Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Condensação nos cakes!

Putumayo

Cogumelo maduro
Cadastrado
05/12/2005
16
67
37
Opa!

Sempre no inverno acontece a mesma mer... a grande diferença de temperatura entre o ambiente da estufa e a água da estufa fazem com que condense água em demasia, a tampa fica um inferno, não uso vidro inclinado... Mas o que me preocupa são as gotículas q formam no cakes, elas se unem e viram gotas consideráveis, isso prejudica muito o bolo? tem como evitar? (estou mantendo a temp da estufa em 26°C)

valeu!
 
olá Putumayo, é da ESTUFA msm que você tá falando ou do terrário? (fiquei em dúvida por ter falado de usar vidro inclinado)
bem, se for terrário, a melhor solução msm é deixar o vidro inclinado
se for de estufa, deve-se levar em conta que a umidade da estufa não deve ser alta como a do terrário, explique-nos detalhadamente como é a sua estufa, que nós tentamos te ajudar!

good vibes
paz e luz :luz:
 
e ae sonnekonig!
é uma estufa eu diria... vou descreve-la:
um tappware(n sei como se escreve) de 50x35x30cm.
com uma camada de água, um termostato digital q mantém a temp em 28°C
uma garrafinha cheia de água com uma pedra porosa borburando
tudo isso bem tampado.

no verão é uma beleza, quase n condensa... mas agora ta condensando... mas vi agora pouco, ta cheio de pins nascendo na base dos bolos :D

valeu!
 
Putumayo, isso daria um ótimo terrário! hehe só jogar um pouco de argila expandida fica quase perfeito! :)

na estufa, não se deve ter alta umidade como se tem em um terrário, para esquentar, recomendamos que use o termostato digital dentro de uma garrafa fechada dentro do tupperware. A pedra porosa é só desligar da tomada, aí você já tem uma boa estufa! Mas antes você vai precisar testar (muitas vezes a temperatura que vai estar não serão os 28ºC marcados)... coloca o termostato com o aquecedor dentro de uma garrafa PET, liga e poe um termometro fora, onde ficaria o bolo... a partir disso você vê exatamente qual deve ser a temperatura do termostato! ;)
espero que tenha entendido... qualquer coisa GRITA! :D

paz e luz :luz:
 
Valeu sonnekonig!
Entendi sim teu esquema! acho q essa camada de água com uma superficie muuuito grande realmente está fazendo com q evapore água demais :pos:
Essa produção eu vo deixar como´está porque vai ser meio foda mudar assim ehehheeheh mas na próxima eu vou tentar do teu método!

Valeu cara!
 
Eaee pessoal,
uma perguntinha básica... e se eu colocar os bolos dentro de uma caixa de isopor sem nada, será que eles se desenvolvem mesmo assim? ou precisa mesmo do termostato nessa fase?

vlw aew :pos:
 
não é necessariamente obrigatório, Soninh0, até porque a função dele é simplesmente manter a temperatura!
é muito indicado que se mantenha entre os 26 e 28 graus... mas se não tiver jeito de comprar, faz sem mesmo... com MUITO AMOR, que eles são guerreiros, e vão colonizar, mesmo que demore mais! eles sabem retribuir o q vc sente por eles! ;)
saber escolher uma strain forte tb é uma boa, me parece (pelo q eu tenho lido aqui, talvez tenha confundido, mas axo q é) que PESA é mto guerreira!
 
Back
Top