Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Construindo um psicrômetro - alguém já fez?

brunopg

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/02/2012
112
76
34
Olá,

Como o inverno chegou de vez aqui por Sampa, tô tendo um pouco de problemas com a temperatura e umidade das estufas dos cubensis....
Vi que higrômetros bons são caros, então pensei como usam algumas ferramentas para aferir a umidade do ambiente.

Estou pensando em construir um psicrômetro com dois termometros de mercúrio, um com o bulbo seco e o outro com o bulbo molhada, só colocar uma gase úmida nele na hora da medição.
Alguém já fez isso? Sabe se funciona?
Será que se eu usar termometros de mercúrio para medição da temperatura do corpo será suficiente?
Ou é melhor usar termometros que já medem a temperatura ambiente?

Depois de descobrir duas temperaturas é só usar uma tabela e pronto, terei a umidade relativa do ar....

Dêem uma olhada: https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicrómetro
http://www.bteduc.bio.br/guias/53_Medir_a_Umidade_Relativa.pdf
http://www.sorocaba.unesp.br/Home/Extensao/Engenhocas/weedstretrealatoriofinal.pdf
 
Olá,
Vi que higrômetros bons são caros, então pensei como usam algumas ferramentas para aferir a umidade do ambiente.
Cara, eu comprei uns hirometos bem baratinhos no Ali express, por uns 2 dolares cada. Comprei 3 e chegaram em 20 dias!
Não sei se tua idéia é produzir quantidades enormes, mas não acho que seja necessário tanto trabalho, a não se que gostes de construir esse tipo de coisa.

Com um desses baratinhos do Ali express dá pra trabalhar legal.
 
A idéia é ótima! Se você sabe usar as tabelas de psicrometria, isto é.

Não use termômetros de mercúrio. Porque neles o mercúrio não desce sozinho quando a temperatura baixa (por isso são usados para medir febre). Use termômetros comuns de álcool colorido, do tipo usado para medir temperatura ambiente ou na cozinha.

O único porém é que eles tem que ser termômetros razoáveis e preferencialmente de vidro, e pode ser difícil achar termômetros pequenos o suficiente para o aparato caber no terrário.

Cara, eu comprei uns hirometos bem baratinhos no Ali express, por uns 2 dolares cada.
Se não forem higrômetros do tipo que ele quer montar (bulbo seco e bulbo úmido), como os digitais ou do tipo "reloginho", pode ter certeza que não funcionam para medir umidades acima de 80%.
 
Legal Salaam, vou ver se descolo esses termômetros com álcool, procurando alguns por aí... (darei uma sapiada pelo centro de São Paulo, se alguém souber onde conseguir bons termômetros a preços razoáveis, me dá um toque)

Então, fiz Geografia e logo no começo do curso ensinaram a gente usar um psicrômetro... e com uma tabela psicrométrica fica fácil!
Vou tentar fazer essa engenhoca aí, não queria gastar muita grana para medir a umidade e temperatura!

Tentarei fazê-lo um pouco móvel, para poder usar nos meus 2 terrários....



________

Como a dica era o AliExpress, tava dando uma olhada no site e vejam o que eu achei:

http://pt.aliexpress.com/store/prod...Id=1982081&spm=2114.10010308.1000023.3.JA8MhI

Um termohigrômetro mais trabalhadinho....
Será que um desses vale a pena?

_____

Acabei de voltar do mercado e achei uns termômetros de uma marca daquele jeito, chama-se Western, talvez tenham alguma precisão, como saber?

Mas pelo preço deles, 12 reais cada um, acho que vou desistir dos Chinas da internet e tentar fazer esse psicrômetro mesmo, com os China que fizeram os termômetros, já que ele me dará mais precisão.
Mas me surgiu uma dúvida, será que por o termômetro estar em uma base de madeira seria uma fonte de contaminantes para o terrário?
Depois de feito, posto alguns resultados poraqui...

Abraços!
 
Última edição:
Back
Top