Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminante ou peculiaridade?

peruvianus

Cogumelo maduro
Cadastrado
11/02/2008
19
67
Olá pessoal, como vão vocês?

Preciso de uma ajudinha aqui com um bolo... Nesse meu primeiro cultivo fiz 11 bolos (erro que não cometo mais, poucos bolos são mais fáceis de cuidar e etc), dos quais 5 ainda estão encubando. Como alguns deles têm uma aparência estranha, resolvi aniversariar um e vir até aqui procurar orientação.

indisp.png

Essas manchas mais escuras são contaminantes ou alguma peculiaridade do Keeper's Creeper? Não havia cheiro ruim, pelo contrário, o cheiro era de fungo sadio e era fresco. Inclusive, um dos meus bolos que está frutificando bastante tinha a mesma aparência quando eu o aniversariei. A imprensão que eu tenho é de que trata-se apenas de uma parte do micélio que se diferenciou, talvez por já ter começado a formar o basidioma. Então, isso é normal?

Grande abraço a todos!
 
A coloração confunde mas me parece formação de esclerótias!

Paz e Luz!
 
Upvote 0
Também acho que não é algo apavorante. Como o bolo irmão desse está frutificando belamente, vou deixar o pau quebrar e ver o que acontece...

Abração!
 
Upvote 0
Linda peculiariedade, conhecida popularmente como " Orelha de porco".
pode ser consumida também (caso nao apresente deterioraçãop aparente)
 
Upvote 0
Andei pesquisando pra entender melhor como essa esclerótia foi parar ai no copo do maninho e achei isso, confere?

cuando el micelio ha agotado los nutrientes del medio que está colonizando (al parecer es algo así como un método de defensa). La esclerotia es una acumulación carnosa de micelio compactado, de textura parecida a un tubérculo, lo que se suele llamar "trufa" o "mongui". Las trufas contienen una concentración de psilocina y psilocibina semejante a la del fruto (quiza algo menor), pero su menor contenido en agua (un 60% aprox. frente a un 80% de la seta) hace que la cantidad a ingerir sea proporcionalmente mayor para obtener el mismo principio activo.

:)
 
Upvote 0
Só acho que temos um 'porém' aqui... Meus bolos também tiveram isso, e encontrei uma citação do workman, da sporeworks.com que é essa:

from workman-retirado de http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Cat/0/Number/8870288/an/0/page/0/gonew/1#UNREAD
"Cubensis often produces ill-defined blobs of tissue in culture. Although these are sometimes mistaken for sclerotia, they lack the ability to survive dessication. They also do not directly produce mushrooms when planted in soil after seperation from the mother mycelium. Cubensis pseudo-sclerotia appears to be nothing more than malformed mushrooms. Some strains are more prone to to produce these blobs which may be induced by mutation, environmental stress, virus infection or contamination."

Como interpretei:

Os cubensis formam sim este tecido deformado, mas ele não pode ser confundido com esclerórias porque não tem a habilidade de sobreviver dissecações. Também não produzem cogumelos se 'plantados', separados do bolo original. Estas chamadas pseudo-esclerótias parecem ser (pro workman) nada mais que cogumelos malformados. Algumas strains estão mais suscetíveis a essas formações, e podem ser induzidas por mutação, estress ambiental, infecção viral ou contaminação...

Não comi as esclerótias do meu bolinho, só raspei e retirei porque tinha muita vermiculita e eu não estava tão certo do que era... Mais opiniões sobre isso?
:pos:
 
Upvote 0
Então provavelmente a culpa foi do substrato que eu utilizei (vermiculita + farinha de arroz integral), ou das proporções dos ingredientes. Algumas partes dos copos demoraram demais para colonizar, de maneira que eu precisei mantê-los na incubação por muito tempo. Com isso, as partes que já haviam atingido 100% de colonização ficaram sem amido, e talvez isso mais a alta concentração de gás carbônico tornou o ambiente hostil.

Hoje cedo eu retirei o bolo de teste do dunking e o coloquei no terrário. Vou acompanhar de perto a história, tirando fotos sempre. Assim a gente aprende como isso pode atrapalhar ou não nossos cultivos.

Vale lembrar que eu tenho um bolo na mesma condição frutificando ferozmente, indicando que essas esclerótias não comprometeram todo o bolo. Vou trazer até aqui fotos dos comgumelos também, para que vocês avaliem se eles parecem sadios.


Grande abraço a todos!
 
Upvote 0
Substrato e proporções estão normais

Tenho dúvidas se é esta a lógica (tempo de colonização) que fez seu bolo desenvolver esclerótias, mas não tenho nenhum outro palpite

Traga as fotos, são sempre divertidas :p:
:pos:
 
Upvote 0
Back
Top