Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Contaminação por Trichoderma?

Pudim

Hifa
Cadastrado
27/12/2016
2
5
30
Boa tarde galera, meu primeiro posto aqui e logo uma dúvida.

Segui a receita de um PF TEK 2:1:1 com esporos de MDK, primeiro cultivo (ou tentativa)
Foi pra panela de pressão por 1h, 24h esfriando, inoculei dia 30/03 (quase um mês de colonização já) sem glove-box, e fui viajar 2 semanas, deixei em lugar quente e escuro.

Voltei com uma desagradável surpresa verde-acinzentada em um dos bolos, uma mancha com diâmetro de uma moeda de 10 centavos e ao que me parece o micélio do cubensis sendo lentamente "cobrindo" essa macha cinza.
Lendo a Tópico "Quais são os Contaminantes mais comuns?" a 4ª foto da contaminação por Duende Verde (Green Mold) - Trichoderma harzianum, T. viride, T. koningii, parece bastante com o que eu tenho aqui... Concordam? Discordam? Joga no lixo =( ?
WhatsApp Image 2017-04-27 at 13.11.47 (1).jpeg WhatsApp Image 2017-04-27 at 13.11.47 (1).jpeg

O outro copo falta colonizar o fundo mas ele apresenta um micélios BEM vigorosos, pesquisei e não encontrei nada preocupante sobre eles, alguém discorda?
WhatsApp Image 2017-04-27 at 13.11.26 (1).jpeg WhatsApp Image 2017-04-27 at 13.11.26 (1).jpeg

Ajudem um novo membro :eba:
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2017-04-27 at 13.11.47 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2017-04-27 at 13.11.47 (2).jpeg
    68.4 KB · Visualizações: 45
Voltei com uma desagradável surpresa verde-acinzentada em um dos bolos, uma mancha com diâmetro de uma moeda de 10 centavos e ao que me parece o micélio do cubensis sendo lentamente "cobrindo" essa macha cinza.


Esse verde cinza-azulado não é Trichordema, que tem mesmo uma cor verde. Provavelmente é Penicillium. E por isso o micélio está cobrindo o contaminante. Se fosse Trichorderma ele estaria se espalhando por cima do micélio de cubensis.

O outro copo parece bem. Se já estiver totalmente colonizado há uma semana pode aniversariar.
 
Upvote 0
Obrigado pela resposta Ecuador ;), então vai pro lixo esse carinha contaminado, uma pena :(.

O outro copo falta colonizar parte do fundo ainda, vai mais um dia.
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Back
Top