Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminou, e agora?

Krower

Hifa
Cadastrado
10/09/2014
1
12
31
E aí galera,sou um novato aqui na cogumelos mágicos e no cultivo de cogumelos.
Bom,à mais ou menos 1 mês, eu e um amigo começamos um cultivo. Utilizamos milho e arroz como "alimento". Fizemos as seringas usando a glovebox (como é ensinado aqui),fizemos todo o processo de inoculação com todos os recursos assépticos que tínhamos. Esse foi o resultado:

10736320_1511484275766131_2138727299_o.jpg 10738022_1511484105766148_1182864447_o.jpg 10752439_1511487135765845_1385419192_o.jpg
[Moderador: Por favor não use site externo para a hospedagem de imagens, leia as regras do fórum!]

No total foram 9 inoculações,mas não conseguir tirar fotos com qualidades boas o suficiente pra postar aqui. Enfim. Todos substratos contaminaram com o tal doende verde. A princípio, pretendíamos fazer bulks, mas como todas inoculações deram errado,decidimos fazer um outdoor em baldes. E foi o que fizemos.
Primeiro pasteurizamos o esterco em pó e o pó de coco em um balde grande com uma água que estava com uns 75 ° ~ 80° de temperatura,deixamos lá durante mais ou menos 1h de relógio e em seguida tiramos as partes contaminadas e misturamos o pó de coco e o esterco em pó com o milho e o arroz colonizados. O substrato ficou um úmido devido uma pequena falha no processo de pasteurização,mas mesmo assim prosseguimos com o processo.
Colocamos os substratos em um balde grande de margarina depois de ter esterilizado o mesmo e em seguida vedamos ele com papel filme. Fizemos 3 baldes,porém,até agora só um teve um quadro de evolução relevante e será esse único que eu irei postar.
Depois de 3 dias esse foi o resultado:
OBS: Fizemos a pasteurização neste ultimo sábado.
DSCN0511.JPG DSCN0512.JPG DSCN0513.JPG

Como vocês podem ver,o substrato está em um estado avançado de contaminação. Eu gostaria de saber de vocês se existe alguma forma de parar a contaminação.
Eu acho que terei que jogar tudo fora,mas primeiro quero saber a opinião de alguém que tenha mais experiencia. É foda perder tudo. Eu e o brother perdemos muito tempo com esse cultivo.
 
Última edição por um moderador:
Eu gostaria de saber de vocês se existe alguma forma de parar a contaminação.

Quase certamente não. Creio que a sua única chance é tentar um outdoor. Pode ser que renda alguns cogumelos.

E na próxima vez, se resolver continuar tentando cultivar, comece com uma PFTek básica, seguindo à risca um guia como o do @tupy.
 
Upvote 0
Mantenha o outdoor na rua. Se trouxer pra dentro de casa, ou pro "laboratório" (local onde faz os procedimentos), pode acabar contaminando e piorando. Qualquer movimento espalhará esporos por tudo.
O que posso recomendar é recomeçar. Sem saber melhor sobre os procedimentos executados, é a única dica que posso dar. O problema pode estar no carimbo, na preparação do substrato (por experiência própria, o milho é difícil de preparar), entre outros.
Por exemplo, se você vedou os copos com fita isolante antes de mandar pra pressão, pode não ter esterilizado adequadamente. Se você pegou um carimbo contaminado, ou mesmo tocou no carimbo ou na seringa com as mãos sujas, pode ter sido isso. São muitas possibilidades. De preferência detalhe melhor os procedimentos. A glovebox não é milagrosa, ela apenas fornece um espaço menor para fazer a assepsia.
Sei como é ruim a sensação de perder tempo. Mas nada se perde quando se tira o aprendizado. Foque na jornada e não no objetivo. O que posso indicar é fazer a pf tek normal. Preparar milho, pasteurizar bulk, não é tão simples.
 
Upvote 0
Back
Top