% ... o copo caiu pq o menino ficou mostrando-o para outras pessoas antes do sucesso, e a inveja inconsciente que emana dos guerreiros ainda incompletos de luz fez o copo cair ...

O cultivador - por preguiça ou por esperança subconsciente - não jogou o copo fora .... ele deu 5 flushes ...

Se você estiver em contato com a colonia conseguirá fazer cogumelos crescerem da palma da mão ...

Sucesso sem esterilização - Cultivo de Amazonicos

Beijos meninos :)
Hum... bem dos 3 joguei dois fora, pq um deles é de um substrato teste com NESTON que eu estou ansioso para testar, e sim, eu estou em alto contato interplanetário e esperançoso com esse copo ·¦?D~~

Nossa, cogumelos crescendo da minha mão, soh se eu fosse o psilocibec <(^^)7
 
Upvote 0
Também coloquei o descando dentro da panela...
depois de quebrar tres copos... Fiquei só de longe olhando a panela, preparada para ela explodir a qualquer hora! rsrsrsrs
 
Upvote 0
Back
Top