Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminaçao?

xerosa

Cogumelo maduro
Cadastrado
26/04/2010
44
71
38
Olá galera,
estou com uma duvida, não sei se isso é contaminante ou é o micelio do cubensis star gazer
15/05 inoculaçao do bolo
13/06 100% colonizado
19/06 foto
a colonizaçao ocorreu aparentemente normal, sem manchas ou qualquer outra coisa a ser observada
Hoje ao retirar o aluminio percebi que havia uma mancha branca em cima do selo
obrigado
DSC00395 (Small).JPGDSC00394 (Small).JPGDSC00393 (Small).JPGDSC00392 (Small).JPGDSC00391 (Small).JPG
 
Pelo menos Verticillium permite a continuação do cultivo.
 
Upvote 0
Repare naquele traço vertical de cor mais escura ao longo da haste. Nas fotos 461 e 463, por exemplo, estão bem visíveis em alguns dos cogumelos.

É típico de quando há Verticillium no cultivo.

Até mesmo a haste deformada de um cogumelo da foto 458 pode ter sido causada pelo Verticillium.
 
Upvote 0
Pelo menos Verticillium permite a continuação do cultivo.
Seção Zequinha
Posso carimbar os que não estão contaminados ou já era?
devo retirar os contaminados e deichar o flush proseguir?
tenho 3 bolos no terrario e só um contaminado, Verticillium passa de um bolo para o outro?
 
Upvote 0
@xerosa,

Se quiser garantir alguns carimbos para não depender de receber de alguém pode carimbar sim, embora provavelmente o Verticillium vá junto. O cultivo seguinte vai ter e assim por diante. Mas normalmente os cogumelos convivem gerações e gerações com o Verticillium. E não envie os carimbos para bancos de esporos.

Os outros cogumelos provavelmente também estão com Verticillium, então acho que não adianta muito retirar os que estão marcados. E o contaminante pula sim entre os bolos.
 
Upvote 0
Back
Top