Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação ou apenas evaporação?

Infected

Cogumelo maduro
Membro Ativo
26/07/2006
305
73
Fiz a incoculação desses copos na quarta feira, deixei os copos dentro desses potes de sorvete, para mantê-los isolados e guardei dentro de uma caixa escura. Porém, hoje, quando fui olhar, eles estavam com essa aparência estranha, eu também senti um cheiro estranho, mas não sei explicar, não parece azero nem mofo, talvez seja apenas o cheiro do alcool que eu tinha usado para limpar os potes antes de fechá-los, mas, de qualquer forma, eu gostaria de saber a opinião de vocês.

indisp.png

Obrigado :)
 
contaminaçao possivelmente por bacterias, reveja seus procedimentos de limpeza, e a limpeza do local onde os bolos estão armazenados.
Cheiro de azedo indica acidez. que pode ser causada pela fermentaçao do substrato.
provavelmente você esqueceu de usar um corretor de ph, ou errou na quantidade de agua.agua demais azeda a mistura.
 
Upvote 0
Vc tá falando dessas manchas no papel aluminio do lado de fora?
Relaxa...isso é mancha do alcool!
De qualquer maneira, se estiver rolando algo do lado de fora dos copos, é só limpar. Se estiver bem lacrado isso nao afeta o que está no interior !

abs
 
Upvote 0
O substrato é arroz integral e vermiculita, fiz seguindo o guia básico de cultivo de Psilocybe Cubensis, não acho que seja acidez, nem água demais, na verdade o substrato parece até seco demais. Bem, estou desconfiado que seja apenas vapor e mancha do álcool ou alguma reação da cola do durex com o álcool, ou uma combinação disso. E talvez o cheio seja apenas álcool mesmo, pois os copos estão bem lacrados e o cheiro ruim não sairia assim tão facilmente, eu acho.. Vou deixar os potes guardados, sexta feira, quando eu voltar para casa eu vejo como eles estarão e posto aqui, caso seja necessário.

Eu devo ter me preocupado a toa, sabe como é, né? Primeiro cultivo... :)

Valeu pessoa, até mais.
 
Upvote 0
Kara... não parace nada ruim não..... até pq tá difícil identificar algo....

Se vc colocar fotos da vista lateral dos bolos, com certeza nossos colegas mais experientes poder auxiliar melhor...mas tem q ser uma foto de perto, da lateral do copo, sem tremedeira (toma uma antes pra firmar o pulso) de maneira q dê para identificar os grãos do substrato, daí fica + fácil.

No mais, beleza pura. vlw, paciência, e sucesso no cultivo!!!!
 
Upvote 0
Isso éh oxidação do alumínio(alumínio oxida sim)! normal! agora.. nao to entendendo, por onde vc inoculou o substrato? nao to vendo nenhum furo!
outra: vc nao fez nenhum furo pra esterilizar o copo? geralmente a temperatura faz o ar dilatar dentro do copo, fazendo o alumínio rasgar! explica pra gente qual foi o teu processo de inoculaçao!
abraço
 
Upvote 0
Não fiz furos no alumínio antes de esterelizar na panela de pressão, eu amarrei o alumínio com barbante, mas não muito forte, para o ar poder sair, quando eu tirei os copos da panela eu passei o durex, fiz assim para eu não precisar ser muito ligeiro na hora de colocar o durex.
Furei alumínio com a agulha da seringa na hora de inocular, e meti o durex em cima, para tampar os furos e não deixar nenhum contaminante entrar. Os furos não aparecem pois o durex ficou com aquela cor estranha, mas é resultado da reação do álcool com a cola.
Olhando o substrato também não encontrei nada de mais, parece simplesmente idêntico ao dia em que eu o inoculei, acho que deve demorar uns dias ainda antes que algo seja visível.
Acho que deve estar tudo certo, tenho que deixar de ser afobado :)
 
Upvote 0
isso sem afobaçoes, sem pressa! num cultivo tudo se resume em calma! se algo der errado q se dane, procure o erro e faça tudo denovo sem exaltaçoes!

