Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação ou Vermiculita?

Infected

Cogumelo maduro
Membro Ativo
26/07/2006
305
73
Bem, estou postanto umas fotos de um dos meu copos, as fotos foram tiradas em espaços de tempo de aproximadamente uma semana, exceto as duas últimas foram tiradas no mesmo dia, essas foram tiradas a uma ou no máximo duas semanas. Agora esse mesmo copo quase não tem mais essas manchas marrons, elas não aparecem mais nas fotos, por isso não envio mais. Isso é ou foi algum tipo de contaminação? Devo jogar o substrato desse bolo fora? Eu acho que a concentração de pontos marrons é grande demais para ser vermiculita, pois isso só apareceu nesse copo e apenas num canto.

Bem, é isso, espero ajuda de vocês.
Até mais.
05_800x600.jpg07_800x600.jpg09_800x600.jpg10_800x600.jpg
 
isso aconteceu quando eu usei uma vermiculita de granulaçao baixa + uso d café.
nao sei se é a mesma coisa pq vc nao especificou a receita, MAS parece ser simplesmente borra de café ...
tenta aniversariar esse bolo com o copo por cima, até pinar só pra garantir.
 
Upvote 0
Usei a mesma receita que eu descrevi no meu diário, simplesmente bolos pftek, arroz integral e vermiculita, não usei café nem nada. Acho que vou fazer um outro balde com esse copo aí, eu estava com receio até mesmo de abrir o copo, mas vou deixar o medo de lado, se o micélio conseguiu se estabelecer, então a contaminação não deve ser muito forte. E tem mais, se sobrevivi a beber um copo de verde e bactérias e a comer tempo demais em restaurantes capengas, devo sobreviver a guerras biológicas :)
 
Upvote 0
eaí? pela foto fica uma duvida o aspecto dessa coisa marron, sao graos, coladoss no vidro isolados doo micleio ou é um liquido, ou tipo de fungo que seja que se espalha e mistura com o micelio?
 
Upvote 0
Bem, líquido certamente não é, não sei se pode ser uma espécie de fungo, olhando parecem grãos, ou vermiculita, e se fosse algum contaminante, o micélio brigou e vendeu, pois praticamente não dá mais para ver. Acho que vou fazer mais um balde com esse copo aí.
 
Upvote 0
com certeza.
é melhor nao arriscar e abrir junto com os copos sadios nao.
mas mesmo assim, se vc diz que parece vermiculita entao deve ser mesmo. ela tem um certo brilho dourado.
 
Upvote 0
Back
Top