Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Conhecem Krishnamurti?

Azrael

Cogumelo maduro
Membro Ativo
31/05/2008
214
62
Não...Não tem "nada a vê" com Hare Krishna...


Fiz referência num post que abri então achei interessante mencionar...

para conhecer mais:

http://www.cuidardoser.com.br/coletanea-krishnamurti.htm

Algumas pérolas do velho "mestre":

"O essencial é que vos tornei s livres e fortes e não o podereis fazer se tendes mediadores acima de vós. Não podeis ser livres e fortes se me tomardes para Mestre. Não é isso o que eu quero e sim tornar-vos fortes e livres não pelo êxtase, mas por uam reflexão atenta e deliberada, após uma longa pesquisa. Só esta certeza interior poderá destruir em vós todas as deformações do irreal"

"Eu nego que a verdade possa achar-se através dos outros, por muito maravilhosas que sejam tais pessoas e as suas organizações. A totalidade absoluta não pode ser realizada senão pelo vosso esforço pessoal".


Ler Krishnamurti é ,no mínimo, uma ótima Ginástica Mental!

Abç!
 
Filósofo muito interessante e original, é uma referência importante...

Tem um pensamento muito realista ou melhor, lúcido. Na sua lucidez pura, chega quase a ser um extraterrestre, examinando os pequenos humanos...

É anti-religião e anti-sistema (qualquer sistema) e prega a descoberta pessoal, a via mística (e não mistificante).

Já tinha lido e achei muito bom esse link, que vc passou. Thanks!

"Só quando a mente se acha em silêncio completo, não só na superfície, mas no fundo, de ponta a ponta, tanto nos níveis su*perficiais como nos níveis mais profundos da consciência — só então pode o desconhecido manifestar-se na existência. O desconhecido não é passível de ser experimentado pela mente; só o silêncio pode ser experimentado; nada mais senão o silêncio. Se a mente experimenta algo que não seja silêncio, está apenas projetando seus próprios desejos e portanto não está em silêncio; enquanto a mente não está silenciosa, enquanto o pensamento, sob qualquer forma, consciente ou inconsciente, se acha em movimento, não pode haver silêncio. Silêncio é liberdade, é estar livre do passado, do saber, da memória, tanto consciente como inconsci*ente. Quando a mente está silenciosa de todo, quando não está em uso, quando há o silêncio que não é produto de esforço, só então se manifesta o atemporal, o eterno. Esse estado não é um es*tado de lembrança; não há nele entidade que se recorda, que ex*perimenta.

Por consequência, Deus ou a verdade — ou como quiserdes chamá-lo — é algo que se manifesta de momento a momento, e isso só pode acontecer num estado de liberdade e espontaneidade, e não quando a mente foi disciplinada, de acordo com uma pa*drão. Deus não é produto da mente, não é resultado de autoprojeção; só pode surgir quando há virtude, que é liberdade. Virtude é enfrentar o fato, o que é. E enfrentar o fato é um estado de bem-aventurança. Só quando a mente está repleta de felicidade, tranquila, imóvel, sem nenhuma projeção de pensamento, cons*ciente ou inconsciente — só então se manifesta o Eterno.

Krishnamurti – A Primeira e Última Liberdade "
 
Nossa, li só dois dos textos mas já sou fã do cara !!!! :eek: Valeu pela dica Azrael :pos:
 
Felizmente na minha vida eu pude entrar em contato com os ensinamentos dessa pessoa maravilhosa que foi Krishnamurti, sofremos tantas influências e a maioria de nós não tem referências de pessoas sábias e iluminadas que possam mexer com nosso condicionamento mental e abalar um pouco nossas estruturas, pessoas como Krishnamurti, o Buda e etc, todos nós influenciamos e somos influenciados a todos os instantes, então que nós possamos nos libertar para também servir como exemplo para outros seres humanos e quem sabe tornarmos esse Paraíso que é o planeta Terra, de fato um paraíso para todos nós.

:)
 
Back
Top