Nao consegui reparar nos furos! hueheuhe
 
Upvote 0
Seguinte: eu olhei direito as fotos e eu reparei que os furos estão mais ao meio do copo, isso nao vai fazer com que os esporos não germinem, mas seria legal se vc fizesse como nas fotos 1 e 2, pois, assim que os esporos germinarem vc ja vai conseguir ver o micélio, do contrario vc vai ter que esperar ele sair do meio do bolo para para verificar se está tudo ok! fazendo 4 furos vai acelerar um pouco o processo de colonização igual na foto 3!!
fonte das fotos www.shroomery.org

abraços
inoculacao1.jpginoculacao2.jpginoculado.jpg
 
Upvote 0
Bem, eu imaginei o micélio se expandindo em formato de esfera, então eu coloquei a seringa um pouco acima dos pontos onde ficaria o centro das esferas "perfeitas", fiz isso pensando em acelerar a colonização total.
Na verdade tive essa idéia de girico na hora da inoculação, mas só depois é que eu fui lembrar que a natureza não é muito exata assim, depois acabei ficando chateado, eu queria ver micélio, acho que hoje eu já poderia ver algum sinal, mas ele deve estar todo dentro do substrato...
 
Upvote 0
procedimentos existem para serem seguidos, nao adianta experimentar logo no primeiro cultivo. primeiro siga o passo a passo pra depois de obter seus proprios carimbos experimentar a vontade.:neg:
 
Upvote 0
Eu não teria feito se não tivesse certeza absoluta que o resultado final fosse o mesmo.
Não faz sentido repreender quando nada de errado é feito, aliás, nem quando algo errado é feito, sua atitude não acrescenta em nada a esse tópico.
Claro que eu ainda tenho uma quantidade bem grande de esporos bem convervados, o suficiente para várias outras tentativas, caso algo dê errado.
 
Upvote 0
Infected disse:
Bem, eu imaginei o micélio se expandindo em formato de esfera, então eu coloquei a seringa um pouco acima dos pontos onde ficaria o centro das esferas "perfeitas", fiz isso pensando em acelerar a colonização total.
Na verdade tive essa idéia de girico na hora da inoculação, mas só depois é que eu fui lembrar que a natureza não é muito exata assim, depois acabei ficando chateado, eu queria ver micélio, acho que hoje eu já poderia ver algum sinal, mas ele deve estar todo dentro do substrato...
bom vamos lah ,me expressei mal, me desculpe.
O procedimento indicado pelo Tiodena é o mais indicado, por isso disse sobre adaptaçoes.até você mesmo teve essa impressao sobre o metodo de inoculaçao certo?
...(idéia de girico)...
espero mesmo que dê muito certo as coisas aê. o maior fracasso para um micologo é uma raça morrer em suas maos, e eu já perdi 2 prints o que me deixou " intolerável" para esses pequenos escorregos. desculpe mesmo nao queria te ofender de maneira alguma. nao estamos aqui pra fazer amigos e sim discutir micologia :)
 
Upvote 0
Desculpe se fui rude, mas eu odeio ser repreendido, pois, além de causar uma impressão ruim, faz com que o efeito do conselho seja bem mais baixo, pois toda a atenção acaba sendo dirigida a repreensão em si, entende?

Sobre perder prints, eu raspei apenas 1/3 do meu e mesmo assim, antes de abrir, verifiquei a possibilidade de conseguir mais prints caso algo dê errado.

Ah! eu nem de longe sou um micólogo, sou apenas um cara interessado em viajar para uns cantos desconhecidos da minha mente.
 
Upvote 0
Issoae gente.. de boa... por mais grosseiro que pareça um comentario, sempre procuro acreditar que nao teve intençoes pejorativas pq hostilidade nao é uma coisa que combina com a galera mágica!
 
Upvote 0
Back
Top