Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação? Ajuda !! Iniciante com primeiros bolos nos primeiros dias

AbnerPsi

Esporo
Cadastrado
10/10/2020
10
3
26
Saudações meus amigos preciso de ajuda e uma resposta rápida pois deixei os bolos na incubadora e um deles não apresentou sinal do que aparentemente poderia ser uma contaminação e não sei se devo deixar la ou não.

  1. Inoculei meus primeiros bolos a uma semana e segui os seguintes procedimentos:
  2. Preparei o substrato com 1 quantia de arroz para duas de vermiculita e 2 de agua.
  3. Esterilizei na penela de pressão deixando por 40 minutos e depois esfriou por 12 horas dentro da pressão.
  4. Só abri a panela após estar no banheiro esterilizado e la usei uma seringa de esporos.
  5. Meus esporos não estavam em grande quantidade pois tive dificuldades de tirar o carimbo, e na hora de inocular demorei uns minutinhos a mais por causa da dificuldade de fazer com as luvas.
  6. Para tirar os carimbos usei chapeus de um bolo que nasceu em meu terrario comprado de um site da internet que ainda esta frutificando no segundo flush
  7. Levei a serio a minha esterilização com alcool desde o início do preparo do bolo até na hora de inocular.
  8. Meu banheiro não tem azulejo na parede e o teto é meio antigo de gesso e tentei compensar isto com muito lysoform e borrifador
  9. Deixei dentro da caixa termica evitando abrir e borrifando mais lyso a cada 2 dias, o quarto ao lado também foi limpo por conta do terrario
  10. Os bolos estão no terceiro dia e dois apresentam esta mancha que não sei se é psilo com falta de ar, ou Penicillium ou outro contaminante
Me ajudem !! Please !!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-10-15 at 6.51.55 PM (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-10-15 at 6.51.55 PM (1).jpeg
    69.7 KB · Visualizações: 24
  • WhatsApp Image 2020-10-15 at 6.51.55 PM (2).jpeg
    WhatsApp Image 2020-10-15 at 6.51.55 PM (2).jpeg
    67.8 KB · Visualizações: 23
  • WhatsApp Image 2020-10-15 at 6.51.55 PM.jpeg
    WhatsApp Image 2020-10-15 at 6.51.55 PM.jpeg
    58.5 KB · Visualizações: 22
  • WhatsApp Image 2020-10-15 at 6.51.56 PM.jpeg
    WhatsApp Image 2020-10-15 at 6.51.56 PM.jpeg
    57.3 KB · Visualizações: 21
  • WhatsApp Image 2020-10-15 at 6.51.57 PM.jpeg
    WhatsApp Image 2020-10-15 at 6.51.57 PM.jpeg
    72.1 KB · Visualizações: 19
Última edição:
Sim tá contaminado... parece ser trichoderma... o mais comum nos cultivos, o duende verde
Vc nao precisa passar lysoform na sua incubadora e cuidado para nao inalar também... é bem tóxico.
Se seus copos estao com micropore nos furos nao tem como contaminar na incubadora. Pode ficar tranquilo... por aqui nem lavar a mao eu lavo para manipular os potes. E nunca limpei/sanitizei minha incubadora desde que fiz ela
Outro erro que vi agora, a proporção de seu substrato não é a proporção 2:1:1 do pf tek
 
Última edição:
Upvote 0
Caramba ! haha que tenso é mesmo complicado isso. Sim eu tomo cuidado com o lyso ele é tenso, uso alcool 70 quando não da pra usar o lyso. Mas se na incubadora a contaminação não é tão frequente assim o que será que contaminou? O que será que diz de errado? Será na inoculação? O ambiente não era apropriado? Ou será que foi por causa de uma temperatura que variou muito ou algo parecido? Eu tive problemas com meu aquecedor ele não possui controle de tempetura, liguei algumas vezes por pouco periodo ate atingir 30 graus e desliguei mantendo a incubadora tampada, depois percebi que a temperatura nela sem aquecedor fica em 26 grau ai passei a deixar assim...
Será que meu carimbo não estava limpo? Como fazer para o carimbo ficar limpo? Sendo que eu não poderia jogar alcool nele por exemplo.
 
Upvote 0
Mas se na incubadora a contaminação não é tão frequente assim o que será que contaminou? O que será que diz de errado? Será na inoculação?
Provavelmente foi na inoculação ou na esterilização (Ficou só 40m na PP?!? Recomendo 1h30).

Ou será que foi por causa de uma temperatura que variou muito ou algo parecido?
Não.

Será que meu carimbo não estava limpo? Como fazer para o carimbo ficar limpo? Sendo que eu não poderia jogar alcool nele por exemplo.
Eu já fiz 3 seringas de um mesmo carimbo, em dias diferentes, a 1 deu certo, a 2 deu tricho e a 3 deu certo, conclusão?
O erro do 2 foi no momento da inoculação.

Caramba ! haha que tenso é mesmo complicado isso.
No inicio acho que todos pensávamos assim, mas após estudos e um pouco de prática você percebe que é fácinho...
 
Última edição:
Upvote 0
o que será que contaminou?

A seringa. Conclui-se pela eclosão de todas as contaminações nos pontos de inoculação.

Será que meu carimbo não estava limpo?

Ou isso ou o procedimento de feitura deles teve alguma falha de assepsia.

Também é possível que o carimbo só esteja contaminado em um ponto ou outro. Mas o melhor é buscar um novo carimbo.

Ah, e a o erro na proporção da água foi muito alto, o que propicia muito os contaminantes mofos eclodirem antes dos cubensis.
 
Upvote 0
Back
Top