Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

contaminante não identificado (cultivo em milho)

flicts

Cogumelo maduro
Cadastrado
21/05/2008
9
68
Olá comunidade,
Depois de um longo período sem cultivar por falta de um espaço discreto e tranquilo, recomecei agora e decidi experimentar um casing com milho de pipoca (meus dois primeiros cultivos foram com bolos FAI).
Cozinhei o milho, deixei de molho 24h, depois mais 24h em solução de água sanitária e outras 24h em solução de bicarbonato de sódio. Esterilizei o milho na panela de pressão por 1h e meia, deixei esfriar e inoculei.
O micélio germinou mas há uns 3 dias apareceram uns grãos de milho pretos. Parece ser algo por dentro da casca dos grãos, não há nenhum tecido preto crescendo entre os grãos, apenas o micélio do psilo crescendo sobre eles e se propagando de um pro outro (mesmo dos que estão pretos por dentro).
Consultei a biblioteca sobre os contaminantes mais comuns e não tenho certeza se é o Aspergillus (a descrição não diz nada sobre ele crescer por dentro ou por fora dos grãos). As fotos abaixo são do 8o. dia depois da inoculação. Alguém de vocês sabe que contaminante é esse?
Não vou arriscar a usar esse vidro pra fazer o casing, mas pra não perder o trampo todo pensei em clonar o micélio dos grãos que não estão contaminados em papelão e usar pra inocular novos grãos. Será que dá pra isolar micélio sadio sem transferir o contaminante?
Paz.
P1020537.JPGP1020538.JPG
 
É difícil isolar micélio bom disso, flicts.

Talvez seja melhor recomeçar do zero.
 
Upvote 0
Pode ser o duende verde mas pela cara tá parecendo algum outro fungo que veio de dentro do milho mesmo.

O duende verde se forma como um mofo, esse porém parecem estrias. Me lembrou Huitlacoche.
 
Upvote 0
Back
Top