Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação amarelada

etnis

Cogumelo maduro
Cadastrado
08/02/2006
14
68
41
Ola pessual, é o meu 1° cultivo a strean e Brazilia, o substrato usado foi Milho + arroz em um copo e só milhos no outro, o milho com arroz começou a ficar amarelado com uns 5 dias + 3 dias depois apareceu as espuminhas bem timidamente ao meio como esta nas fotos, no copo só com milho apartir do 5 dia apareceu o micelio e esta fot que postei ja tem 12 dias desde a inoculação. E fiz um 3 copo tb com milho e arroz mas esse parece estar perfeito
Alguem sabe dizer o que aconteceu?
Obrigado
Mambo_031.jpgMambo_033.jpgMambo_034.jpgMambo_039.jpgMambo_040.jpgMambo_041.jpg
 
O copo que esta amarelado foi inoculado com um seringa que veio de fora comprada de um site, o outro de milho somente foi inoculado apartir de um carimbo de um lugar confiável, os copos ficaram 1:15 na panela de pressão, apos eu tirar da panela coloque dentro de uma caixa e deixei ate esfriar totalmente, demorou umas 3 horas para esfriar totalmente ai com mascara e luva, numa superfície sem circulação de ar e esterilizada, inoculei e fechei os furos e deixei dentro da caixa guardado.
vou postar a foto do 3° copo que hoje ja esta quase 100% colonizado.
Detalhe: todos foram feitos em cima da mesma superfície e da mesma forma
Obrigado
Mambo_035.jpgMambo_036.jpgMambo_037.jpgMambo_038.jpg
 
Upvote 0
Fala Etnis

O procedimento exige uma vedação completa no tampão do copo, o elástico não garante 100% essa vedação.

E, os copos devem ser lacrados logo que retirados da panela de pressão, um a um, antes da inoculação.

O simples fato de eles terem ficado esfriando fora da panela, sem o devido lacre, ocorre uma troca de ar com o ambiente, talvez levando esporos de contaminação.

Reveja os procedimentos, o resto está tudo ok.

sucesso!!!:pos:
 
Upvote 0
Eu lacrei ao tirar da panela
E quanto ao terceiro bolo que parece estar saudavel, o que acham?
 
Upvote 0
Eu lacrei ao tirar da panela
E quanto ao terceiro bolo que parece estar saudavel, o que acham?

Certo mais você lacrou só com elástico fío? Acredito que o mais seguro seria lacrar com fita isolante ou uma boa fita adesiva(não das Xingue-Lingue), eu uso o elástico apenas qdo os copos estão na PP, para evitar que os tampões de alumínio saiam dos cops.....

Realmente um dos seus bolos parece estar bem saudável, fica de olhos em cima dele......

No mais paciência e perseverança meu irmão, que você chega lá....!

Paz Luz e Sucesso.....
 
Upvote 0
Upvote 0
pelas fotos nao vejo nenhum sinal de contaminantes.
desencana e espera fechar 100%, um pouco de agua amarelada ou pontos amarelados nao devem atrapalhar o processo.
 
Upvote 0
Muito Obrigado pessual, agora ja fiz o terrario o bolo que ia melhor ja esta la, o de milho esta quase 100% colonizado e o amarelado estou pensando em descartar, vou postar em diario de cultivo..
Valeu pela força pessual:)
Um abraço
 
Upvote 0
Back
Top