Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação - Duende Verde

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Novo cultivo iniciado, ainda não postei diário, pois estou no começo da colonização. Ocorre que os quatro bolos apareceram com essa coisa verde nos pontos de inoculação certinhos:
20150702_015344.jpg

A inoculação foi realizada com seringa comprada em uma eshop.

Isso é normal? Devo esperar mais? O que deve ser?
 
Sim, é contaminação. Eu seria bastante cuidadoso na hora de descartar isso se quiser continuar produzindo carimbos limpos. Uma dica seria pasteurizar esse copo durante 20 minutos na panela de pressão.
 
Upvote 0
Isso é normal? Devo esperar mais? O que deve ser?

Não, é contaminação. Descarte-os o mais rápido possível. Recomendo também não abrir os potes dentro da sua casa, o contaminante já está esporulando.

Ocorre que os quatro bolos apareceram com essa coisa verde nos pontos de inoculação certinhos:

O vendedor deve ter se confundido com a seringa de duende verde. Use essa seringa para inocular a terra da suas plantas; é onde o Trichoderma é benéfico. :D
 
Upvote 0
O vendedor deve ter se confundido com a seringa de duende verde. Use essa seringa para inocular a terra da suas plantas; é onde o Trichoderma é benéfico. :D

Entao, uma vez q contaminou exatamente nos pontos de inoculaçao dos 4 bolos, posso assumir que eu comprei uma seringa contaminada neh... e eu com medo de q o carimbo q eu fizesse em ksa contaminasse, acabou q a seringa q fiz em ksa saiu melhor...
 
Upvote 0
Algumas gotas em um meio de cultura podem salvar o projeto com essa seringa.
Seringas contaminadas são um :poop:
 
Upvote 0
Upvote 0
Então, com luvas, abri os 4 copos dentro de um saco de lixo grosso, onde despejei tudo, e depois coloquei tudo dentro de outro saco de lixo grosso. Fiz isso no quintal.

Desinfetei os copos colocando-os na água com água sanitária diluída mas bem concentrada, por 6 horas. Depois levei pra panela e coloquei pra ferver.

Creio que assim tenha conseguido limpar os copos, e também não tenha espalhado os esporos do duende pela casa.

Meu próximo passo com essa seringa contaminada será jogar lá na minha "área outdoor", leia-se: nos amontoados de folhas e galhos apodrecendo no quintal :LOL:. Vai que tem um esporo milagroso lá.

Algumas gotas em um meio de cultura podem salvar o projeto com essa seringa.
Seringas contaminadas são um :poop:
Como assim? (Me citando :roflmao:) Já entendi! :)

P.S.: editei o título do tópico, já que já foi descoberta a contaminação.
 
Última edição:
Upvote 0
Back
Top